Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Escola de Gestão e Direito / Startup Weekend / Metodista sedia Startup Weekend, 54 horas seguidas de inovação e tecnologia

Metodista sedia Startup Weekend, 54 horas seguidas de inovação e tecnologia

Inscrições estão abertas. É a primeira vez que o evento internacional vem ao ABC


banner.jpg

Pela primeira vez o Grande ABC receberá uma edição da Startup Weekend e o palco para esse que é considerado o maior evento da área no mundo será a Universidade Metodista. Um final de semana inteiro -- dias 30 e 31 de janeiro e 1º de fevereiro próximos – será dedicado à inovação e ao empreendedorismo. O objetivo é criar em 54 horas uma startup, como são chamadas as empresas iniciantes de tecnologia. A promoção é da UP Global e Google Entrepreneurs.

startup-weekend.jpg

“Trata-se do maior evento de fomento ao empreendedorismo no planeta. Empresas globais como Easy Taxi, Waze, Alfred e outras saíram de encontros como esse. São empresas que, como startups de sucesso, hoje são empreendimentos reais, inclusive multinacionais”, comenta Fulvio Cristofoli, diretor da Faculdade de Gestão e Serviços (Fages) da Metodista.
 

O encontro será realizado no campus Vergueiro da instituição e reunirá participantes, mentores e palestrantes, num total de 150 pessoas. As inscrições já estão abertas pelo http://www.up.co/communities/brazil/abc/startup-weekend/5204. São aguardadas pelo menos 125 ideias de empreendedorismo digital. Durante o final de semana, haverá troca de ideias, criação de modelos de negócios e apresentação a uma banca examinadora.

Por onde começar?

Qualquer pessoa pode expor um projeto de startup. Segundo os organizadores, podem participar basicamente todos que têm desejo de empreender ou conhecer e se aprofundar no mundo do empreendedorismo digital e não sabem por onde começar.

Na sexta-feira os participantes fazem um pitch (exposição) das ideias direto no palco e cerca de 10 melhores são escolhidas por meio de votação deles mesmos. “Não é obrigatório ter uma ideia e fazer um pitch. Só faz quem está a fim e tem algo para mostrar”, diz Luiz Candreva, da equipe organizadora.
 

Com os grupos formados, o final da sexta-feira e o sábado inteiro são dedicados à consolidação dos projetos. Com suporte de mentores e uso de metodologias de desenvolvimento de negócios atuais e ágeis, cada equipe aprenderá a validar ideias, elaborar modelos de negócios e construir protótipos.

O domingo é dedicado a retoques finais. Também com a retaguarda de mentores, cada grupo elabora um pitch de até 5 minutos que será apresentado a uma banca de jurados composta de empreendedores, gestores de aceleradoras de startups e investidores.

Entre os jurados estão Rogério Tamassia, diretor executivo da Abril Plug and Play, e Geraldo Santos, sócio da DEMO BRASIL. Entre mentores e treinadores estarão Luiz Candreva, CEO do ezPark, Camila Achutti, engenheira de software da ONG americana Iridescent, Flavio Estevam, da StartupMS e Namoro Fake, Lucas Almeida CEO do CachorroGato, e Roberta Fernandes, da Easy Taxi.

Conheça mais no vídeo abaixo. 



Mais de 8 mil criações
A Startup Weekend já ocorreu em mais de 500 cidades no mundo em cerca de 130 países, atraindo desde 2007 mais de 45 mil participantes. Segundo os promotores, mais de 8 mil startups foram criadas nesse período. Os participantes são divididos em três categorias: empreendedores ou não técnicos, desenvolvedores e designers. 

“Não há faixa de idade nem existem temas delimitados. A única restrição é que se crie um business de natureza digital para que possa ser escalável (tenha escala de produção e/ou serviço)”, orienta Luiz Candreva, da equipe organizadora.

Não há, por regra global do evento, premiações em dinheiro. Os prêmios são, na verdade, possibilidades de levar as empresas recém-criadas ao crescimento e evolução, como descontos em espaços de coworking, planos de hospedagem virtual cortesia, acesso a mentores, descontos em redes de anúncios e vagas para apresentação de pitch em eventos importantes de empreendedorismo.

As inscrições estarão abertas até 30 de janeiro às 17h (duas horas antes do início do evento), mas podem se esgotar antes dessa data, pois as adesões são online e do Brasil inteiro. 

startup-weekend2.jpg“O principal objetivo é oferecer um espaço regado de mentorias e metodologias para que alunos e membros da comunidade da região possam aprender a colocar suas ideias em prática, a transformá-las efetivamente em negócios. Isso fomenta o empreendedorismo e instrui a base da pirâmide, geralmente esquecida”, acrescenta professor Fulvio Cristofoli, que busca também desenvolver na Faculdade de Gestão e Serviços da Metodista clima de empreendedorismo e de ambiente integrador com a comunidade. “Queremos evidenciar nosso posicionamento como instituição ativadora de empreendedorismo”, acrescenta.
Segundo os organizadores, grupos de três ou mais pessoas que se inscreverem juntos têm condições especiais.

 

Startup Weekend ABC
Data: 30 e 31 de janeiro e 1º. De fevereiro de 2015
Horário: das 18h30 de 30/01 às 21h de 1º/02
Local: Universidade Metodista, campus Vergueiro. Av. Senador Vergueiro, 1301, Jardim do Mar, São Bernardo do Campo
Taxas: R$ 82,50 a R$ 110
Mais informações:

Veja como foi o evento:

 

Comunicar erros

PÓS-GRADUAÇÃO
PUBLICAÇÕES