Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Exatas e Tecnologia / Notícias / Mais importante fórum sobre formação e profissão de Engenheiro começa dia 8 de setembro

Mais importante fórum sobre formação e profissão de Engenheiro começa dia 8 de setembro

Ainda é possível inscrever-se. Evento vai de 8 a 11 de setembro na Universidade Federal do ABC

24/08/2015 19h23 - última modificação 17/03/2016 14h32

Com o tema central “Aprendizagem Ativa: Engenheiros Colaborativos para um Mundo Competitivo”, a 43ª edição do Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia acontece este ano no ABC paulista, na Universidade Federal do ABC, de 8 a 11 de setembro próximo.

Além de quatro conferencistas internacionais e 10 visitas técnicas a empresas da Grande São Paulo, estão previstos minicursos, Feira Tecnológica e apresentações de dezenas de trabalhos em sessões técnicas e pôsteres. As inscrições vão até 2 de setembro e podem ser feitas pelo http://www.abenge.org.br/cobenge-2015/

Estudo baseado em problemas

No dia da abertura, 8 de setembro, a programação prevê 4 Fóruns de Dirigentes e 4 Fóruns de Estudantes reunidos em debate sobre os currículos dos cursos de Engenharia presenciais e a distância (EAD). Já no dia 10 as sessões plenárias da manhã colocarão no centro das discussões o “Ensino de Engenharia e as Necessidades do Mercado”. Na sexta-feira, 11 de setembro, estão previstos 8 minicursos gratuitos aos participantes, com temas como “Educação Ambiental a Partir de Oficina de Reciclagem”, “Seis Sigma, o Método Mais Eficaz para Solução de Problemas” e “Introdução a Geodésia e aos Sistemas de Posicionamento/Navegação por Satélites”.

Entre os palestrantes internacionais confirmados estão Gregory James Light, da Northewestern University de Chicago (EUA); Maria Weurlander, do Royal Institute of Technology da Suécia; Rui Lima, da Universidade do Minho (Portugal); e Erik de Graaff, da Aalborg University (Dinamarca). Eles conduzirão duas sessões plenárias dia 9 pela manhã sobre Aprendizagem Ativa e Processos Interdisciplinares (PBL-Aprendizado Baseado em Projeto), repetindo os encontros dia 11 na forma de workshops.

Na lista dos encontros monitorados/visitas técnicas, no dia 11, estão grandes montadoras de veículos – como Volkswagen, General Motors, Ford e Mercedes-Benz – além de empresas líderes em seus segmentos, entre as quais GKC Metalúrgica, Artfix, Buzas, ZF Automotive, Balanças Toledo e Weidmuller Conexel.

O tema central “Aprendizagem Ativa: Engenheiros colaborativos para um mundo competitivo” busca atender à demanda por um engenheiro mais bem preparado para lidar com as necessidades do mundo atual. A Aprendizagem Ativa, o Ensino Baseado em Problemas e o Ensino Baseado em Projetos extrapolam a atividade intelectual, estando vinculados às estratégias práticas desenvolvidas pelo mercado.

O Cobenge é considerado o mais importante fórum de discussão sobre formação e exercício profissional em Engenharia no Brasil, realizado anualmente desde 1973 pela Associação Brasileira de Educação em Engenharia (Abenge). Cinco tradicionais escolas de Engenharia da região organizam a edição 2015: Metodista, FEI, Mauá, Fundação Santo André e UFABC.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , ,
FACULDADE DE EXATAS E TECNOLOGIA
PÓS-GRADUAÇÃO