Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / A menina que queria falar com as mãos

A menina que queria falar com as mãos

29/09/2011 13h05 - última modificação 29/09/2011 13h06

 

Pahola

 

Esta é a Pahola Rodrigues do Nascimento. Ela está na 4ª série do Ensino Fundamental e tem 10 anos de idade. Pahola conquistou a admiração de professores e funcionários da FaTeo e não apenas por ser uma das lindas filhas de um dos alunos da faculdade, o Francisheimer Nascimento da Silva, mas, também, por sua determinação e sensibilidade. A pequena Pahola foi a única criança participante da Oficina de Libras oferecida pela Assessoria de Inclusão da Universidade Metodista, durante as férias de julho.

O programa de capacitação em Libras, idioma utilizado para a comunicação de deficientes auditivos, era para ser oferecido apenas a professores e funcionários.  Mas quando Pahola soube do curso, não teve dúvidas: pediu ao pai que a inscrevesse. “Um dia na minha escola foi apresentada a música Aquarela em Libras e eu me interessei muito em aprender. Eu tenho um primo que é deficiente auditivo”, ela conta. Francishaimer deixou a responsabilidade ao encargo da filha: sugeriu que ela falasse com a professora Margarida Ribeiro, coordenadora do Programa de Extensão da FaTeo. 

A professora conta que, certo dia, chegou à Faculdade e encontrou a Pahola aguardando-a, muito compenetrada, a fim de solicitar uma hora em sua agenda.  Margarida ouviu Pahola e, disposta a ajudar, entrou em contato com o professor Osmar Roberto Pereira, coordenador da oficina. E o professor, muito gentilmente, abriu uma exceção nos critérios do curso e aceitou a menina no programa de uma semana. Pahola não fez feio: aprendeu as bases do alfabeto em Libras e está disposta a prosseguir na formação. Quer  dominar totalmente esse idioma construído em gestos e, assim, poder se comunicar com seu primo e muitos outros falantes de Libras. E  alguém duvida que ela conseguirá?

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: