Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Farmácia / Sobre

Sobre

inscricoes

 

O curso de Farmácia da Metodista forma Farmacêuticos com competência científica e capacidade profissional para lidar com as necessidades prevalentes da população. O curso está comprometido com a formação de profissionais que atuem na restauração e promoção da saúde por meio de conhecimentos técnico-humanistas nas diversas áreas de atuação, dentro dos preceitos éticos.

Durante o curso, o aluno terá uma sólida formação teórico-prática em todas as áreas de atuação do profissional farmacêutico. Além disso, fará estágios e terá contato com a realidade científica e profissional por meio da participação de projetos de iniciação científica, projetos sociais, congressos científicos, visitas técnicas a indústrias farmacêuticas, de cosméticos e de alimentos, entre outras atividades.

Para a vivência na área de medicamentos (desenvolvimento de novos fármacos e cosméticos, produção de medicamentos nas mais variadas formas farmacêuticas, controle de qualidade físico-químico e microbiológico de matérias-primas e produtos acabados, garantia da qualidade, etc.), nossos alunos contam com a Farmácia-Escola, um laboratório semi-industrial, que reproduz uma indústria farmacêutica em todos os aspectos. Nesta estrutura, o aluno pode realizar estágios supervisionados relacionados à produção e controle de medicamentos e cosméticos.

Confira detalhes do curso neste vídeo abaixo:


 

O profissional

 

A busca pela qualidade dentro das empresas e a necessidade de formulação de novos e mais eficazes medicamentos faz do farmacêutico um dos principais atores no desenvolvimento da ciência.

O farmacêutico é um profissional que zela pela assistência integral à saúde das pessoas, buscando, por meio de seu trabalho, a melhoria da qualidade de vida do ser humano.

O profissional formado pela Metodista está técnica e eticamente apto para atuar em vários segmentos da saúde: atenção farmacêutica em drogarias, farmácias e hospitais, vigilância sanitária, análises clínicas e toxicológicas, controle de qualidade, manipulação, pesquisa, docência, indústria de alimentos, indústria farmacêutica, de cosméticos e correlatos etc. O curso também capacita o profissional a diagnosticar doenças por meio de exames clínicos e toxicológicos, bem como para atuar em indústrias de alimentos, uma vez que forma um profissional generalista.

 

O mercado de trabalho

 

O leque de atuação desse profissional é bem variado e inclui pesquisa, ensino, análises clínicas e toxicológicas e atendimento em hospitais, farmácias hospitalares, homeopáticas e drogarias. Organizações governamentais e instituições de pesquisa que lidam com vigilância sanitária e análise de alimentos são outras áreas de atuação.

Mas é no trabalho em grandes indústrias de cosméticos, alimentos e laboratórios farmacêuticos que este profissional ganha destaque no mercado, já que o controle de qualidade, a manipulação, formulação e dispensação de medicamentos e cosméticos, em nível industrial de última geração, são fundamentais para a permanência dessas empresas no mercado.

O advento da Biologia Molecular, com as pesquisas sobre alimentos transgênicos, e a terapia genética trazem inúmeras oportunidades para a indústria farmacêutica. Já o pleno conhecimento do genoma humano tornará possível detectar e prevenir doenças, com perspectivas para o desenvolvimento de técnicas diagnósticas para análises, bem como o planejamento de novos medicamentos. Além disso, o Farmacêutico também pode ingressar nos setores administrativos e na pesquisa científica relacionada às diversas áreas de atuação do profissional.

Com este cenário promissor, praticamente todos os ex-alunos do curso de Farmácia da Metodista já atuam no mercado e vários ocupam posições de destaque.

Comunicar erros

SÁVIO BARBOSA - COORDENADOR

Veja o minicurrículo

 


Receba informações de oferecimento deste curso

farm├бcia.jpg

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: