Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / 28 de janeiro: Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo

28 de janeiro: Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo

15/02/2011 11h57

Esta sexta feira, dia 28 de janeiro, será marcada pelo Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo. A data é uma homenagem aos quatro funcionários do Ministério do Trabalho, assassinados no dia 28 de janeiro de 2004, quando apuravam denúncia de trabalho escravo na zona rural de Unaí, Minas Gerais. No Brasil este atentado contra a dignidade humana ainda vitima milhares de pessoas.

Nos últimos quinze anos foram libertadas mais de 38 mil pessoas em diferentes regiões do Brasil. Estima-se que mais de 25 mil pessoas entram no ciclo do trabalho escravo a cada ano. Três fatores contribuem diretamente para que esta triste realidade ainda perdure: ganância, miséria, impunidade.

Persistem alguns desafios para a Igreja e a sociedade voltados na perspectiva de enfrentamento e superação desta realidade. Destacam-se a fiscalização eficiente, a mobilização social contra esta prática, a reforma agrária, superação da miséria e o fim da impunidade.

O dia 28 também assinala o início da Semana de Combate ao Trabalho Escravo. Em diferentes localidades acontecerão eventos voltados ao debate sobre esta realidade. Uma das demandas que os grupos julgam necessária é a aprovação PEC 438 que prevê o confisco e a destinação das propriedades flagradas com mão de obra escrava para a Reforma Agrária.

 

Fonte: Revista Missões

Comunicar erros


Receba informações de oferecimento sobre esse curso: