Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Ex Alunos / Ainda sobre projetos e sonhos...

Ainda sobre projetos e sonhos...

Maria do Carmo Moreira Lima, pastora metodista na 1ª Região Eclesiástica (RJ), ex-aluna do Curso de Especialização em Estudos Wesleyanos da FaTeo. Ela atua na Pastoral com Crianças e Adolescentes Infratores.

Preciosos e preciosas, recebam meus desejos de Paz com Justiça e Alegria!

Ainda desejando que sigam orando por dias melhores para cada adolescente em medida sócio-educativa, conto-lhes que os dias passados foram de tensão e um certo apertinho no coração...

Formamos um grupo de trabalho para caminhos concretos junto ao novo Governo do Estado e os e as adolescentes em medida socioeducativa. E no primeiro encontro recebi a proposta de "liderar" este grupo de trabalho. Sugeriram também que me colocasse à disposição para um cargo no Governo do Estado. Sinceramente? Fiquei com o coração na boca! De verdade não é este o meu objetivo! (E as pessoas, tantas vezes, não podem entender isto! Fazer o quê?)

Enfim... Muitas águas passaram pela ponte, e quero compartilhar com vocês os passos dados recentemente.

Bem, no dia 10 de novembro estive no Palácio Laranjeiras em um encontro com a Secretaria de Estado da Família e da Assistência Social Srª Silvia Barreto. Posso lhes garantir que o encontro foi muito especial! Ela é uma pessoa super-capacitada e com uma simplicidade estampada no rosto, nos gestos! É séria e comprometida, e demonstrou total envolvimento e responsabilidade com sua "Pasta", e em especial com os e as adolescentes do DEGASE. Disse-lhe que formamos um grupo de trabalho de amigos/as do DEGASE, e que efetivamente queremos ver a substituição da lógica penal à socioeducativa. Com que está absolutamente de acordo.

O bacana é que em sua infância a Srª Silvia Barreto recebeu a formação do Evangelho de Jesus de Nazaré (não esta coisa meio estranha que circula pelos Governos...), e isto me pareceu evidente por sua postura. E mais: me contou alguns episódios junto aos/às funcionários do Sistema e sua postura quanto ao atendimento ao/à adolescente. E incrível! Essas suas ações e as mudanças estruturais que está promovendo (as orientações do CONANDA) estão sendo recebidas pelo "Sistema" sem acontecer nenhuma rebelião (e eu já vi o contrário acontecer! E com "rebeliões" que se transformaram em morte de adolescente!) Sem medo de errar, creio que Deus está agindo...!

De verdade, a conversa com a Secretária foi muito bacana! E vemos a confirmação de que ela deve continuar na Secretaria para CONSOLIDAR sua ação. Estamos fechados/as neste propósito enquanto grupo de trabalho.

No mesmo dia, a tarde, estivemos Dayse, Antonio e eu com a Direitora do Centro de Ciências Sociais da UERJ Profª Drª Rosangela Zagaglia. Este também foi um encontro muitíssimo proveitoso. Imaginem, foi a Drª Rosangela, quando diretora do CEDEDICA (Defensoria da Criança e Adolescente do Estado) que me convidou a trazermos a Igreja para dentro do Sistema DEGASE em 1994. E depois deste tempo, nunca mais nos vimos! Então foi emocionante!

Ela, há muito, comprometida com a questão do adolescente em conflito com a lei, prontamente se dispôs ajudar-nos abrindo outros canais de comunicação com o novo Governo do Estado. Entendemos que é vital manter-se a Srª Silvia Barreto na Secretaria para que sejam consolidadas as mudanças iniciadas.

Devo dizer a vocês que saí muito feliz com estes dois encontros! É superespecial ver que não estamos sozinhos/as no desejo do tratamento digno para os adolescentes em medida socioeducativa. E esta nossa energia, desejo forte de mudanças, transformações, está sendo ouvida, recebida. Deus está nesta luta conosco.

Próximos passos: viajo a Brasília (Congresso das Mulheres Metodistas!), e quero poder encontrar com membros do CONANDA... vamos ver. E na outra semana, possivelmente, agendaremos com pessoas ligadas ao Senador Crivella. Enfim!

Divido com vocês um pedido/encargo(!!) de oração que recebi: precisamos ver MUDANÇAS concretas no JUDICIÁRIO (Infância e Juventude). Concordo absolutamente!!!! Mas isto é um milagre... há muitos interesses!

Obrigada por seguirem me "ouvindo"!

Pastora Kaká.

Comunicar erros

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: