Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Ex Alunos / O desafio pastoral em São Gabriel do Oeste - MS

O desafio pastoral em São Gabriel do Oeste - MS

André Jamaites, formando 2005 do Curso Teológico Pastoral por Extensão

Fui nomeado este ano para São Gabriel do Oeste – MS, local onde não havia trabalho metodista, os únicos membros era o casal Marcelo e Priscila. Um pouco da história: a cidade tem 26 anos e 21.000 habitantes; a economia é principalmente baseada no comercio de soja, bovinos, suínos e um frigorífico (Aurora); conta com um lençol de águas cristalinas, considerado o maior do estado; 37% dos casais não são casados oficialmente; 47% dos casais são separados, segundo estatísticas levantadas pela polícia da cidade; há pessoas que vivem em estado de miséria – uma população sofrida apesar de ser uma cidade rica.

A 5ª Região Eclesiástica da Igreja Metodista havia escolhido São Gabriel do Oeste para receber o 11º Projeto Missionário Uma Semana Pra Jesus, realizado todos os anos (21 a 29 de julho) Minha nomeação foi até tardia porque cheguei à cidade em 3 de abril de 2006, praticamente três meses antes do início do projeto.

No dia 28 de julho, o templo foi pré-inaugurado, fruto do projeto. Só havia a cobertura e meia parede. A partir de então não paramos de realizar nossos cultos em louvor a Deus, escola dominical, cultos no domingo e às quartas-feiras, com uma freqüência de 50 pessoas. Já temos 22 pessoas se preparando para se tornarem membros/as da Igreja Metodista. Detalhe: todos os dias de cultos, o pessoal vinha e juntos tirávamos duas carriolas de sujeira de dentro do templo.

Depois do 11º. Projeto Semana pra Jesus, a Igreja Metodista passou a ser ponto de referência para a cidade de São Gabriel, pois as atenções ficaram voltadas para ela. Aproveitando, lancei um desafio: reunimos-nos com algumas pessoas do bairro e propomos uma reunião para tratarmos de assuntos comunitários. O primeiro passo foi o encontro com crianças e alguns pais. Fizemos um levantamento do espaço físico e das necessidades do bairro e chegamos às seguintes conclusões: organizar uma horta comunitária, um campo de futebol, um campo de vôlei, uma quadra coberta, quiosques, e várias mesas para jogos, onde pretendemos reunir não somente as crianças mas também os pais. A idéia é trabalharmos com elas através da música, dança, teatro e outras brincadeiras, além de oferecermos educação cristã. Isso já está no papel, haverá mais uma reunião para a aprovação desse projeto. Enviaremos mais detalhes em outro momento.

O primeiro passo já foi dado, as fotos que o digam...

Desafio pastoral 1

Desafio pastoral 2

Comunicar erros

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: