Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2017 / Festo ministrará módulos de indústria 4.0 na Escola de Engenharias e TI

Festo ministrará módulos de indústria 4.0 na Escola de Engenharias e TI

Cooperação prevê complementação entre instrutores e metodologias de ensino

17/11/2017 16h25 - última modificação 21/11/2017 11h30

Representantes da Festo e da Metodista assinam termo de cooperação que entra em vigor em 2018

Líder mundial em tecnologia de automação, a Festo vai estreitar a parceria que mantém há 10 anos com a Universidade Metodista de São Paulo e se integrar em 2018 em novo projeto educacional junto à Escola de Engenharias, Tecnologia e Informação nas áreas de controle e automação. A ênfase será em conteúdos ligados à indústria 4.0, para que alunos  sejam mais bem preparados para enfrentar desafios da área já durante a formação teórica em aula e vivências práticas.

Para discutir os próximos passos do projeto, o reitor Paulo Borges Campos Jr. e o diretor da EETI, professor Carlos Eduardo Santi, receberam dia 14 de novembro último o diretor da Festo Didactic, Victor Teles. A parceria prevê complementar as expertises de instrutores, equipes didáticas e metodologias de ensino da Metodista e da Festo com o que há de mais atualizado sobre a 4ª onda industrial, que aplica à manufatura as principais inovações em automação, controle e tecnologia da informação a partir de sistemas cyber-físicos, internet das coisas e internet dos serviços em busca de linhas de produção cada vez mais eficientes, autônomas e customizáveis.

“Os cursos de Engenharia da Produção e Automação Industrial já contam com módulos da Festo na estrutura curricular. Vamos usar a inteligência dos dois parceiros dentro da Metodista e inserir elementos inovadores em outros cursos”, afirma professor Carlos Santi, reforçado pelo reitor Paulo Borges: “É uma aproximação academia-empresa que nos trará a vivência da tecnologia 4.0 por meio da Festo”.

Líder em treinamento

Fundada na Alemanha em 1925, a Festo atua em 176 países e emprega 18,8 mil pessoas mundialmente. No Brasil, está localizada na cidade de São Paulo com parque fabril de 43 mil m², um dos maiores fora da Alemanha e que, além de atender o mercado interno, exporta produtos para outras filiais, inclusive à matriz.

A área Didactic da multinacional, com treinamentos e consultorias, atende universidades e empresas. A marca é líder também em qualificação profissional voltada para a indústria, nas áreas de automação de processos e manufatura, além de estar no topo em desempenho no treinamento industrial e programas de ensino. Com isso, oferece sistemas e laboratórios para instalação de cursos, consultoria e treinamentos na área, informa seu portfólio institucional.

“Atuamos em mais de 30 segmentos industriais, desde automotivo até eletrônico e alimentício. Com o novo curso os alunos vão pegar um atalho para experimentar na prática o que há de novo em tecnologia nessas indústrias. Vamos trazer situações reais da Festo para que compreendam as novas temáticas”, explicou o diretor Didactic da multinacional alemã Victor Teles.

Também estiveram na solenidade de assinatura a coordenadora de Graduação e Extensão, professora Alessandra Zambone, o executivo Sergio Marcus Nogueira Tavares, da Reitoria Metodista, e a coordenadora do Departamento Jurídico, Juliana Ferreira de Morais.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , , , , , ,
X