Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / Aluna da FaTeo participa de encontro sobre superação do racismo

Aluna da FaTeo participa de encontro sobre superação do racismo

10/09/2007 19h35 - última modificação 19/09/2007 18h08

Ocorreu nos dias 31 de agosto e 1º de setembro o encontro de estudos sobre a cartilha Justiça Transformadora: Ser igreja e superar o racismo na Escola Superior de Teologia  (EST), em São Leopoldo (RS). O documento foi preparado pelo Conselho Mundial de Igrejas (CMI). A FATEO esteve representada neste evento pela aluna Lídia Maria, acadêmica do 2º ano, matutino.

Dois temas permearam as discussões iniciais: o diálogo inter-religioso, abordado pelo prof. Rudolf Von Sinner e a atual situação do CMI após a 9ª Assembléia (ocorrida em Porto Alegre em fevereiro de 2006), apresentado por  Marcelo Schneider, um dos moderadores do CMI no Brasil.

Participaram do evento representantes de diferentes confissões, acadêmicos africanos que realizam intercâmbio no IPA (Instituto Porto Alegre, de confissão Metodista) e indígenas da região.

Durante as discussões em grupo, além da discriminação racial, foram abordadas  outras formas de discriminação e preconceito: contra indígenas, crianças, ciganos/as e outros grupos,  que não sendo necessariamente cristãos, precisam viver com dignidade e justiça.

O evento contou com o apoio e participação do COMIM (Conselho de Missão entre Indígenas), do grupo Assessor de Etnia/IECLB (Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil), a FLTD (Fundação Luterana de Diacônia), o CEBI (Centro de Estudos Bíblicos), o CENACORA (Centro Ecumênico nacional de Combate ao Racismo), CEBI e Wartburg College (EUA).

As discussões e encaminhamentos que nasceram deste encontro serão compilados e envidas para o CMI como contribuição e sugestões de novos trabalhos sobre o tema. Existe a possibilidade de que a cartilha Justiça Transformadora e as propostas sugeridas em São Leopoldo se transformem em um referencial de trabalho para outros paises da América Latina e Caribe.

Foto: Lidia Maria (arquivo pessoal)

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: