Metodista lança Mondó, incubadora de empresas inovadoras
05/10/2017 11h55 - última modificação 07/11/2017 16h33
A Universidade Metodista de São Paulo lança no próximo dia 6 de novembro de 2017 a incubadora de empresas Mondó. Com apoio do Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul (ITESCS), a iniciativa busca apoiar a formação e consolidação de projetos e empreendimentos que apresentem produtos ou serviços inovadores.
A novidade funcionará no campus Planalto da Metodista e oferecerá espaço e mentoria para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas. Em tupi-guarani, Mondó significa “fazer ir”, expressão que está relacionada ao propósito da incubadora de oferecer auxílio tecnológico, gerencial e mercadológico para que as startups incubadas criem um modelo de negócio, se estruturem e tenham acesso a estrutura técnica, conhecimento e orientação. Com isso, o objetivo é fazer com que os empreendimentos se consolidem para receber maiores investimentos e aportes de capital.
A Mondó Incubadora recebe projetos e empreendimentos de empresas de todos os portes e ramos de atuação. A iniciativa está aberta para ideias inovadoras, de cunho tecnológico ou setores tradicionais, e atuará no desenvolvimento de startups por meio de três fases:
- Concepção (Fase 1): tem a proposta de desenvolver um curso capaz de conferir ao participante a capacidade de criar um modelo de negócios, bem como estruturar a equipe fundadora. Duração: 6 meses
- Incubação (Fase 2): o objetivo é desenvolver um programa de residência que permita ao participante ter acesso a suporte técnico, conhecimento e orientação com foco em tecnologia. No momento da seleção, a empresa deverá apresentar um projeto de pesquisa capaz de comprovar a hipótese a ser estudada, bem como a tecnologia será desenvolvida. Duração: 6 meses a 1 ano
- Aceleração (Fase 3): a finalidade é capacitar o participante para a evolução da ideia de um negócio inovador até o seu nível de tracionamento, que é quando investidores passam a considerar um empreendimento atrativo o suficiente para fazer aporte de capital. Duração: 6 meses
Infraestrutura e benefícios
As empresas incubadas terão acesso a uma infraestrutura de ponta e a serviços exclusivos. Juntamente com a Mondó, a Metodista também lançará futuramente um Fablab, laboratório com equipamentos para prototipação dos projetos. A Universidade também disponibilizará salas executivas, espaço de coworking, salas de reunião, copa e praça de alimentação. Os laboratórios de hardware e eletrônica, de física, geoprocessamento, microbiologia, automação robótica, biodiversidade, entre outros espaços, também estarão à disposição.
Além disso, os incubados contarão com mentoria de professores da Metodista e profissionais bem-sucedidos em diversas áreas de atuação, que oferecerão workshops temáticos para capacitação para desenvolvimento de modelo de negócios, comunicação, gestão financeira e de pessoas, tecnologia da informação, área jurídica, marketing e comercialização dos produtos. Assim, os participantes devem comprovar a evolução do projeto em períodos pré-definidos, com um prazo de seis meses de incubação que poderá ser renovado.
Seleção de projetos
A escolha de iniciativas inovadoras será feita por meio de edital que selecionará projetos de base tecnológica e de setores tradicionais. A Mondó disponibilizará, de forma simultânea, dez vagas para empresas em fase de Concepção e oito vagas para empreendimentos que estejam no estágio de Incubação.
O prazo para inscrições será entre os dias 5 de outubro de 2017 a 19 de dezembro de 2017. Os interessados devem apresentar suas propostas de acordo com os termos do edital e protocolá-las por meio de formulário.
- Clique aqui para acessar o edital.
- Clique aqui para acessar o formulário.
Lançamento
No próximo dia 6 de novembro, às 18h30, o auditório do campus Planalto da Metodista (Avenida Dom Jaime de Barros Câmara, 1000, São Bernardo do Campo) receberá o evento de lançamento da Mondó Incubadora. Na ocasião, serão revelados os projetos selecionados para compor essa primeira fase da iniciativa.
O evento também contará com a apresentação oficial e detalhada do projeto, além da palavra de Paulo Borges Campos Júnior, reitor da Metodista, e de um debate sobre o papel da universidade e das empresas para o crescimento das startups.