Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Farmácia / Notícias / Novos Rumos da Atuação Farmacêutica em debate na Semana Acadêmica de Farmácia

Novos Rumos da Atuação Farmacêutica em debate na Semana Acadêmica de Farmácia

Evento será realizado de 23 a 25 de outubro no Campus Planalto

21/09/2017 20h50 - última modificação 06/10/2017 15h44

A Universidade Metodista de São Paulo promove a XIV Semana Acadêmica de Farmácia: “Novos Rumos da Atuação Farmacêutica” de 23 a 25 de outubro de 2017, no Campus Planalto.

O evento contará com minicursos e palestras sobre cromatografia, prescrição farmacêutica, o papel do farmacêutico no setor industrial, acupuntura, shiatsu e terapias alternativas, e sobre a atuação farmacêutica nas áreas de ciências forenses, estética e em pesquisa e nanotecnologia.



Confira a programação completa:


23 de outubro


18h – Minicurso Introdução a Cromatografia
Palestrante: Douglas Rafael da Silva - Graduado em Farmácia Bioquímica pela Universidade Paulista (UNIP-SP), com pós-graduação em Gestão em Química Farmacêutica pelo ICTQ (Instituto de Ciências, Tecnologia e Qualidade Industrial). Formado em White Belt com certificação em Lean Six Sigma. Possui carreira ascendente de mais de 12 anos em Indústrias do segmento Farmacêutico (TheraSkin, Marjan Farma e EMS). Desde 2009 atua no setor de P&D&I na área de Desenvolvimento e Validação de Metodologia Analítica. 

19h - Coffee Break 

19h30 - Palavra da Pastoral, da Direção e Coordenação do curso de Farmácia e do Diretório Acadêmico

19h45 - Prescrição Farmacêutica
Palestrante: Prof. Walber Toma - Doutor em Farmacologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com Doutorado Sanduíche pelo Departamento de Farmacologia da Universidade de Sevilha. Mestre em Biologia Funcional e Molecular com área de concentração em Fisiologia pela Unicamp. Graduado em Farmácia-Habilitação Farmacêutico pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Atualmente é Coordenador Acadêmico da graduação em Farmácia da Universidade Santa Cecília (Unisanta) e da especialização Lato Sensu em Prescrição Farmacêutica e Farmácia Clínica Unisanta.  

21h30 – Atuação Farmacêutica em Ciências Forenses
Palestrante: Sarah Carobini Werner - Graduada em Farmácia pela Universidade Estadual da Paraíba, com período de intercâmbio na Universidade de Coimbra como bolsista do programa Mobility Network Europe-Southamerica. Mestrado em Toxicologia e Análises Toxicológicas pela Universidade de São Paulo (2014). Atualmente é aluna de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Toxicologia e Análises Toxicológicas da USP, com ênfase em toxicologia clínica, técnicas estatísticas multivariadas e toxicologia analítica. Atua como membro do Conselho Consultivo da Sociedade Brasileira de Toxicologia (SBTOX; Biênio 2016/2017), sendo também membro da The International Association of Forensic Toxicology (TIAFT) e da Sociedade Brasileira de Espectrometria de Massas (BRMass).

 

24 de outubro


19h30 – Atuação Farmacêutica na área Estética
Palestrante: Bruna Renata Dutra Barbosa - Possui graduação em Farmácia - Modalidade Fármacos e Medicamentos pela Universidade do Grande ABC (2001). Especialista em Cosmetologia (Latu Sensu) pela Faculdades Oswaldo Cruz. Experiência de 8 anos em Indústria Farmacêutica Theraskin, nas áreas de Controle de Qualidade e Pesquisa e Desenvolvimento. Atuou no setor de Desenvolvimento Farmacotécnico no cargo de Supervisão, no desenvolvimento de novas formulações sólidas, semi-sólidas, líquidas e cosméticas, além de otimização e validação de processos produtivos. Participação em dois processos de auto-inspeção. Docente do curso técnico em Farmácia do SENAC, com participação em projetos corporativos junto às empresas L'Oréal e Eurofarma. Atualmente é docente da graduação de Farmácia da Universidade do Grande ABC e das Faculdades Oswaldo Cruz e do Curso Técnico em Farmácia do Instituto Polígono. Também é Consultora Farmacêutica da empresa Scientia Pharmaceutical Consulting.

21h30 - O Papel do Farmacêutico no Setor Industrial
Palestrante: Sr. Douglas Rafael da Silva - 
Graduado em Farmácia Bioquímica pela Universidade Paulista (UNIP-SP), com pós-graduação em Gestão em Química Farmacêutica pelo ICTQ (Instituto de Ciências, Tecnologia e Qualidade Industrial). Formado em White Belt com Certificação em Lean Six Sigma. Possui carreira ascendente de mais de 12 anos em Indústrias do segmento Farmacêutico (TheraSkin, Marjan Farma e EMS). Desde 2009 atua no setor de P&D&I na área de Desenvolvimento e Validação de Metodologia Analítica. Experiência em desenvolvimento e validação de metodologias analíticas utilizando técnicas instrumentais e físico-químicas em geral como Cromatografia Líquida (HPLC e UPCL), Cromatografia em Camada Delgada (CCD), Absorção Atômica (AA), Espectrofotometria (UV-VIS), Dissolução, Titulação entre outras técnicas. Ministrante de palestra na FCE Pharma – Powtech Arena e Cristália Produtos Químicos e Farmacêuticos com os temas “Validação Analítica Química” e “Cromatografia em Camada Delgada”, respectivamente.


25 de outubro


18h - Minicurcurso de Acupuntura, Shiatsu e Terapias Alternativas
Palestrante: Profa. Dra. Ana Paula Danelutte - Possui graduação em Química (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1992), mestrado em Química Orgânica pela Universidade de São Paulo (1996) e doutorado em Química Orgânica pela Universidade de São Paulo (2001). Especialista em acupuntura e terapias alternativas orientais. Atualmente é docente da Universidade Metodista de São Paulo e da Universidade Bandeirante de São Paulo. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química dos Produtos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: Fitoquímica, Química Farmacêutica e plantas medicinais.

19h – Coffee Break

19h30 – Atuação do Farmacêutico Clínico e Hospitalar
Palestrante: Fernanda Eugenio da Luz - Bacharel em Farmácia pela Universidade de São Caetano do Sul e em Química pelo Centro Universitário Fundação Santo André. MBA em Administração Hospitalar e Sistema de Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC. Farmacêutica hospitalar responsável técnica na empresa Hospital Santa Helena, atualmente Supervisora de Farmácia. Título de Green Belt. Membro da Comissão de Serviços Controle Hospitalar. Amplo conhecimento em centro cirúrgico, OPME, cadeia medicamentosa, segurança do paciente, custos hospitalares, certificações ONA, Qmentum, Joint Commission International. Autora do artigo “Estudo comparativo de mortalidade por doenças cardiovasculares em São Caetano do Sul” publicado na revista Ciência & Saúde Coletiva. 

19h30 – Atuação do Farmacêutico Clínico e Hospitalar
Palestrante: Karen Selette Fonseca - Farmacêutica Hospitalar no Hospital Santa Helena S/A e pelo Hospital Aviccena. Experiência em farmácia clínica em Unidade de Terapia Intensiva com acompanhamento farmacoterapêutico, assistência e atenção farmacêutica, participação na implantação de protocolos clínicos junto com a CCIH – Centro de Controle de Infecção Hospitalar. Participação de grupo - segurança do paciente SEPSE e TEV/TEP. Certificações ONA III, Qmentum nível ouro e Joint Commission Internacional.

21h30 – Atuação Farmacêutica em Pesquisa e Nanotecnologia
Palestrante: Profa. Dra. Nádia Araci Bou-Chacra - Graduada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de São Paulo, Mestrado e Doutorado em Fármaco e Medicamentos, Área Produção e Controle Farmacêuticos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Associada no Departamento de Farmácia da FCF-USP, responsável pela disciplina de Tecnologia Farmacêutica e Professora Adjunta da Faculty of Pharmacy and Pharmaceutical Sciences, University of Alberta, Canada. Tem formação e experiência na área de Produção e Controle Farmacêuticos. Os projetos de pesquisa estão focados no desenvolvimento de sistemas nanoestruturados para a obtenção de produtos farmacêuticos e cosméticos inovadores, controle e caracterização físico-química e microbiológica de produtos farmacêuticos e desenvolvimento de métodos analíticos, além da avaliação de processos farmacêuticos. Com referência à sua atuação na iniciativa privada, exerceu cargo de chefia e supervisão do laboratório de controle de qualidade da Alcon Laboratórios do Brasil. Também na iniciativa privada foi professora responsável pela disciplina de Controle Microbiológico de Qualidade de Medicamentos e Cosméticos na Faculdade de Farmácia das Faculdades Oswaldo Cruz, São Paulo. Em 2012 foi selecionada para o programa Visiting Scientist da Farmacopeia Americana, em Rockville, Maryland, nos Estados Unidos, atuando no desenvolvimento de métodos espectroscópicos empregando instrumentos portáteis para a detecção de medicamentos falsificados. Em 2014 foi contemplada com bolsa DAAD/CAPES para estagio pós-doutoral na Free University of Berlin sob a supervisão do professor Rainer H. Müller. A professora integra o quadro de pesquisadores do NAP-NN (Núcleo de Apoio à Pesquisa em Nanotecnologia e Nanociências). O NAP NN, por meio do SisNANO-USP, é membro do sistema SisNANO do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Desenvolve projetos em parceria com empresas (FURP, Santisa e pH Cosméticos).

XIV Semana Acadêmica de Farmácia: “Novos Rumos da Atuação Farmacêutica”
Data: 23 a 25 de outubro de 2017
Horário: 18h às 23h
Local: Campus Planalto (Av. Dom Jaime de Barros Câmara, 1000, Planalto, São Bernardo do Campo, SP)

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , ,

SÁVIO BARBOSA - COORDENADOR

Veja o minicurrículo

 


Receba informações de oferecimento deste curso

farm├бcia.jpg

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: