Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / Apocalipsismo é tema central da Semana de Estudos Teológicos 2019

Apocalipsismo é tema central da Semana de Estudos Teológicos 2019

O evento aconteceu entre os dias 21 e 23 de outubro e abordou novas interpretações do gênero apocalíptico.

31/10/2019 19h55 - última modificação 31/10/2019 19h53

Com o objetivo debater o potencial de releitura dos textos apocalípticos e seu papel na imaginação e nas práticas das comunidades religiosas em busca de libertação e salvação a Semana de Estudos Teológicos 2019 foi realizada entre os dias 21 e 23 de outubro, nas dependências da Faculdade de Teologia em São Bernardo do Campo.

O evento organizado pela Área de Bíblia da Faculdade de Teologia contou com conferências, minicursos, mesas redondas, grupos de estudos, lançamento de livros, feira de livros, e assinatura de convenio.

Abordando aspectos e interpretações do Apocalipsismo e entendendo à centralidade dos textos deste gênero na cultura e na história da religião, a programação proporcionou aos presentes refletirem e repensarem o papel do Apocalipsismo nas práticas das comunidades do presente. Através da crítica teológica e exegética em relação as interpretações apocalípticas que domesticam a revelação, negando seu potencial de transformação e de geração de esperança.

A Semana acolheu estudantes do curso de teologia presencial matutino e noturno e também alunos/as do curso EAD (Ensino à distância) de diferentes polos que vieram para participar da programação, além de pastores e pastoras das Regiões Eclesiásticas e Missionárias da Igreja Metodista no Brasil.

A programação que contou com docentes do curso de graduação em teologia, pós-graduação em Ciências da Religião e também dos professores pesquisadores convidados, Prof. Dr. José Adriano Filho, Prof. Dr. Marcelo Carneiro e Prof. Dr. Paulo Nogueira.

Além das conferências dois minicursos ministrados por docentes da casa também fizeram parte da programação. ‘O vocabulário relacionado com a Apocalíptica nos Profetas’ ministrado pelo Prof. Dr. Edson de Faria e ‘Apocalipse, apocalíptica e cinema’ ministrado pelo Prof. Dr. Antônio Carlos.

 

A Semana de Estudos Teológicos é um espaço de fomento à pesquisa, todos os anos promove espaço para lançamento de obras e para a realização da feira de livros. Este ano foram lançados o Anuário Litúrgico 2020, parceria da Editeo (Editora da Faculdade de Teologia) e Editora Angular (Editora da Igreja Metodista no Brasil), e o livro “Hermenêutica Bíblica de Saúde: Um guia para promoção à saúde na igreja”, autoria de Luiz Paulo de Lima Junior, ex-aluno da FaTeo. E o Prof. Dr. Edson de Faria apresentou seu próximo lançamento “Antigo Testamento Interlinear Hebraico – Português volume 4: Escritos”.

A semana foi encerrada com um marco para a Faculdade de Teologia, o ‘Convênio de Cooperação’ com a Iglesia Metodista del Perú foi assinado. Na ocasião o Bispo Samuel Aguillar (Obispo de la Iglesia Metodista del Perú) e da Revda. Rosanna Panizo responsável pelo Seminário Teológico Wesleyano do país estiveram presentes.

Confira o depoimento da Profª Drª Danielle Lucy, coordenadora da SET deste ano:

“Esse ano a coordenação foi de responsabilidade da área de Bíblia e o tema discutido foi: Novas Interpretações do Apocalipsismo. Tivemos a alegria de contar com a presença do Prof. Dr. José Adriano Filho da Faculdade Unidade de Vitória bem como a participação efetiva de praticamente todos/as os/as colegas da área de bíblia. Além das conferências no período matutino e noturno, tivemos também o oferecimento de minicursos ministrados pelos professores doutores Edson de Faria Francisco e Antônio Carlos. Como conferencistas tivemos o Prof. Dr. Paulo Nogueira, o Prof. Dr. Paulo Roberto Garcia, Profª Drª Suely Xavier, Prof. Ms. Ozeias, bem como uma mesa redonda formada pelos docentes do Primeiro Testamento (Prof. Dr. João Batista, Prof. Dr. Edson de Faria Francisco e Prof. Dr. José Ademar). No culto de encerramento a prédica foi ministrada pelo Revdo. Prof. Martin Barcala. Alunos/as do curso presencial e EAD estiveram presentes, bem como pastores e pastores de algumas denominações. Cremos que a discussão sinalizou algumas propostas hermenêuticas bastante interessantes, uma vez que o tema da apocalíptica desperta várias possibilidades e reações as mais diversas. Ficamos felizes com a realização da mesma e já estamos no aguardo da SET 2020.”

 

Comunicar erros


Receba informações de oferecimento sobre esse curso:

X