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Cosmética tem vasto campo de atividades para o farmacêutico

03/10/2014 19h35 - última modificação 10/10/2014 17h37

Indústria que há anos mantém os negócios acelerados em quinta marcha, a cosmética se apresenta com várias portas de entrada abertas aos profissionais farmacêuticos. Além do período de brilho econômico que desconhece crise devido à demanda por bem estar físico e estético, o setor oferece um vasto campo de atuação, que vai da garantia e controle de qualidade dos produtos aos ensaios biológicos, dos assuntos regulatórios e registro de marcas até o marketing promocional e SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor, com orientações sobre segurança e eficácia das formulações).  

“O Brasil é o terceiro mercado mundial nessa área”, citou a especialista em cosmetologia e gerente de Pesquisa & Desenvolvimento da Lípson Cosméticos, Suely Martins, ao enfatizar que das 1.659 empresas atuando no mercado nacional, 1.047 estão no Sudeste e a maioria (732) em São Paulo. “O mercado é promissor e está bem próximo”, afirmou em palestra na VI Jornada Acadêmica do Curso de Farmácia da Universidade Metodista, dia 2 de outubro.

Ex-aluna da Metodista, Suely Martins falou sobre “Atuação do Farmacêutico na Indústria Cosmética” e citou dados da associação do setor, a Abihpec, para mostrar o potencial desse mercado, que cresce a taxas de 10% ao ano, contra 2,5% da indústria em geral. Além da maior presença da mulher no mercado de trabalho, do aumento da expectativa de vida que prolonga o consumo de produtos e da dinâmica de lançamentos sucessivos, um impulso novo tem vindo do público masculino: “Homens estão indo além do desodorante. Querem hidratantes, colônias e xampus personalizados”, testemunha.

Outros produtos em alta que estão demandando especialistas em cosmetologia são os anti-aging com ativos por faixa etária, itens com protetor solar e produtos multifuncionais (com finalidades diversas, como hidratantes anti-idade e que combatem oleosidade). Produtos naturais começam a ser alvo de disputa acirrada: “Há muita procura por fórmulas orgânicas, sem origem animal ou óleo mineral”, relata a especialista.

 

O desafio das escolhas

Quem não passou pela prova de fogo de estar dividido sobre qual carreira seguir?

Regiane Marton graduou-se em Odontologia, depois em Farmácia, especializou-se em assuntos regulatórios e hoje se dedica a outra especialização, só que na área administrativa, cursando Gestão de Negócios. O primeiro sonho de montar uma clínica de cirurgiã dentista, deixar as viagens de lado para casar-se, ter três filhos e conciliar agenda profissional com atividades familiares não passou mesmo de sonho. Hoje Regina é divorciada, sem filhos, percorre várias partes do mundo como alta executiva da Heraeus Kulzer e dedica-se integralmente ao mundo dos negócios.

“Temos que olhar o mundo fora da caixa em que nos colocam e onde achamos que devemos ficar. Isso é reducionismo de vida. Nunca digam não para nada. Avaliem todas as oportunidades”, aconselhou Regiane Marton durante sua exposição sobre “Depois da Faculdade – O Desafio das Escolhas”, na segunda noite da Jornada Farmacêutica de 2014.

Regiane formou-se em Odonto e Farmácia pela Metodista e fez a ponte profissional entre uma área e outra quando começou a elaborar relatórios de processos, medicamentos e saneantes. Optou por deixar a clínica dentária e pôs o foco na área farmacêutica, conciliando o último ano do curso com uma pós-graduação em assuntos regulatórios e de qualidade. Candidatou-se a um estágio na matriz da Kulzer na Alemanha quando, na metade do período de 18 meses, foi chamada de volta para substituir a chefe no Brasil. “As coisas vão acontecendo. Não tenham pressa de alcançar o topo: existe oportunidade em todos os tempos e lugares”, tranquilizou, com a ressalva: “Só não deixem as coisas pela metade. Tudo deve ter um começo, meio e fim”.

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