Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Docentes / João Batista Ribeiro Santos

João Batista Ribeiro Santos

 

Bacharel em Teologia. Mestre em História Política, com linha de pesquisa em "História Antiga e Medieval", pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IFCH/UERJ) e mestre em Ciências da Religião, com linha de pesquisa em "Literatura e religião no mundo bíblico", pela Faculdade de Humanidades e Direito da Universidade Metodista de São Paulo (FAHUD/UMESP).


É membro "Notório Saber" da Coordenação Nacional de Educação Teológica (CONET) desde 2013, da qual fazem parte, dentre outras instituições educacionais, Universidade Metodista de São Paulo, Universidade Metodista de Piracicaba, Centro Universitário Bennett, Centro Universitário Izabela Hendrix, Centro Universitário Metodista - IPA, Instituto Metodista Granbery. É editor da Revista Caminhando. É coordenador do curso de Teologia na modalidade à distância (EAD) da FaTeo.


Realizou estudos complementares em Arqueologia e História Pública na Universidade de São Paulo (USP) e Arqueologia e Língua Hebraica na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Publicações mais importantes e recentes:
Dicionário Bíblico. 3. ed. revisada. São Paulo: Editora Didática Paulista, 2011, 560 p.
Atlas de Estudos Bíblicos: Com o Contexto Religioso. 2. ed. revisada. São Paulo: Editora Templos, 2011, 96 p.
(Em coautoria) Primórdios do Cristianismo: O Contexto Histórico do Cristianismo Primitivo. São Paulo: Editora Didática Paulista, 2011, 336 p.
A invenção da Estratégia: Hermenêutica Transdisciplinar de "História de Milagre" e o Empoderamento das Milícias de Jesus de Nazaré em Meio Ambiente Imperial Romano. Estudo de fonte. Caminhando (FATEO/UMESP), v. 19, n. 1, p. 41-59, 2014.
Pertinências entre os Anais Egípcios e a Biografia Antiga: Ensaio Historiográfico sobre Escrita e Ideologia nas Inscrições Cuneiformes e Hieroglíficas de Eventos Oficiais e Memoriais do Egito Antigo. Em Tempo de Histórias (UnB), v. 23, p. 7-21, 2013.
Os povos da Terra. Abordagem Historiográfica de Grandezas Sociais do Antigo Oriente-Próximo no Segundo Milênio A.C.: Uma Apresentação Comparativa. Caminhando (FATEO/UMESP), v. 18, n. 1, p. 123-136, 2013.
A Experiência do Mundo: Uma Visão Historiográfica sobre a Cidade de Gaza no Contexto da Materialidade do Mediterrâneo Antigo. Diálogos (UEM), v. 16, n. 3, p. 951-969, 2012.
As Fontes Epigráficas e as Antigas Narrações Judaicas da Origem Mediterrânea do Antigo Israel. NEARCO - Revista Eletrônica de Antiguidade (UERJ), v. 1, n. 2, p. 64-71, 2012.
No Princípio eram os Escravos: A Etnografia Hebraica e as Fontes Epigráficas Egípcias sobre a Origem Mediterrânea do Antigo Israel. Cadernos de História (UFOP), v. 2, p. 12-26, 2011.
Jesus de Nazaré e suas Milícias: A Oralidade da Preleção nas "Bem-aventuranças" na Historiografia Canônica de uma Comunidade Primitiva. Revista de História (UFBA), v. 2, n. 2, p. 3-21, 2010.
Elementos de Direito Político-econômico e as Estruturas de Poder no Antigo Israel. Caminhando (FATEO/UMESP), v. 14, n. 2, p. 155-170, 2009.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0618451218254540

Comunicar erros

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: