Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Estética e Cosmética / Módulos / Módulos

Módulos

Fluxo contínuo - o curso, por ser organizado em módulos que não exigem pré-requisitos, permite que novos alunos ingressem em turmas em andamento sem prejuízo ao processo educacional.

Currículo 1

1º Período

COSMETOLOGIA APLICADA À FACE
Carga Horária: 120
Ementa: aborda e integra temas sobre estrutura, funções das moléculas e biomoléculas aplicadas na cosmética, denominação INCI, composição e manipulação básica das bases cosméticas. Estuda as vias de permeação cutânea, fatores interferentes na permeação, a adequação dos tipos de pele às formas cosméticas existentes e legislações sanitárias afins.

HISTÓRIA E ÉTICA PROFISSIONAL
Carga Horária: 80
Ementa: compreende o estudo sobre a história da evolução da estética no Brasil e no mundo, sua organização e prática. Aborda princípios éticos e socioambientais no cenário profissional, sobretudo no que diz respeito às áreas de atuação do esteticista e da cosmetologia.

PROJETO MULTIPROFISSIONAL
Carga Horária: 80
Ementa: aborda e integra os temas introduzidos no período, utilizando como tema central a pele, os produtos cosméticos, a função de seus componentes e formas de aplicação.

TÉCNICAS FACIAIS MANUAIS
Carga Horária: 120
Ementa: integra conhecimentos histológicos, anatômicos, fisiológicos, bioquímicos e imunológicos da pele presente na região facial. Discute os princípios da semiologia da pele da face, a propedêutica diagnóstica das lesões cutâneas, exame físico da pele, biotipos cutâneos. Aborda temas relacionados ao sistema melânico, alterações dos melanócitos e aparelhos para avaliação da pele. Do mesmo modo, estuda técnicas estéticas faciais manuais de limpeza, revitalização e tratamento.

2º Período

COSMETOLOGIA APLICADA AO CORPO
Carga Horária: 120
Ementa: aborda o estudo de químico dos ativos cosméticos e seus mecanismos de ação, incluindo o desenvolvimento de novos produtos, novas formas de apresentação, preparo e/ou produção, estabilidade, acondicionamento e avaliação de segurança e eficácia in vivo e in vitro.

PRÁTICA EM ESTÉTICA DE PELE E TÉCNICAS CORPORAIS
Carga Horária: 80
Ementa: desenvolve habilidades práticas de maneira multidisciplinar em relação a anamnese facial e corporal, técnicas manuais estéticas de prevenção, revitalização e manutenção aplicadas nas áreas faciais e corporais. Aplicação dos conhecimentos teórico-práticos adquiridos pelos discentes durante o curso, favorecendo o desenvolvimento de habilidades técnico-científicas, permitindo uma melhor qualificação profissional, integrando a Universidade com a sociedade.

PROJETO MULTIPROFISSIONAL
Carga Horária: 80
Ementa: aborda e integra os temas introduzidos no período, utilizando como tema central as técnicas estéticas manuais faciais e corporais.

TÉCNICAS CORPORAIS MANUAIS
Carga Horária: 120
Ementa: integra conhecimentos histológicos, anatômicos, fisiológicos, bioquímicos e imunológicos da pele presente na região corporal. Do mesmo modo, apresenta as técnicas e protocolos específicos para prevenção e tratamento de alterações e disfunções estéticas corporais, relacionando os conhecimentos fisiopatológicos das mesmas às técnicas manuais disponíveis nessa área.

3º Período

MÓDULO DE FORMAÇÃO CIDADÃ I
Carga Horária: 80
Ementa: aborda as questões fundamentais relativas à inclusão social e ao protagonismo dos movimentos sociais nos termos da formação cidadã e humanista, articuladas aos eixos estético-somático, conhecimento compreensivo e práticas interativas. Estuda os métodos filosóficos e teorias do conhecimento, sendo a Ética um tema filosófico articulado ao pensamento crítico. A temática da Cidadania, por sua vez, contempla as questões pertinentes à práxis transformadora e a cidadania ativa a partir de diferentes campos do saber. O desenvolvimento do módulo respeita as especificidades dos cursos, vinculando as discussões à formação geral por meio das temáticas optativas, dentre as quais estão a educação das relações étnico raciais, os direitos humanos, a inclusão e a Libras.

PRÁTICA EM TÉCNICAS ESTÉTICAS INSTRUMENTAIS
Carga Horária: 80
Ementa: desenvolve habilidades práticas de maneira multidisciplinar em relação à anamnese facial e corporal, técnicas instrumentais estéticas de prevenção, revitalização e manutenção aplicadas nas áreas faciais e corporais. Aplicação dos conhecimentos teórico-práticos adquiridos pelos discentes durante o curso, favorecendo o desenvolvimento de habilidades técnico-científicas, permitindo uma melhor qualificação profissional, integrando a Universidade com a sociedade.

PROJETO MULTIPROFISSIONAL
Carga Horária: 80
Ementa: aborda e integra os temas introduzidos no período, utilizando como tema central as técnicas estéticas instrumentais faciais e corporais.

TÉCNICAS CORPORAIS INSTRUMENTAIS
Carga Horária: 80
Ementa: integra conhecimentos histológicos, anatômicos, fisiológicos, bioquímicos e imunológicos da pele presente na região corporal. Apresenta as técnicas e protocolos específicos para prevenção e tratamento de alterações e disfunções estéticas corporais, relacionando os conhecimentos fisiopatológicos das mesmas às técnicas instrumentais disponíveis nessa área. Do mesmo modo, trabalha aspectos físicos e fundamentos para a aplicação e funcionamento dos equipamentos utilizados nos procedimentos em Estética corporal.

TÉCNICAS FACIAIS INSTRUMENTAIS
Carga Horária: 80
Ementa: integra conhecimentos histológicos, anatômicos, fisiológicos, bioquímicos e imunológicos da pele presente na região facial. Apresenta as técnicas e protocolos específicos para prevenção e tratamento de alterações e disfunções estéticas faciais, relacionando os conhecimentos fisiopatológicos das mesmas às técnicas instrumentais disponíveis nessa área. Do mesmo modo, trabalha aspectos físicos e fundamentos para a aplicação e funcionamento dos equipamentos utilizados nos procedimentos em estética facial.

4º Período

BELEZA ESTÉTICA CAPILAR
Carga Horária: 120
Ementa: aborda noções da estrutura bem como as patologias capilares. Estuda os tratamentos capilares, no âmbito da estética e da cosmetologia, enfocando os procedimentos estéticos corretivos e preventivos utilizados na assistência capilar. Aborda também os fundamentos para a utilização de equipamentos e produtos em estética capilar.

PRÁTICA EM TÉCNICAS ESTÉTICAS DE SPA E TERAPIAS ALTERNATIVAS
Carga Horária: 80
Ementa: desenvolve habilidades práticas de maneira multidisciplinar em relação à as técnicas de Spa e terapias alternativas. Aplicação dos conhecimentos teórico-práticos adquiridos pelos discentes durante o curso, favorecendo o desenvolvimento de habilidades técnico-científicas, permitindo uma melhor qualificação profissional, integrando a Universidade com a sociedade.

PROJETO MULTIPROFISSIONAL
Carga Horária: 80
Ementa: aborda e integra os temas introduzidos no período, utilizando como tema central as terapias alternativas.

TERAPIAS ALTERNATIVAS
Carga Horária: 120
Ementa: estudo das terapias alternativas, bioenergéticas e reflexologia, com aprendizagem das técnicas correspondentes. Fundamentos de terapias chinesa, japonesa, noções de cromoterapia, aromaterapia, banhos medicinais, técnicas de relaxamento e meditação, além de outros recursos para promover a beleza e o bem estar.

5º Período

ESTÉTICA E NUTRICOSMÉTICOS
Carga Horária: 80
Ementa: aborda noções da importância da alimentação na manutenção da beleza e da saúde da pele. Estuda os produtos nutricionais empregados no tratamento cosmético e estético.

ESTÉTICA PRÉ E PÓS-CIRÚRGICA
Carga Horária: 160
Ementa: estuda fundamentos anatômicos, bioquímicos, fisiológicos e terapêuticos das principais técnicas estética pré e pós/cirurgias.

GESTÃO E MARKETING DE CLÍNICAS ESTÉTICAS
Carga Horária: 80
Ementa: estuda a gestão em serviços de estética e cosmetologia, a importância socioeconômica do empreendedorismo, as características do empreendedor de sucesso. Aborda a função de marketing no processo gerencial e suas inter-relações com outras áreas. Comportamento do consumidor. Estruturação do mercado, planejamento de produto, orçamento, promoção, canais e pesquisa de mercado.

PROJETO MULTIPROFISSIONAL
Carga Horária: 80
Ementa: aborda e integra os temas introduzidos no período, utilizando como tema central as temáticas abordadas durante o período.

Currículo 2

1º Período

COSMETOLOGIA APLICADA AO CORPO
Carga Horária: 120
Ementa: aborda e aprofunda os conhecimentos sobre pele e principais afecções cutâneas, enfatizando os diferentes tratamentos.

PRÁTICA EM ESTÉTICA DE PELE E TÉCNICAS CORPORAIS
Carga Horária: 80
Ementa: aborda as diferentes terapias alternativas como técnicas de promoção de saúde e bem-estar.

PROJETO MULTIPROFISSIONAL
Carga Horária: 80
Ementa: aborda e integra os temas introduzidos no período, utilizando como tema central as técnicas estéticas manuais faciais e corporais.

TÉCNICAS CORPORAIS MANUAIS
Carga Horária: 120
Ementa: introduz o conceito de estética enfatizando a harmonia do corpo e da mente. Aborda as áreas de atuação do esteticista e da cosmetologia, bem como estuda os princípios e fundamentos de beleza. Estuda a relação entre Beleza, Saúde e Estética, fornecendo noções dos diferentes ativos cosméticos.

2º Período

MÓDULO DE FORMAÇÃO CIDADÃ I
Carga Horária: 80
Ementa: aborda as questões fundamentais relativas à inclusão social e ao protagonismo dos movimentos sociais nos termos da formação cidadã e humanista. Estuda os métodos filosóficos e teorias do conhecimento, sendo a Ética um tema filosófico articulado ao pensamento crítico. A temática da Cidadania, por sua vez, contempla as questões pertinentes à práxis transformadora e a cidadania ativa a partir de diferentes campos do saber. O desenvolvimento do módulo respeita as especificidades dos cursos, vinculando as discussões à formação geral por meio de temáticas, dentre as quais estão a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, os direitos humanos, a inclusão e a Libras (Língua Brasileira de Sinais). Tais atividades ocorrem, em função de três eixos de formação cidadã definidos, e de suas respectivas áreas, conforme descritos a seguir:
Eixo Estético-somático relativo ao desenvolvimento da sensibilidade do aluno preocupa-se com a expressão pessoal (oral, corporal, escrita), com a comunicação, integração corporal e relacionamento humano.
Eixo de Conhecimento Compreensivo tem o propósito de ampliar a compreensão do aluno, ao tratá-lo como parte da cultura e de um complexo cognitivo, existencial, cultural, sócio-histórico, econômico-político e ético.
Eixo de Práticas Interativas objetiva integrar o corpo discente no fazer reflexivo, na execução de projetos teóricopráticos comuns; atenuar as dicotomias entre teoria e prática, bem como entre a universidade e a cidadania ações de extensão universitária.

PRÁTICA EM TÉCNICAS ESTÉTICAS INSTRUMENTAIS
Carga Horária: 80
Ementa: aborda as principais técnicas de massagem terapêuticas e estéticas, bem como os diferentes cosmecêuticos utilizados durante a aplicação das técnicas para promover a saúde e bem-estar do cliente/paciente.

PROJETO MULTIPROFISSIONAL
Carga Horária: 80
Ementa: aborda e integra os temas introduzidos no período, utilizando como tema central as técnicas estéticas instrumentais faciais e corporais.

TÉCNICAS CORPORAIS INSTRUMENTAIS
Carga Horária: 80
Ementa: aborda a avaliação podológica e das mãos, com ênfase nas patologias cutâneas mais comuns. Revê as estruturas e características dos anexos cutâneos. Trata das técnicas de embelezamento das mãos, dos pés e das unhas.

TÉCNICAS FACIAIS INSTRUMENTAIS
Carga Horária: 80
Ementa: aborda noções de nutrição humana, principais nutrientes, importância da alimentação na manutenção da beleza e da saúde bem como programas de nutrição em saúde coletiva e reeducação alimentar.

3º Período

BELEZA ESTÉTICA CAPILAR
Carga Horária: 120
Ementa: aborda os tratamentos faciais e corporais, no âmbito da estética e da cosmetologia. Procedimentos estéticos, corretivos e preventivos utilizados na face e no corpo. Introduz os fundamentos para manipulação e compreensão de equipamentos e produtos utilizados na Estética facial e corporal.

PRÁTICA EM TÉCNICAS ESTÉTICAS DE SPA E TERAPIAS ALTERNATIVAS
Carga Horária: 80
Ementa: enfoca a importância do marketing na gestão empreendedora de negócios relacionados à Estética, além abordar a elaboração de planos de negócio.

PROJETO MULTIPROFISSIONAL
Carga Horária: 80
Ementa: aborda e integra os temas introduzidos no período, utilizando como tema central as terapias alternativas.

TERAPIAS ALTERNATIVAS
Carga Horária: 120
Ementa: aborda noções da estrutura capilar bem como as patologias que acometem o cabelo e o pelo. Estuda os tratamentos capilares, no âmbito da estética e da cosmetologia, enfocando os procedimentos estéticos corretivos e preventivos utilizados na assistência capilar. Aborda também os fundamentos para a utilização de equipamentos e produtos em estética capilar. Desenvolvimento do projeto multidisciplinar em cabelo.

4º Período

ESTÉTICA E NUTRICOSMÉTICOS
Carga Horária: 80
Ementa: aborda o uso das diferentes tecnologias no tratamento estético visando a melhora da aparência.

ESTÉTICA PRÉ E PÓS-CIRÚRGICA
Carga Horária: 160
Ementa: aborda e integra os temas introduzidos no período, utilizando como tema central a tecnologia estética aplicada ao visagismo.

GESTÃO E MARKETING DE CLÍNICAS ESTÉTICAS
Carga Horária: 80
Ementa: aborda o conhecimento do visagismo para produção e transformação visual, promovendo identidade e estilo e acompanhamento das tendências da moda.

5º Período

PROJETO MULTIPROFISSIONAL
Carga Horária: 80
Ementa: aborda e integra os temas introduzidos no período, utilizando como tema central as temáticas abordadas durante o período.

COSMETOLOGIA APLICADA À FACE
Carga Horária: 120
Ementa: aborda e integra os temas introduzidos no período, utilizando como tema central a biossegurança.

HISTÓRIA E ÉTICA PROFISSIONAL
Carga Horária: 80
Ementa: desenvolve a visão crítico-científica e reflexiva sobre os princípios e fundamentos do controle de infecções e de acidentes. Enfoca a importância da biossegurança em estética e cosmética.

PROJETO MULTIPROFISSIONAL
Carga Horária: 80
Ementa: estudar as camadas da pele, tecido, célula, glândulas, pelo e demais anexos cutâneos enfocando a bioquímica, histologia e fisiologia, fornecendo subsídios para a compreensão dos processos fisiológicos e patológicos destes.

TÉCNICAS FACIAIS MANUAIS
Carga Horária: 120
Ementa: aborda a elaboração de textos e registros profissionais. Enfoca a história da estética e cosmetologia, bem como aspectos psicológicos relacionados à comunicação interpessoal, enfatizando a relação profissional-cliente/paciente.

Currículo 3

1º Período

MÓDULO DE FORMAÇÃO CIDADÃ I
Carga Horária: 80
Ementa: aborda as questões fundamentais relativas à inclusão social e ao protagonismo dos movimentos sociais nos termos da formação cidadã e humanista, articuladas aos eixos estético-somático, conhecimento compreensivo e práticas interativas. Estuda os métodos filosóficos e teorias do conhecimento, sendo a Ética um tema filosófico articulado ao pensamento crítico. A temática da Cidadania, por sua vez, contempla as questões pertinentes à práxis transformadora e a cidadania ativa a partir de diferentes campos do saber. O desenvolvimento do módulo respeita as especificidades dos cursos, vinculando as discussões à formação geral por meio das temáticas optativas, dentre as quais estão a educação das relações étnico raciais, os direitos humanos, a inclusão e a Libras.

PRÁTICA EM TÉCNICAS ESTÉTICAS INSTRUMENTAIS
Carga Horária: 80
Ementa: desenvolve habilidades práticas de maneira multidisciplinar em relação à anamnese facial e corporal, técnicas instrumentais estéticas de prevenção, revitalização e manutenção aplicadas nas áreas faciais e corporais. Aplicação dos conhecimentos teórico-práticos adquiridos pelos discentes durante o curso, favorecendo o desenvolvimento de habilidades técnico-científicas, permitindo uma melhor qualificação profissional, integrando a Universidade com a sociedade.

PROJETO MULTIPROFISSIONAL
Carga Horária: 80
Ementa: aborda e integra os temas introduzidos no período, utilizando como tema central as técnicas estéticas instrumentais faciais e corporais.

TÉCNICAS CORPORAIS INSTRUMENTAIS
Carga Horária: 80
Ementa: integra conhecimentos histológicos, anatômicos, fisiológicos, bioquímicos e imunológicos da pele presente na região corporal. Apresenta as técnicas e protocolos específicos para prevenção e tratamento de alterações e disfunções estéticas corporais, relacionando os conhecimentos fisiopatológicos das mesmas às técnicas instrumentais disponíveis nessa área. Do mesmo modo, trabalha aspectos físicos e fundamentos para a aplicação e funcionamento dos equipamentos utilizados nos procedimentos em Estética corporal.

TÉCNICAS FACIAIS INSTRUMENTAIS
Carga Horária: 80
Ementa: integra conhecimentos histológicos, anatômicos, fisiológicos, bioquímicos e imunológicos da pele presente na região facial. Apresenta as técnicas e protocolos específicos para prevenção e tratamento de alterações e disfunções estéticas faciais, relacionando os conhecimentos fisiopatológicos das mesmas às técnicas instrumentais disponíveis nessa área. Do mesmo modo, trabalha aspectos físicos e fundamentos para a aplicação e funcionamento dos equipamentos utilizados nos procedimentos em estética facial.

2º Período

BELEZA ESTÉTICA CAPILAR
Carga Horária: 120
Ementa: aborda noções da estrutura bem como as patologias capilares. Estuda os tratamentos capilares, no âmbito da estética e da cosmetologia, enfocando os procedimentos estéticos corretivos e preventivos utilizados na assistência capilar. Aborda também os fundamentos para a utilização de equipamentos e produtos em estética capilar.

PRÁTICA EM TÉCNICAS ESTÉTICAS DE SPA E TERAPIAS ALTERNATIVAS
Carga Horária: 80
Ementa: desenvolve habilidades práticas de maneira multidisciplinar em relação à as técnicas de Spa e terapias alternativas. Aplicação dos conhecimentos teórico-práticos adquiridos pelos discentes durante o curso, favorecendo o desenvolvimento de habilidades técnico-científicas, permitindo uma melhor qualificação profissional, integrando a Universidade com a sociedade.

PROJETO MULTIPROFISSIONAL
Carga Horária: 80
Ementa: aborda e integra os temas introduzidos no período, utilizando como tema central as terapias alternativas.

TERAPIAS ALTERNATIVAS
Carga Horária: 120
Ementa: estudo das terapias alternativas, bioenergéticas e reflexologia, com aprendizagem das técnicas correspondentes. Fundamentos de terapias chinesa, japonesa, noções de cromoterapia, aromaterapia, banhos medicinais, técnicas de relaxamento e meditação, além de outros recursos para promover a beleza e o bem-estar.

3º Período

ESTÉTICA E NUTRICOSMÉTICOS
Carga Horária: 80
Ementa: aborda noções da importância da alimentação na manutenção da beleza e da saúde da pele. Estuda os produtos nutricionais empregados no tratamento cosmético e estético.

ESTÉTICA PRÉ E PÓS-CIRÚRGICA
Carga Horária: 160
Ementa: estuda fundamentos anatômicos, bioquímicos, fisiológicos e terapêuticos das principais técnicas estética pré e pós/cirurgias.

GESTÃO E MARKETING DE CLÍNICAS ESTÉTICAS
Carga Horária: 80
Ementa: estuda a gestão em serviços de estética e cosmetologia, a importância socioeconômica do empreendedorismo, as características do empreendedor de sucesso. Aborda a função de marketing no processo gerencial e suas inter-relações com outras áreas. Comportamento do consumidor. Estruturação do mercado, planejamento de produto, orçamento, promoção, canais e pesquisa de mercado.

PROJETO MULTIPROFISSIONAL
Carga Horária: 80
Ementa: aborda e integra os temas introduzidos no período, utilizando como tema central as temáticas abordadas durante o período.

4º Período

COSMETOLOGIA APLICADA À FACE
Carga Horária: 120
Ementa: aborda e integra temas sobre estrutura, funções das moléculas e biomoléculas aplicadas na cosmética, denominação INCI, composição e manipulação básica das bases cosméticas. Estuda as vias de permeação cutânea, fatores interferentes na permeação, a adequação dos tipos de pele às formas cosméticas existentes e legislações sanitárias afins.

HISTÓRIA E ÉTICA PROFISSIONAL
Carga Horária: 80
Ementa: compreende o estudo sobre a história da evolução da estética no Brasil e no mundo, sua organização e prática. Aborda princípios éticos e socioambientais no cenário profissional, sobretudo no que diz respeito às áreas de atuação do esteticista e da cosmetologia.

PROJETO MULTIPROFISSIONAL
Carga Horária: 80
Ementa: aborda e integra os temas introduzidos no período, utilizando como tema central a pele, os produtos cosméticos, a função de seus componentes e formas de aplicação.

TÉCNICAS FACIAIS MANUAIS
Carga Horária: 120
Ementa: integra conhecimentos histológicos, anatômicos, fisiológicos, bioquímicos e imunológicos da pele presente na região facial. Discute os princípios da semiologia da pele da face, a propedêutica diagnóstica das lesões cutâneas, exame físico da pele, biotipos cutâneos. Aborda temas relacionados ao sistema melânico, alterações dos melanócitos e aparelhos para avaliação da pele. Do mesmo modo, estuda técnicas estéticas faciais manuais de limpeza, revitalização e tratamento.

5º Período

COSMETOLOGIA APLICADA AO CORPO
Carga Horária: 120
Ementa: aborda o estudo de químico dos ativos cosméticos e seus mecanismos de ação, incluindo o desenvolvimento de novos produtos, novas formas de apresentação, preparo e/ou produção, estabilidade, acondicionamento e avaliação de segurança e eficácia in vivo e in vitro.

PRÁTICA EM ESTÉTICA DE PELE E TÉCNICAS CORPORAIS
Carga Horária: 80
Ementa: desenvolve habilidades práticas de maneira multidisciplinar em relação a anamnese facial e corporal, técnicas manuais estéticas de prevenção, revitalização e manutenção aplicadas nas áreas faciais e corporais. Aplicação dos conhecimentos teórico-práticos adquiridos pelos discentes durante o curso, favorecendo o desenvolvimento de habilidades técnico-científicas, permitindo uma melhor qualificação profissional, integrando a Universidade com a sociedade.

PROJETO MULTIPROFISSIONAL
Carga Horária: 80
Ementa: aborda e integra os temas introduzidos no período, utilizando como tema central as técnicas estéticas manuais faciais e corporais.

TÉCNICAS CORPORAIS MANUAIS
Carga Horária: 120
Ementa: integra conhecimentos histológicos, anatômicos, fisiológicos, bioquímicos e imunológicos da pele presente na região corporal. Do mesmo modo, apresenta as técnicas e protocolos específicos para prevenção e tratamento de alterações e disfunções estéticas corporais, relacionando os conhecimentos fisiopatológicos das mesmas às técnicas manuais disponíveis nessa área.

Currículo 4

1º Período

BELEZA ESTÉTICA CAPILAR
Carga Horária: 120
Ementa: aborda noções da estrutura bem como as patologias capilares. Estuda os tratamentos capilares, no âmbito da estética e da cosmetologia, enfocando os procedimentos estéticos corretivos e preventivos utilizados na assistência capilar. Aborda também os fundamentos para a utilização de equipamentos e produtos em estética capilar.

PRÁTICA EM TÉCNICAS ESTÉTICAS DE SPA E TERAPIAS ALTERNATIVAS
Carga Horária: 80
Ementa: desenvolve habilidades práticas de maneira multidisciplinar em relação à as técnicas de Spa e terapias alternativas. Aplicação dos conhecimentos teórico-práticos adquiridos pelos discentes durante o curso, favorecendo o desenvolvimento de habilidades técnico-científicas, permitindo uma melhor qualificação profissional, integrando a Universidade com a sociedade.

PROJETO MULTIPROFISSIONAL
Carga Horária: 80
Ementa: aborda e integra os temas introduzidos no período, utilizando como tema central as terapias alternativas.

TERAPIAS ALTERNATIVAS
Carga Horária: 120
Ementa: estudo das terapias alternativas, bioenergéticas e reflexologia, com aprendizagem das técnicas correspondentes. Fundamentos de terapias chinesa, japonesa, noções de cromoterapia, aromaterapia, banhos medicinais, técnicas de relaxamento e meditação, além de outros recursos para promover a beleza e o bem-estar.

2º Período

ESTÉTICA E NUTRICOSMÉTICOS
Carga Horária: 80
Ementa: aborda noções da importância da alimentação na manutenção da beleza e da saúde da pele. Estuda os produtos nutricionais empregados no tratamento cosmético e estético.

ESTÉTICA PRÉ E PÓS-CIRÚRGICA
Carga Horária: 160
Ementa: estuda fundamentos anatômicos, bioquímicos, fisiológicos e terapêuticos das principais técnicas estética pré e pós/cirurgias.

GESTÃO E MARKETING DE CLÍNICAS ESTÉTICAS
Carga Horária: 80
Ementa: estuda a gestão em serviços de estética e cosmetologia, a importância socioeconômica do empreendedorismo, as características do empreendedor de sucesso. Aborda a função de marketing no processo gerencial e suas inter-relações com outras áreas. Comportamento do consumidor. Estruturação do mercado, planejamento de produto, orçamento, promoção, canais e pesquisa de mercado.

PROJETO MULTIPROFISSIONAL
Carga Horária: 80
Ementa: aborda e integra os temas introduzidos no período, utilizando como tema central as temáticas abordadas durante o período.

3º Período

COSMETOLOGIA APLICADA À FACE
Carga Horária: 120
Ementa: aborda e integra temas sobre estrutura, funções das moléculas e biomoléculas aplicadas na cosmética, denominação INCI, composição e manipulação básica das bases cosméticas. Estuda as vias de permeação cutânea, fatores interferentes na permeação, a adequação dos tipos de pele às formas cosméticas existentes e legislações sanitárias afins.

HISTÓRIA E ÉTICA PROFISSIONAL
Carga Horária: 80
Ementa: compreende o estudo sobre a história da evolução da estética no Brasil e no mundo, sua organização e prática. Aborda princípios éticos e socioambientais no cenário profissional, sobretudo no que diz respeito às áreas de atuação do esteticista e da cosmetologia.

PROJETO MULTIPROFISSIONAL
Carga Horária: 80
Ementa: aborda e integra os temas introduzidos no período, utilizando como tema central a pele, os produtos cosméticos, a função de seus componentes e formas de aplicação.

TÉCNICAS FACIAIS MANUAIS
Carga Horária: 120
Ementa: integra conhecimentos histológicos, anatômicos, fisiológicos, bioquímicos e imunológicos da pele presente na região facial. Discute os princípios da semiologia da pele da face, a propedêutica diagnóstica das lesões cutâneas, exame físico da pele, biotipos cutâneos. Aborda temas relacionados ao sistema melânico, alterações dos melanócitos e aparelhos para avaliação da pele. Do mesmo modo, estuda técnicas estéticas faciais manuais de limpeza, revitalização e tratamento.

4º Período

COSMETOLOGIA APLICADA AO CORPO
Carga Horária: 120
Ementa: aborda o estudo de químico dos ativos cosméticos e seus mecanismos de ação, incluindo o desenvolvimento de novos produtos, novas formas de apresentação, preparo e/ou produção, estabilidade, acondicionamento e avaliação de segurança e eficácia in vivo e in vitro.

PRÁTICA EM ESTÉTICA DE PELE E TÉCNICAS CORPORAIS
Carga Horária: 80
Ementa: desenvolve habilidades práticas de maneira multidisciplinar em relação a anamnese facial e corporal, técnicas manuais estéticas de prevenção, revitalização e manutenção aplicadas nas áreas faciais e corporais. Aplicação dos conhecimentos teórico-práticos adquiridos pelos discentes durante o curso, favorecendo o desenvolvimento de habilidades técnico-científicas, permitindo uma melhor qualificação profissional, integrando a Universidade com a sociedade.

PROJETO MULTIPROFISSIONAL
Carga Horária: 80
Ementa: aborda e integra os temas introduzidos no período, utilizando como tema central as técnicas estéticas manuais faciais e corporais.

TÉCNICAS CORPORAIS MANUAIS
Carga Horária: 120
Ementa: integra conhecimentos histológicos, anatômicos, fisiológicos, bioquímicos e imunológicos da pele presente na região corporal. Do mesmo modo, apresenta as técnicas e protocolos específicos para prevenção e tratamento de alterações e disfunções estéticas corporais, relacionando os conhecimentos fisiopatológicos das mesmas às técnicas manuais disponíveis nessa área.

5º Período

MÓDULO DE FORMAÇÃO CIDADÃ I
Carga Horária: 80
Ementa: aborda as questões fundamentais relativas à inclusão social e ao protagonismo dos movimentos sociais nos termos da formação cidadã e humanista, articuladas aos eixos estético-somático, conhecimento compreensivo e práticas interativas. Estuda os métodos filosóficos e teorias do conhecimento, sendo a Ética um tema filosófico articulado ao pensamento crítico. A temática da Cidadania, por sua vez, contempla as questões pertinentes à práxis transformadora e a cidadania ativa a partir de diferentes campos do saber. O desenvolvimento do módulo respeita as especificidades dos cursos, vinculando as discussões à formação geral por meio das temáticas optativas, dentre as quais estão a educação das relações étnico raciais, os direitos humanos, a inclusão e a Libras.

PRÁTICA EM TÉCNICAS ESTÉTICAS INSTRUMENTAIS
Carga Horária: 80
Ementa: desenvolve habilidades práticas de maneira multidisciplinar em relação à anamnese facial e corporal, técnicas instrumentais estéticas de prevenção, revitalização e manutenção aplicadas nas áreas faciais e corporais. Aplicação dos conhecimentos teórico-práticos adquiridos pelos discentes durante o curso, favorecendo o desenvolvimento de habilidades técnico-científicas, permitindo uma melhor qualificação profissional, integrando a Universidade com a sociedade.

PROJETO MULTIPROFISSIONAL
Carga Horária: 80
Ementa: aborda e integra os temas introduzidos no período, utilizando como tema central as técnicas estéticas instrumentais faciais e corporais.

TÉCNICAS CORPORAIS INSTRUMENTAIS
Carga Horária: 80
Ementa: integra conhecimentos histológicos, anatômicos, fisiológicos, bioquímicos e imunológicos da pele presente na região corporal. Apresenta as técnicas e protocolos específicos para prevenção e tratamento de alterações e disfunções estéticas corporais, relacionando os conhecimentos fisiopatológicos das mesmas às técnicas instrumentais disponíveis nessa área. Do mesmo modo, trabalha aspectos físicos e fundamentos para a aplicação e funcionamento dos equipamentos utilizados nos procedimentos em Estética corporal.

TÉCNICAS FACIAIS INSTRUMENTAIS
Carga Horária: 80
Ementa: integra conhecimentos histológicos, anatômicos, fisiológicos, bioquímicos e imunológicos da pele presente na região facial. Apresenta as técnicas e protocolos específicos para prevenção e tratamento de alterações e disfunções estéticas faciais, relacionando os conhecimentos fisiopatológicos das mesmas às técnicas instrumentais disponíveis nessa área.
Do mesmo modo, trabalha aspectos físicos e fundamentos para a aplicação e funcionamento dos equipamentos utilizados nos procedimentos em estética facial.

Currículo 5

1º Período

ESTÉTICA E NUTRICOSMÉTICOS
Carga Horária: 80
Ementa: aborda noções da importância da alimentação na manutenção da beleza e da saúde da pele. Estuda os produtos nutricionais empregados no tratamento cosmético e estético.

ESTÉTICA PRÉ E PÓS-CIRÚRGICA
Carga Horária: 160
Ementa: estuda fundamentos anatômicos, bioquímicos, fisiológicos e terapêuticos das principais técnicas estética pré e pós/cirurgias.

GESTÃO E MARKETING DE CLÍNICAS ESTÉTICAS
Carga Horária: 80
Ementa: estuda a gestão em serviços de estética e cosmetologia, a importância socioeconômica do empreendedorismo, as características do empreendedor de sucesso. Aborda a função de marketing no processo gerencial e suas inter-relações com outras áreas. Comportamento do consumidor. Estruturação do mercado, planejamento de produto, orçamento, promoção, canais e pesquisa de mercado.

PROJETO MULTIPROFISSIONAL
Carga Horária: 80
Ementa: aborda e integra os temas introduzidos no período, utilizando como tema central as temáticas abordadas durante o período.

2º Período

COSMETOLOGIA APLICADA À FACE
Carga Horária: 120
Ementa: aborda e integra temas sobre estrutura, funções das moléculas e biomoléculas aplicadas na cosmética, denominação INCI, composição e manipulação básica das bases cosméticas. Estuda as vias de permeação cutânea, fatores interferentes na permeação, a adequação dos tipos de pele às formas cosméticas existentes e legislações sanitárias afins.

HISTÓRIA E ÉTICA PROFISSIONAL
Carga Horária: 80
Ementa: compreende o estudo sobre a história da evolução da estética no Brasil e no mundo, sua organização e prática. Aborda princípios éticos e socioambientais no cenário profissional, sobretudo no que diz respeito às áreas de atuação do esteticista e da cosmetologia.

PROJETO MULTIPROFISSIONAL
Carga Horária: 80
Ementa: aborda e integra os temas introduzidos no período, utilizando como tema central a pele, os produtos cosméticos, a função de seus componentes e formas de aplicação.

TÉCNICAS FACIAIS MANUAIS
Carga Horária: 120
Ementa: integra conhecimentos histológicos, anatômicos, fisiológicos, bioquímicos e imunológicos da pele presente na região facial. Discute os princípios da semiologia da pele da face, a propedêutica diagnóstica das lesões cutâneas, exame físico da pele, biotipos cutâneos. Aborda temas relacionados ao sistema melânico, alterações dos melanócitos e aparelhos para avaliação da pele. Do mesmo modo, estuda técnicas estéticas faciais manuais de limpeza, revitalização e tratamento.

3º Período

COSMETOLOGIA APLICADA AO CORPO
Carga Horária: 120
Ementa: aborda o estudo de químico dos ativos cosméticos e seus mecanismos de ação, incluindo o desenvolvimento de novos produtos, novas formas de apresentação, preparo e/ou produção, estabilidade, acondicionamento e avaliação de segurança e eficácia in vivo e in vitro.

PRÁTICA EM TÉCNICAS ESTÉTICAS DE SPA E TERAPIAS ALTERNATIVAS
Carga Horária: 80
Ementa: desenvolve habilidades práticas de maneira multidisciplinar em relação à as técnicas de Spa e terapias alternativas. Aplicação dos conhecimentos teórico-práticos adquiridos pelos discentes durante o curso, favorecendo o desenvolvimento de habilidades técnico-científicas, permitindo uma melhor qualificação profissional, integrando a Universidade com a sociedade.

PROJETO MULTIPROFISSIONAL
Carga Horária: 80
Ementa: aborda e integra os temas introduzidos no período, utilizando como tema central as técnicas estéticas manuais faciais e corporais.

TÉCNICAS CORPORAIS MANUAIS
Carga Horária: 120
Ementa: integra conhecimentos histológicos, anatômicos, fisiológicos, bioquímicos e imunológicos da pele presente na região corporal. Do mesmo modo, apresenta as técnicas e protocolos específicos para prevenção e tratamento de alterações e disfunções estéticas corporais, relacionando os conhecimentos fisiopatológicos das mesmas às técnicas manuais disponíveis nessa área.

4º Período

MÓDULO DE FORMAÇÃO CIDADÃ I
Carga Horária: 80
Ementa: aborda as questões fundamentais relativas à inclusão social e ao protagonismo dos movimentos sociais nos termos da formação cidadã e humanista, articuladas aos eixos estético-somático, conhecimento compreensivo e práticas interativas. Estuda os métodos filosóficos e teorias do conhecimento, sendo a Ética um tema filosófico articulado ao pensamento crítico. A temática da Cidadania, por sua vez, contempla as questões pertinentes à práxis transformadora e a cidadania ativa a partir de diferentes campos do saber. O desenvolvimento do módulo respeita as especificidades dos cursos, vinculando as discussões à formação geral por meio das temáticas optativas, dentre as quais estão a educação das relações étnico raciais, os direitos humanos, a inclusão e a Libras.

PRÁTICA EM ESTÉTICA DE PELE E TÉCNICAS CORPORAIS
Carga Horária: 80
Ementa: desenvolve habilidades práticas de maneira multidisciplinar em relação a anamnese facial e corporal, técnicas manuais estéticas de prevenção, revitalização e manutenção aplicadas nas áreas faciais e corporais. Aplicação dos conhecimentos teórico-práticos adquiridos pelos discentes durante o curso, favorecendo o desenvolvimento de habilidades técnico-científicas, permitindo uma melhor qualificação profissional, integrando a Universidade com a sociedade.

PROJETO MULTIPROFISSIONAL
Carga Horária: 80
Ementa: aborda e integra os temas introduzidos no período, utilizando como tema central as técnicas estéticas instrumentais faciais e corporais.

TÉCNICAS CORPORAIS INSTRUMENTAIS
Carga Horária: 80
Ementa: integra conhecimentos histológicos, anatômicos, fisiológicos, bioquímicos e imunológicos da pele presente na região corporal. Apresenta as técnicas e protocolos específicos para prevenção e tratamento de alterações e disfunções estéticas corporais, relacionando os conhecimentos fisiopatológicos das mesmas às técnicas instrumentais disponíveis nessa área. Do mesmo modo, trabalha aspectos físicos e fundamentos para a aplicação e funcionamento dos equipamentos utilizados nos procedimentos em Estética corporal.

TÉCNICAS FACIAIS INSTRUMENTAIS
Carga Horária: 80
Ementa: integra conhecimentos histológicos, anatômicos, fisiológicos, bioquímicos e imunológicos da pele presente na região facial. Apresenta as técnicas e protocolos específicos para prevenção e tratamento de alterações e disfunções estéticas faciais, relacionando os conhecimentos fisiopatológicos das mesmas às técnicas instrumentais disponíveis nessa área. Do mesmo modo, trabalha aspectos físicos e fundamentos para a aplicação e funcionamento dos equipamentos utilizados nos procedimentos em estética facial.

5º Período

BELEZA ESTÉTICA CAPILAR
Carga Horária: 120
Ementa: aborda noções da estrutura bem como as patologias capilares. Estuda os tratamentos capilares, no âmbito da estética e da cosmetologia, enfocando os procedimentos estéticos corretivos e preventivos utilizados na assistência capilar. Aborda também os fundamentos para a utilização de equipamentos e produtos em estética capilar.

PRÁTICA EM TÉCNICAS ESTÉTICAS INSTRUMENTAIS
Carga Horária: 80
Ementa: desenvolve habilidades práticas de maneira multidisciplinar em relação à anamnese facial e corporal, técnicas instrumentais estéticas de prevenção, revitalização e manutenção aplicadas nas áreas faciais e corporais. Aplicação dos conhecimentos teórico-práticos adquiridos pelos discentes durante o curso, favorecendo o desenvolvimento de habilidades técnico-científicas, permitindo uma melhor qualificação profissional, integrando a Universidade com a sociedade.

PROJETO MULTIPROFISSIONAL
Carga Horária: 80
Ementa: aborda e integra os temas introduzidos no período, utilizando como tema central as terapias alternativas.

TERAPIAS ALTERNATIVAS
Carga Horária: 120
Ementa: estudo das terapias alternativas, bioenergéticas e reflexologia, com aprendizagem das técnicas correspondentes. Fundamentos de terapias chinesa, japonesa, noções de cromoterapia, aromaterapia, banhos medicinais, técnicas de relaxamento e meditação, além de outros recursos para promover a beleza e o bem-estar. 

Comunicar erros

SÁVIO BARBOSA - COORDENADOR

Minicurrículo


Receba informações de oferecimento deste curso

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: