Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / 25 de Novembro: Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher

25 de Novembro: Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher

23/11/2012 11h50 - última modificação 23/11/2012 13h16

 

Um dia para lembrar, protestar e mobilizar toda a sociedade contra a violência à mulher

As estatísticas assustam: todos os dias 12 mulheres são assassinadas no Brasil por motivos de violência doméstica e sexual. A maioria dessas mulheres é agredida dentro de casa, por seus maridos, namorados ou pessoas com quem tiveram algum relacionamento afetivo.

É preciso dar um basta a esses crimes, por meio da mobilização de toda a sociedade. A Faculdade de Teologia está participando dessa campanha. Nessa quinta, dia 21 de novembro, o Centro Otília Chaves promoveu a palestra "Violência contra a Mulher: ações e políticas de enfrentamento". Foram convidadas como palestrantes Dulce Xavier, Gerente de Políticas para Mulheres e Questões de Gênero da PMSBC e Maria de Lourdes Gurian Ernesto, psicóloga que atua no Centro de Referência e Apoio à Mulher de São Bernardo do Campo.

Participantes do diálogo promovido pela FaTeo: mulheres e homens mobilizadas/os pela paz.

O Centro de Referência e Apoio à Mulher dá acolhimento, atendimento social e psicológico, orientação jurídica e encaminhamentos de proteção para as mulheres em situação de violência no município de São Bernardo do Campo.   As ações violentas não são apenas de ordem física. Também há violência psicológica, sexual, moral ou mesmo patrimonial (qualquer conduta que provoque subtração ou destruição de bens, objetos, instrumentos de trabalho, documentos etc).

Quem sofre de violência ou conhece alguma pessoa nessa situação pode buscar entrar em contato com o Centro de Referência no seguinte endereço:

Rua Dr. Fláquer, 208, 2º andar - centro

São Bernardo do Campo - Fone (11) 4125-9485

Atendimento de 2ª a 6ª , das 8h às 17h

 

Orientação por telefone (números válidos para todo o país):

 

Central de Atendimento à Mulher: 180 - A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 – funciona 24 horas por dia, de segunda à domingo, inclusive feriados. A ligação é gratuita e o atendimento é de âmbito nacional.

Disque Direitos Humanos : 100 - A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) fez mudanças no Disque 100 que atendia denúncias de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. O serviço foi ampliado, passou a acolher denúncias que envolvam violações de direitos de toda a população, especialmente os Grupos Sociais Vulneráveis, como crianças e adolescentes, pessoas em situação de rua, idosos, pessoas com deficiência e população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais).
O serviço funciona 24 horas, todos os dias da semana, incluindo domingos e feriados. A ligação é gratuita e pode ser feita a partir de telefones fixos ou celulares em todo o território nacional.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: