Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Farmácia / Notícias / Pacientes da Policlínica recebem orientações quanto ao uso de medicamentos

Pacientes da Policlínica recebem orientações quanto ao uso de medicamentos

Integrante do Projeto Saúde do Idoso, a iniciativa começou como projeto de extensão do curso de Farmácia e se transformou em pesquisa

21/07/2015 14h03

Uma vez por semana, alunas do 7º semestre do curso de Farmácia passam a tarde na Policlínica orientando idosos quanto ao uso de medicamentos. A ação integra o Projeto Saúde do Idoso, que utiliza a realidade virtual e hidroterapia a fim de melhorar aspectos físicos, cognitivos e motores de indivíduos da terceira idade.

O professor André Radl, responsável técnico do Núcleo de Fisioterapia da Policlínica, ligado a esse projeto com os idosos, enfatiza que essas orientações são importantes porque muitas vezes os medicamentos, por serem de uso contínuo, são administrados por longo período. Isso faz com que “o paciente continue tomando o remédio, mas do jeito dele e não como indicado pelo médico”.

A professora Aparecida Peres Del Comune explica que não existe uma padronização de informações, pois as interações podem ser leves ou não – quando um medicamento influencia a ação de outro. Com o consentimento dos participantes e o receituário médico, são estudados cada um dos medicamentos empregados e suas possíveis interações. A partir de então é que são traçadas as medidas adequadas para cada indivíduo.

A docente cita ainda que esta iniciativa do curso de Farmácia começou como iniciação científica, transformou-se em extensão e finalmente assumiu o viés de pesquisa. “Estamos tabulando os dados obtidos até agora com 24 pacientes para jogarmos no método estatístico Dader e vamos divulgar os resultados no Congresso Metodista, que acontece em novembro, além de colocar o projeto na Plataforma Brasil [base nacional e unificada de registros de pesquisas envolvendo seres humanos para todo o sistema CEP/Conep, do Ministério da Saúde]”.

Esta matéria foi publicada no Jornal da Metodista.
Conheça Outras.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , , ,

SÁVIO BARBOSA - COORDENADOR

Veja o minicurrículo

 


Receba informações de oferecimento deste curso

farm├бcia.jpg

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: