Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Extensão / Notícias / Em reunião na Reitoria, representantes da Metodista no Projeto Rondon SP recebem primeiras orientações

Em reunião na Reitoria, representantes da Metodista no Projeto Rondon SP recebem primeiras orientações

Instituição retoma sua participação com duas frentes de atuação

15/06/2018 14h25 - última modificação 18/06/2018 20h51

Rondonistas da Metodista se encontram pela primeira vez

O assessor da Reitoria para a área de Extensão Universitária, professor Ismael Valentim, recebeu na terça-feira (13) representantes da Metodista no Projeto Rondon SP, que ocorre de 14 a 18 de julho de 2018. Na reunião foram passadas as primeiras orientações sobre as atividades realizadas nos municípios de Itapeva, Nova Campina, Taquarivaí, Barra do Chapéu e Diadema.

De volta ao Projeto Rondon neste ano, a Metodista teve duas ações aprovadas: "Cobertura Midiática do Projeto Rondon" e "Direitos Humanos e Cidadania", ambas propostas pelo professor Francisco Henrique da Costa, da Escola de Comunicação, Educação e Humanidades.

"Diante das demandas levantadas pelo Rondon com gestores dos municípios, são montados os projetos", explica prof. Ismael, reforçando o compromisso da Instituição com as necessidades da sociedade, característica da Educação Metodista.

A primeira ação será desenvolvida por alunos dos cursos de Rádio, TV e Internet e Produção Multimídia, cuja proposta é produzir imagens que sirvam de testemunho sobre as atividades do Projeto e motivação para o futuro envolvimento de alunos e docentes. Já a oficina "Direitos Humanos e Cidadania", implementada por estudantes de Direito, visa proporcionar conhecimento e gerar reflexão sobre a dignidade e a liberdade humana, com foco em professores, gestores, assistentes sociais e formadores de opinião dos municípios. 

Estudantes dos cursos de Administração, Medicina Veterinária e Gastronomia também estarão presentes, por meio de ações propostas por outras instituições. Até o momento, 15 alunos e três professores da Metodista estão confirmados.

texto2.jpg
Prof. Ismael apresenta principais pontos do edital do Projeto

Sobre o Projeto

O Rondon SP é a edição paulista do Projeto coordenado pelo Ministério da Defesa, realizado em parceria com outros órgãos públicos e instituições de ensino superior. Na prática, são promovidas diversas ações educativas e intervenções sociais em áreas como saúde, habitação, assistência social, esporte, empreendedorismo familiar e geração de renda.

É dessa maneira que alunos e professores podem, a partir do conhecimento produzido em sala de aula, prestar serviços e oferecer soluções aos moradores das cidades assistidas.

"A decisão sobre as áreas em que iríamos atuar foram tomadas a partir das demandas que já existiam. A proposta da oficina sobre Direitos Humanos, por exemplo, surgiu a partir da fala do grupo em relação à violência. Por serem comunidades muito pobres, essa questão é um elemento desconhecido do cotidiano. Pretendemos formar multiplicadores", disse o prof. Francisco Henrique.

Um dos voluntários que serão enviados pela Metodista é o prof. Daniel Nakagawa, do curso de Gastronomia. Tendo participado do Rondon em 2012, quando ainda era aluno de Nutrição, o docente valorizou a importância da participação da comunidade acadêmica no Projeto e explicou como estudantes da sua área podem contribuir. "Nós promovemos cursos para geração de renda e atuamos também com aproveitamento de alimentos, manuseio, higienização e boas práticas na cozinha. É uma ideia de treinamento", relatou.


Confira algumas fotos da reunião: 

Projeto Rondon – Reunião de Orientação

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , ,
SOBRE A COORDENAÇÃO