Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Farmácia / Módulos / Módulos - Ingressantes no segundo semestre

Módulos - Ingressantes no segundo semestre

1º Período

Biomoléculas e Metabolismo
Aborda a composição química dos seres vivos, ressaltando o estudo da água e tampões biológicos, dos principais grupos funcionais, propriedades e funções das principais biomoléculas (carboidratos, lipídios, proteínas e enzimas), fornecendo conhecimentos fundamentais sobre as reações bioquímicas que compõe o metabolismo, possibilitando a compreensão dos processos de obtenção de energia e manutenção da homeostase nos seres vivos, bem como os fenômenos de transporte nas membranas.
Carga Horária: 160

Compostos Orgânicos e Suas Propriedades 
O módulo mostra os conceitos da química orgânica necessários ao entendimento das ciências farmacêuticas. Estudam-se a estrutura, a função orgânica, a nomenclatura e as propriedades físico-químicas de moléculas orgânicas gerais, heterocíclicos e fármacos.
Carga Horária: 120

Metodologia e Bioestatística
Analisa os diversos tipos de conhecimento enfatizando o método científico em seus aspectos qualitativos e quantitativos. Enfoca a estatística, subsidiando a elaboração de trabalhos acadêmico-científicos na área da saúde.
Carga Horária: 80

Tópicos Especiais em Farmácia
Enfoca as atividades e a postura do profissional farmacêutico diante do paciente, em relação às áreas de homeopatia, primeiros socorros e terapias alternativas.
Carga Horária: 120

Produtos Naturais
Enfoca aspectos histológicos de plantas e estuda os princípios ativos vegetais abordando suas vias metabólicas, seu cultivo, extração, identificação, manipulação e conservação, bem como a avaliação e utilização para fins terapêuticos.
Carga Horária: 120

 

2º Período

Biologia Celular e Genética
Estudo celular dos tecidos, com ênfase nas principais organelas envolvidas em suas especializações; a estrutura dos ácidos nucleicos e os aspectos relacionados com a sua organização, funcionalidade e transferência da informação genética, como base para a compreensão das heranças mendelianas.
Carga Horária: 120

Fisiologia Geral
Fornece as bases gerais para que o aluno possa construir um raciocínio lógico baseado na metodologia científica; identifique fenômenos que podem ser aplicados a quaisquer circunstâncias fisiológicas, como a cibernética aplicada à fisiologia, o comportamento fisiológico da membrana celular e a neurofisiologia.
Carga Horária: 80

Fundamentos de Ciências para Farmácia
Aborda a estrutura, a composição da matéria e as ligações químicas, por meio da apresentação da tabela periódica e o estudo das propriedades periódicas dos elementos. Contempla as funções inorgânicas, introduzindo também os conceitos básicos de química orgânica. Aborda as principais técnicas relacionadas ao laboratório de química dando ênfase a segurança laboratorial. Enfoca as grandezas químicas e físicas e os conceitos da física clássica aplicados à fisiologia humana e, especialmente ao diagnóstico e tratamento das diversas patologias.
Carga Horária: 120

Módulo de Formação Cidadã II 
Aborda as questões fundamentais relativas à inclusão social e ao protagonismo dos movimentos sociais nos termos da formação cidadã e humanista. Estuda os métodos filosóficos e teorias do conhecimento, sendo a Ética um tema filosófico articulado ao pensamento crítico. A temática da Cidadania, por sua vez, contempla as questões pertinentes à práxis transformadora e a cidadania ativa a partir de diferentes campos do saber. O desenvolvimento do módulo respeita as especificidades dos cursos, vinculando as discussões à formação geral por meio de temáticas, dentre as quais estão a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, os direitos humanos, a inclusão e a Libras (Língua Brasileira de Sinais). Tais atividades ocorrem, em função de três eixos de formação cidadã definidos, e de suas respectivas áreas, conforme descritos a seguir:

Eixo Estético-somático relativo ao desenvolvimento da sensibilidade do aluno preocupa-se com a expressão pessoal (oral, corporal, escrita), com a comunicação, integração corporal e relacionamento humano.
Eixo de Conhecimento Compreensivo tem o propósito de ampliar a compreensão do aluno, ao tratá-lo como parte da cultura e de um complexo cognitivo, existencial, cultural, sócio-histórico, econômico-político e ético.
Eixo de Práticas Interativas objetiva integrar o corpo discente no fazer reflexivo, na execução de projetos teóricopráticos comuns; atenuar as dicotomias entre teoria e prática, bem como entre a universidade e a cidadania ações de extensão universitária.
Carga Horária: 120

Morfologia Neurolocomotora 
O módulo aborda e estuda a composição morfológica do sistema nervoso e do aparelho locomotor contemplando a sua constituição anatômica e histológica por meio do conhecimento dos tecidos, órgãos, estruturas, forma e localização.
Carga Horária: 80

 

3º Período

Atenção e Assistência Farmacêutica
Aborda a postura do farmacêutico diante do paciente, a atenção e a assistência farmacêuticas e o papel deste profissional na drogaria, farmácia hospitalar e outros estabelecimentos de saúde onde a presença do farmacêutico se faça necessária. Estuda os conceitos de saúde pública e aborda a contextualização histórica desta no Brasil e no mundo, o Sistema Único em Saúde e os principais programas de saúde pública desenvolvidos atualmente.
Carga Horária: 240

Fisiologia dos Sistemas
Aborda fisiologia dos sistemas do organismo para manutenção da homeostase, realizando uma integração entre os sistemas cardiovascular, hematopoietico, respiratório, renal, endócrino e digestório, diferenciando as situações fisiológicas e patofisiológicas.
Carga Horária: 120

Funções e Reações Orgânicas Aplicadas à Farmácia
Estudos das reações e suas aplicações para a síntese orgânica e síntese de fármacos, além dos métodos de purificação e análise de substâncias orgânicas.
Carga Horária: 80

Morfologia Visceral
O módulo aborda e estuda a composição morfológica do sistema cardiovascular, respiratório, renal e digestório contemplando a sua constituição anatômica e histológica por meio do conhecimento dos tecidos, órgãos, estruturas, forma e localização.
Carga Horária: 120

Propriedades Químicas e Biológicas dos Fármacos
Descreve a origem dos fármacos e sua nomenclatura. Aborda sua farmacocinética (vias de administração, absorção, distribuição, biotransformação e excreção) bem como detalha as reações químicas do metabolismo. Discute modificações moleculares que alteram o desempenho do fármaco. Enfoca o mecanismo de ação dos receptores farmacológicos e sua relação com os diferentes fármacos. Estuda a relação estrutura-atividade e a farmacodinâmica dos fármacos do sistema nervoso autônomo bem como a farmacodinâmica de várias classes de medicamentos (fármacos que atuam no sistema cardiovascular, renal, respiratório, nervoso central, digestório além de fármacos anti-inflamatórios e quimioterápicos).
Carga Horária: 160


4º Período

Bases, Diagnósticos Clínico e Laboratorial das Doenças dos Sistemas
O módulo aborda as bases fisiopatológicas das principais doenças dos diferentes sistemas do organismo, assim como, seu diagnóstico clínico e laboratorial, incluindo a citopatologia.
Carga Horária: 120

Diagnóstico e Terapêutica de Doenças Hematológicas
Estuda a relação estrutura-atividade de várias classes de medicamentos (fármacos que atuam no sistema cardiovascular, renal, respiratório, nervoso central, digestório além de fármacos anti-inflamatórios e quimioterápicos).
Carga Horária: 80

Estágio Atenção Farmacêutica
Descreve a origem dos fármacos e sua nomenclatura. Aborda sua farmacocinética (vias de administração, absorção, distribuição, biotransformação e excreção) bem como detalha as reações químicas do metabolismo e a toxicologia geral. Discute modificações moleculares que alteram o desempenho do fármaco. Enfoca o mecanismo de ação dos receptores farmacológicos e sua relação com os diferentes fármacos. Estuda os fármacos do sistema nervoso autônomo quanto a sua farmacodinâmica e sua relação estrutura atividade.
Carga Horária: 160

Microbiologia, Imunologia e Parasitologia Geral
Estuda a biologia e a relação parasito-hospedeiro bem como as inter-relações no processo saúde-doença. Aborda os mecanismos relacionados à profilaxia, diagnóstico e terapêutica das principais doenças infecciosas e parasitárias e a descrição dos principais processos imunológicos envolvidos nas respostas inata e adquirida a bactérias, vírus, fungos e parasitos.
Carga Horária: 120


5º Período

Estágio Homeopatia
Enfoca as atividades relacionadas à assistência farmacêutica em todos os âmbitos de atuação do farmacêutico, dando ênfase à drogaria, bem como as práticas farmacotécnicas relacionadas à manipulação magistral, bem como o controle de qualidade destes produtos. Estágio em Drogaria e Manipulação.
Carga Horária: 80

Estágio Magistral 
Enfoca a prática profissional relacionada à manipulação de produtos em escala magistral, bem como o controle de qualidade destes produtos. Este módulo compreende parte do estágio curricular obrigatório.
Carga Horária: 160

Farmacotécnica Magistral 
Este módulo enfoca os conceitos básicos, teóricos e práticos utilizados na manipulação magistral, envolvendo métodos de preparo, estabilidade, acondicionamento e embalagem, bem como as boas práticas de manipulação.
Carga Horária: 120

Gestão e Marketing
Enfoca a gestão empreendedora de negócios farmacêuticos, enfatizando a importância do marketing nestes processos.
Carga Horária: 140

Homeopatia
Aborda os conceitos físico-químicos, bem como métodos de análise que envolvem a caracterização, a composição e a quantificação de produtos biológicos, químicos e farmacêuticos utilizando técnicas clássicas e instrumentais bem como conceitos da física aplicados aos meios diagnósticos.
Carga Horária: 100


6º Período

Ciências dos Alimentos
Este módulo enfoca os principais conceitos da farmacotécnica visando desenvolver no aluno a capacidade de planejamento e elaboração das formulações cosméticas e farmacêuticas em escala magistral e industrial, abordando também a importância da qualidade nestes processos.
Carga Horária: 120

Cosmetologia
Este módulo aborda temas variados de importância farmacêutica perpassando a pesquisa Clínica, biologia molecular e deontologia.
Carga Horária: 120

Estágio Cosmetologia e Estética
Este módulo compreende o estágio curricular obrigatório relacionado ao desenvolvimento e à produção industrial de medicamentos e cosméticos. Enfoca atividades de aprendizagem social e profissional do aluno, pela participação em situações reais da profissão farmacêutica.
Carga Horária: 140

Farmacotécnica Industrial
Apresenta as características morfofuncionais das células sanguíneas bem como os procedimentos utilizados na coleta e processamento das amostras para análises hematológicas. Estabelece relações entre as alterações quantitativas e qualitativas dos elementos sanguíneos e as principais doenças hematológicas. Discute as manifestações clínicas, testes laboratoriais diagnósticos e tratamento destas doenças. Integra aspectos imunológicos à hematologia.
Carga Horária: 160

Prática Alimentos
Aborda a ciência e a tecnologia envolvidas na elaboração dos principais produtos de origem animal (carnes, leite, ovos e mel), de origem vegetal (frutas, hortaliças e cereais) e provenientes de fermentação (vinhos, cervejas, vinagres), bem como, as principais análises bromatólogicas, físico-químicas, microbiológicas e sensoriais utilizados para o controle de qualidade.
Carga Horária: 80

 

7º Período

Atividade Complementar 
Enfoca a prática de atividades diferenciadas e complementares à formação do acadêmico, permitindo-lhe ampliação dos conhecimentos adquiridos durante o curso, bem como estimulando-o à reflexão científica, ética e social.
Carga Horária: 140

Controle Físico-Químico e Microbiológico de Qualidade de Medicamentos e Cosméticos
Aborda a aplicação industrial e laboratorial dos principais ensaios para a análise microbiológica, bem como as características físicas e físico-químicas dos medicamentos e cosméticos, métodos de análise físico-química de produtos sólidos, líquidos e semi-sólidos.
Carga Horária: 160

Estágio Industrial
Enfoca atividades de aprendizagem social e profissional do aluno, pela participação em situações reais da profissão farmacêutica relacionadas aos processos industriais de produção e controle de qualidade de medicamentos, cosméticos, correlatos. Este módulo compreende parte do estágio curricular obrigatório.
Carga Horária: 280

Pesquisa Clínica
Estudo dos processos de investigação científica envolvendo seres humanos, com o objetivo de avaliar a potencial aplicabilidade de determinado produto na prática clínica. Articula a reflexão sobre a investigação em seres humanos cuja finalidade primária seja descobrir ou verificar os efeitos farmacodinâmicos, farmacológicos, clínicos e/ou outros efeitos de potenciais medicamentos.
Carga Horária: 80

TCC
Aborda o trabalho de conclusão de curso, favorecendo o desenvolvimento de habilidades técnico-científicas e a inter-relação e integração dos conteúdos teórico-práticos enfocados no decorrer curso.
Carga Horária: 60


8º Período

Epidemiologia e Saúde Pública
O módulo enfoca os aspectos epidemiológicos das doenças crônicas e infecto-contagiosas, métodos e técnicas de prevenção e controle de doenças, elaboração de programas de vigilância sanitária e conhecimento das políticas nacionais de produção e distribuição de medicamentos.
Carga Horária: 80

Estágio Clínicas 
O módulo aborda a prática profissional em análises clínicas por meio da realização de testes clínico-laboratoriais, da interpretação dos resultados dos testes, a elaboração dos laudos e o estudo dos casos clínicos.
Carga Horária: 140

Farmacoterapia e Farmácia Clínica
Aborda a farmacologia e farmacoterapia das drogas utilizadas no tratamento das doenças e seus aspectos toxicológicos.
Carga Horária: 320


Comunicar erros

SÁVIO BARBOSA - COORDENADOR

Veja o minicurrículo

 


Receba informações de oferecimento deste curso

farm├бcia.jpg

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: