Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Notícias / “Aprender para cuidar” é o tema do Seminário sobre Dependência Química

“Aprender para cuidar” é o tema do Seminário sobre Dependência Química

25/06/2013 11h30 - última modificação 25/06/2013 11h31

“Aprender para cuidar” é o tema do
Seminário sobre Dependência Química
Em sua sexta edição, evento acontece no dia 29 de junho, no Centro de Eventos – Museu da Bíblia, em Barueri (SP). O tema deste ano é um alerta para dependentes e suas famílias.

No dia 29 de junho, acontece a sexta edição do Seminário sobre Dependência Química, realizado pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) em conjunto com a Comter (Comunidades Terapêuticas em Rede), com o apoio do Comad (Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas). Realizado tradicionalmente no Centro de Eventos de Barueri – MuBi, o evento terá, este ano, como tema “Aprender para Cuidar”, visando mostrar ao dependente e seus familiares a importância de se compreender a dependência química.
“É importante que todos os envolvidos recebam informações sobre a doença e saibam como participar do processo de recuperação, pois ela se dá em conjunto. Neste aspecto, é fundamental que a Bíblia esteja no contexto da recuperação, porque ela oferece instrumentos para resgatar o ser humano e leva uma mensagem de esperança tanto às famílias, quanto ao dependente em luta para se recuperar”, observa o secretário de Comunicação e Ação Social da SBB, Erní Seibert, responsável pela palestra “A mensagem bíblica no processo de tratamento e manutenção da recuperação”.
O programa inclui ainda a palestra “A participação do álcool no processo da dependência química”, a cargo de Natália Gomes Ragghianti, psicóloga com especialização em Dependência Química. Estão previstas também apresentações das Comunidades Terapêuticas em Rede (COMTER), do Coral Shekiná e depoimentos.

Confira a programação completa:
    8h00 – Café da manhã e credenciamento
    8h30 – Abertura
    9h20 – Palestra “A mensagem bíblica no processo de tratamento e manutenção da recuperação”, por Erní Seibert, secretário de Comunicação e Ação Social da SBB
    10h20 – Apresentação do Coral Shekiná
    10h35 – Apresentação das Comunidades Terapêuticas em Rede (COMTER)
    11h20 – Depoimento
    12h00 – Palestra: “A participação do Álcool no processo da dependência química”, Natália Gomes Ragghianti, psicóloga com especialização em Dependência Química
    13h00 – Encerramento


6º Seminário sobre Dependência Química – “Aprender para cuidar”
Data: 29 de junho de 2013 (sábado)
Horário: das 8h00 às 13h00
Local: Centro de Eventos de Barueri – MuBi
Avenida Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672 – Vila Porto
Barueri – SP
Vagas limitadas
Inscrições: no site www.sbb.org.br/seminario_dep_quimica, ou pelos telefones 0800 727 8888, (11) 3474-5733 ou (11) 3474-5842.

O Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas – Comad é um órgão vinculado à Secretaria de Saúde de Barueri, que coordena as ações de prevenção ao uso indevido de álcool e outras drogas no município. Reporta-se aos Conselhos Estadual e Nacional Antidrogas, diretamente ligados ao Gabinete de Segurança Institucional do Governo Federal. O COMAD coordena, desenvolve e estimula atividades de prevenção, tratamento e reinserção social procurando integrar todos os segmentos sociais, assegurando a maior participação possível dos movimentos comunitários.

As Comunidades Terapêuticas em Rede (COMTER) foram criadas pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), em parceria com comunidades terapêuticas que têm na Palavra de Deus a direção de seus trabalhos. Tem como objetivo ser referência multidisciplinar de reflexão, formação de ideias, discussões de cooperação e desenvolvimento das comunidades terapêuticas. Além disso, busca contribuir na qualidade do desenvolvimento das atividades de comunidades terapêuticas e organizações sociais que trabalham no processo de prevenção e tratamento da dependência química, bem como promover informações, troca de experiência e facilitar o estudo da Bíblia entre o público envolvido nessa questão.

A SBB e o programa A Bíblia na Recuperação da Dependência Química: Fundada em 1948, no Rio de Janeiro, a Sociedade Bíblica do Brasil tem como missão "promover a difusão da Bíblia e sua mensagem como instrumento de transformação e desenvolvimento integral do ser humano”. É uma entidade sem fins lucrativos, de natureza religiosa, social e cultural. Sua finalidade é traduzir, produzir e distribuir a Bíblia, um bem de valor inestimável, que deve ser disponibilizado a todas as pessoas. Por seu caráter social, desenvolve programas com o objetivo de promover o desenvolvimento espiritual, ético e social da população brasileira, entre eles o Fortalecer.
O programa A Bíblia na Recuperação na Dependência Química tem o objetivo de contribuir para a recuperação dos dependentes químicos e prevenir o uso de drogas. É desenvolvido em parceria com organizações especializadas no tratamento terapêutico desse público. Em parceria com essas organizações, a SBB criou a Comter (Comunidades Terapêuticas em Rede), a fim de estimular a troca de experiências e a utilização da Bíblia no processo de recuperação.
Por meio deste programa, a SBB promove, desde 2008, os seminários, cujo grande diferencial é divulgar o papel da Bíblia neste processo e incentivar a participação de dependentes químicos em recuperação, sejam eles internados em comunidades terapêuticas ou em tratamento ambulatorial.

Fonte: Oficina da Palavra


Comunicar erros


Receba informações de oferecimento sobre esse curso: