Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Extensão / Notícias / Confira como foi a Semana Médica, organizada por Karina Oliani em parceria com o professor Victor Hugo Bigoli

Confira como foi a Semana Médica, organizada por Karina Oliani em parceria com o professor Victor Hugo Bigoli

Grupo visitou várias cidades levando atendimentos básicos de saúde

21/03/2017 17h15 - última modificação 19/04/2017 16h20

Missão levou atendimentos para comunidades do sertão piauiense. Foto: Andrei Polessi

“Realizar ações que possam beneficiar comunidades, independentemente da localidade, nos traz noção da realidade vivida pela maioria dos brasileiros, das mazelas e da importância em realizar atividades multi e interdisciplinares em saúde pública”, declara Victor Hugo de Oliveira Bigoli, especialista em saúde pública e professor de Biomedicina da Universidade Metodista de São Paulo.

Junto com uma equipe de profissionais da saúde, Bigoli viajou no final do ano passado até o sertão piauiense levando serviços básicos para comunidades carentes. O professor, que é assessor de Extensão da Reitoria e coordenador do Projeto Canudos, fez parte da Primeira Semana Médica da Volunteer Vacations (VV) em parceria com Karina Oliani.

O docente já participou de diversas expedições a áreas carentes do País. Em uma delas, em 2007, conheceu a médica Karina, que hoje apresenta programas de aventura em diversos canais de TV. No ano passado, Karina o convidou para organizar e participar da Missão Médica, em parceria com a agência de viagens voluntárias VV, um projeto que levou médicos, oftalmologistas, odontologistas, biomédicos, fisioterapeutas e enfermeiros ao Piauí.

“Desde que me formei em Medicina de Emergência e Resgate em Áreas Remotas viajo, pelo menos uma vez por ano, para algum canto do mundo onde eu possa doar meu trabalho médico para pessoas que realmente precisam”, relata Karina. “Em 2014 conheci a Mariana Serra, fundadora da VV. Falamos de projetos sociais e a Mariana lançou a ideia de fazer a 1ª Semana Médica VV comigo na coordenação médica. Optamos por viajar para algum local inóspito, de difícil acesso e muito necessitado, que não tivesse acesso à medicina”.

O sertão do Piauí foi o local escolhido. “Dois meses antes da expedição médica fiz uma viagem para conhecer a região e definir os locais onde iríamos atuar. Só para chegar lá foram dois voos, mais algumas horas de BR e estrada de chão. É um dos lugares de maior pobreza que já vi, mas em compensação as pessoas são muito receptivas. Os missionários que moram na região, ligados aos projetos Iris Global Piauí, Instituto Água Viva e Boutique dos Sonhos são maravilhosos e dedicam suas vidas ao próximo e fazer o bem”, conta.

Foram feitos mais de dois mil atendimentos em consultas presenciais, mais de cem óculos foram doados, e cerca de 25 atendimentos odontológicos e cinco palestras de conscientização foram realizados por dia. “Poder participar, auxiliar e organizar, juntamente com a Karina, um projeto grande como foi a Semana VV no Piauí, me trouxe mais uma vez grande satisfação pelo trabalho realizado”, diz Bigoli.

“Trabalho voluntário é devolver um pouquinho de tudo de bom que recebemos do mundo. É você se sentir útil e saber que em qualquer área que for atuar, essa é a profissão certa que escolheu para sua vida, é receber muito mais do que doar, é dar valor aos pequenos gestos, é amadurecer em todos os aspectos, é descobrir o verdadeiro significado de amor e de gratidão”, pontua Karina.

“Como especialista na área da Saúde Pública e Epidemiologia, atrelado à experiência em Projetos Sociais que visam minimizar as diferenças e a vulnerabilidade social, meu objetivo, juntamente com a Karina e outros parceiros é dar continuidade no trabalho já realizado. Retornaremos com ações mais específicas com informações obtidas através do diagnostico prévio, feito pela Karina, e pelo questionário epidemiológico que aplicamos nas ações realizadas em 2016”, finaliza o professor. 

Clique aqui e assista ao documentário sobre a Missão Médica produzido pela Pitaya Filmes, produtora de Karina.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , , ,
SOBRE A COORDENAÇÃO
X