Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Escola de Engenharias, Tecnologia e Informação / Notícias / Com tração nas quatro rodas, Autobot vence 12º Sumô de Robôs

Com tração nas quatro rodas, Autobot vence 12º Sumô de Robôs

Dispositivo também foi projetado com rampa de ataque e placa de controle

07/12/2017 19h55 - última modificação 07/12/2017 19h53

Quatro equipes disputaram a edição 2017 do Sumô de Robôs

Construído sob princípios de sustentabilidade, com componentes de material reaproveitável, e também para ser um verdadeiro robô de combate a partir de tração nas quatro rodas, o Autobot foi o campeão do 12º Sumô de Robôs da Universidade Metodista de São Paulo na noite de 6 de dezembro. A competição reuniu quatro equipes de 1º e 2º semestres da Escola de Engenharias e TI e é uma atividade que agrega conhecimentos na área de Automação e Controle.

O campeão despontou como favorito desde o início, pois era o que tinha maior peso dentro das especificações de conter até 3 quilos e medir 20 cm por 20 cm. O 2º colocado, Gigante de Aço, chegou com 2,88 quilos; o 3º lugar, REC 1.0, tinha 2,92 quilos; e o 4º colocado, Otem Repus, disputou com ligeiros 878 gramas.

Coordenador da competição, professor Mário Boaratti apreciou a qualidade dos robôs, explicando que, por serem turmas iniciantes, puderam usar cabo manual em lugar de controle remoto utilizados em dispositivos mais avançados. Mas as demais exigências da disputa foram mantidas. A disputa ocorre a cada semestre e se dá em duas modalidades: robô com eletrônica embarcada e controle por rádio frequência (rádio controle) ou robô com eletrônica embarcada e controle por cabo. Não é permitida a divisão do dispositivo (multirobôs).

Cada partida tem três rounds de 90 segundos. Vence o robô que empurrar o oponente para o exterior de uma arena. Em caso de empate, o robô com menor número de advertências, menor peso (massa) e menor altura leva a taça. "Além de tração nas 4 rodas, introduzimos uma rampa de ataque e uma placa de controle projetada para dar mais agilidade em movimentos como fazer curvas”, explicou Adriano Santos, um dos alunos do grupo vencedor, que se inspirou em vídeos de competição para planejar o Autobot.

Assista ao vídeo e veja imagens da luta:

Sumô de Robôs Metodista

 

Veja as equipes competidoras:

 

FELIPE DE ALMEIDA REC 1.0
LUCIANO SANTOS DE LIMA  
MATHEUS DA COSTA PORTO  
MATHEUS SILVA DE OLIVEIRA  
MAURICIO KERR DE MELO  
RAFAEL TELLES FLAMINO  
ADRIANO SANTOS AUTOBOT
DANIEL SIQUEIRA DE OLIVEIRA  
GUSTAVO AYALA DE BRITO  
VICTOR VASSALLO FERNANDES  
GUILHERME AUGUSTO COLOGNEZI CAETANO    
DANIEL COSTA E SILVA GIGANTE DE AÇO
DIEGO KAUAN LUCIANO  
DOUGLAS VIANA DA SILVA  
GABRIEL REIS ARAUJO  
AUGUSTO DE SOUZA PINHEIRO Otem Repus
CELIO OLIVEIRA PEREIRA  
DIEGO DA SILVA MARTINS  
RODRIGO PELUCI FREITAS  
Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , , , , , , ,
PÓS-GRADUAÇÃO