Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Cursos / Teológico Pastoral

Teológico Pastoral

O Curso Teológico Pastoral (CTP) surgiu com a finalidade de atender a uma demanda específica da Igreja Metodista: proporcionar educação teológica exclusivamente aos membros que se encontram impossibilitados de fazer o Curso de Graduação em Teologia, que exige freqüência diária durante, pelo menos, quatro anos.
 
Para atender a esta demanda, o CTP possui a mesma grade curricular e o mesmo corpo docente do Curso de Graduação em Teologia, mas é realizado a distância. Isto significa que os alunos cursam as disciplinas de forma presencial em dois módulos anuais (um por semestre), durante quinze dias intensivos na Faculdade de Teologia. O restante do tempo é realizado a distância com a realização das atividades indicadas pelos professores para cada disciplina.

O curso é coordenado pela profa. Blanches de Paula, pastora presbítera da Igreja Metodista e doutora em Ciências da Religião. O CTP, como curso livre, está destinado, neste momento, exclusivamente à formação de pessoas recomendadas pela Igreja Metodista. Condições básicas para requerer o ingresso no CTP:

  • Que o candidato revele, com base em dons pessoais e ações ministeriais que esteja exercendo, uma vocação ministerial reconhecida e atestada por uma comunidade de fé (Igreja Local Metodista) e que realize um período pré-teológico na região eclesiástica de origem. Para ingressar é necessária a documentação obrigatória: da conclusão, sem nenhuma pendência, do Curso Médio; da vinculação como membro da Igreja Metodista há pelo menos dois anos. Observação: Candidatos ao Curso Teológico Pastoral que já tenham uma nomeação pastoral há mais de dois anos estão dispensados do período pré-teológico.

 

  • Que o candidato requeira e obtenha recomendação de uma Região Eclesiástica da Igreja Metodista a fim de poder se candidatar a uma das vagas no CTP. Há prazos para que a FaTeo tenha conhecimento oficial dessa recomendação. O candidato terá que demonstrar, por meio de exposição de motivos e apresentação de documentos comprobatórios, a impossibilidade de fazer o Curso de Bacharel em Teologia presencial, matutino ou noturno.



Há um limite de vagas, divulgado anualmente por meio de Edital que a FaTeo publica no Expositor Cristão, jornal oficial da Igreja Metodista, e aqui neste site.

PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CTP

O processo seletivo para ingresso no Curso Teológico Pastoral (CTP) é anual, realizado somente ao final do segundo semestre. A Faculdade de Teologia publica o Edital do processo no mês de outubro e a prova é realizada no mês de dezembro, nos Seminários e Institutos de cada Região Eclesiástica da Igreja Metodista. São oferecidas, anualmente, 25 vagas para o curso.

Para participar da seleção é necessário que o/a candidato/a cumpra os requisitos publicados em Edital, apresente a documentação necessária para inscrição e realize a prova na data indicada em Edital.

A prova é composta por questões de Conhecimentos Gerais e Redação. Referente aos Conhecimentos Gerais, a prova contempla 40 questões de múltipla escolha, sendo: 10 de Português, 10 de História, 10 de Geografia e 10 de Atualidades. A Redação é feita a partir de tema proposto pela comissão organizadora, sempre relacionado à área pastoral.


Comunicar erros

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: