Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Fateo / A Cultura Aramita na Elaboração do Deus Yahweh é tema de Aula Magna

A Cultura Aramita na Elaboração do Deus Yahweh é tema de Aula Magna

15/02/2019 19h55 - última modificação 26/02/2019 19h04

O curso de Teologia, promove, no dia 27 de fevereiro de 2019, sua Aula Magna com o tema “A cultura aramita na elaboração do deus Yahweh”, com o professor João Batista Ribeiro Santos, doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo.  A palestra ocorrerá em dois períodos, às 9h30 e as 19h30. O evento acontece presencialmente no Auditório do Edifício Ômega e será transmitido ao vivo para os estudantes do curso a distância. A participação presencial é aberta ao público assim como a transmissão ao vivo.

A abordagem desta aula magna faz parte do quarto capítulo da tese de seu doutoramento em Ciências da Religião, na qual pesquisou “a formação traditiva da estrutura religiosa do Israel Norte e a elaboração do patronato divino, nos contextos que antecederam e fizeram parte dos conflitos políticos que deram origem ao golpe de Estado perpetrado pelo militar Jehu”.

Segundo o professor “indícios verificáveis da origem do deus Yahweh, assim como as incipiências do campo religioso do Israel Norte, estão em Aleppo, norte da Síria antiga.” Em sua tese procura apresentar meticulosamente as fontes primárias, e a elas acrescentar as numerosas fontes e pesquisas auxiliares na reconstrução do campo religioso israelita e da divindade Yahweh; o deus Yahweh, conhecido no norte do Levante e na Anatólia desde o segundo milênio a.C., passa por mutação entre os israelitas para naturalizar-se com as armas e as guerras do deus Haddu.

Conheça o palestrante: Prof. Dr. João Batista Ribeiro Santos, Docente da Escola de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mestre em História Política pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre e Doutor em Ciências da Religião pela UMESP. É docente do curso de Pós-Graduação lato sensu em Profetismo e Apocalíptica (UMESP), pesquisador do Grupo de Pesquisa Arqueologia do Antigo Oriente Próximo

(dgp.cnpq.br/espelhogrupo/4338921870858325) e membro do Conselho de Política Editorial da UMESP.

 

 

 

 A Cultura Aramita na Elaboração do Deus Yahweh

Data: 27 de fevereiro de 2019

Horário: período matutino - 9h30 e período noturno - 19h03

Local: Auditório do Edifício Ômega, Rua Planalto nº 135, Rudge Ramos, São Bernardo do Campo – São Paulo

Transmissão ao Vivo: às 19h30 pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=gdlwHbcr6to

 

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: ,

Receba informações de oferecimento sobre esse curso:

X