Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Escola de Comunicação, Educação e Humanidades / Notícias / Simpósio Documentários, Livros e Resistência debate comunicação e democracia

Simpósio Documentários, Livros e Resistência debate comunicação e democracia

Evento será realizado no dia 1º de novembro no Campus Rudge Ramos

29/09/2016 14h55 - última modificação 25/10/2016 11h33

O Programa de Pós-graduação em Comunicação (Póscom) e o curso de Jornalismo da Metodista promovem no dia 1º de novembro de 2016 o Simpósio “Documentários, livros e resistência”. Realizado em duas sessões, no período matutino e noturno, o evento será realizado no Auditório do Edifício Capa, localizado no Campus Rudge Ramos.

A abertura do simpósio será feita pelo professor Nicanor Lopes, diretor da Escola de Comunicação, Educação e Humanidades, e por Rodolfo Martino, coordenador do curso de Jornalismo. As sessões terão como foco a antologia “Comunicação e Democracia no Brasil: 50 anos do golpe de 1964”, escrita por professores da Metodista.

A primeira sessão, às 7h30, terá a apresentação do professor José Salvador Faro. Já a segunda, às 19h30, da coordenadora do Póscom, Marli dos Santos. Nos dois períodos, as exposições serão feitas por pesquisadores titulados no Póscom, que trabalharam em suas investigações com objetos relacionados à produção de livros e documentários que falam sobre a formação da consciência política do público e como instrumento de conhecimento da realidade, são eles: Ana Caroline de Castro, com análise da obra “Livros e subversão: seis estudos”, em especial do capítulo de sua autoria; e Marcos Corrêa, com análise do livro “Filmar operários, registro e ação política de cineastas durante a ditadura militar no Brasil”.

O encontro tem como objetivo analisar as interações políticas permitidas por documentários e livros que tratam de questões da atualidade brasileira, de forma a estimular entre os alunos um olhar abrangente sobre os conflitos sociais e políticos que nos envolvem em várias dimensões, das pessoais as profissionais. A atividade é essencial à formação intelectual dos estudantes e uma oportunidade para que os professores estimulem o debate sobre as práticas da análise nos processos de comunicação.

Para os alunos de graduação, a participação no evento contará como crédito em atividades complementares.

Simpósio Documentários, Livros e Resistência
Data: 1º de novembro de 2016
Horário: 7h30 e 19h30
Local: Auditório do Edifício Capa – Campus Rudge Ramos (Rua Alfeu Tavares, 149, Rudge Ramos. São Bernardo do Campo, SP).

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , ,
SOBRE A ESCOLA