Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Escola de Comunicação, Educação e Humanidades / Notícias / No topo dos rankings, cursos de Comunicação da Metodista completam 45 anos

No topo dos rankings, cursos de Comunicação da Metodista completam 45 anos

Publicidade, Jornalismo e Relações Públicas são os mais antigos da área

05/10/2017 14h50

Sempre bem posicionados nos principais rankings universitários, os cursos de Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda da Universidade Metodista de São Paulo completam 45 anos neste 2017 colecionando centenas de ex-alunos com atuação nas principais mídias e agências do País.

Entre outros títulos, a Metodista foi eleita sete vezes pelo prestigiado Guia do Estudante, da Editora Abril, como a melhor universidade de Comunicação particular do Brasil, sempre com pontuações máximas de 4 e 5 estrelas. No Ranking Universitário Folha (RUF) deste ano, a Metodista foi considerada a melhor universidade particular do ABC paulista e a 12º em todo o País em Comunicação.

Para celebrar estas e outras conquistas, a instituição promove nos próximos dias 17 e 18 de outubro o tradicional Prêmio Destaque, destinado a alunos de Comunicação que receberam as notas mais altas nos Projetos Integrados e Experimentais e TCCs (Trabalhos de Conclusão de Curso). O evento deste ano reconhece os melhores trabalhos de 2016.

Para o coordenador do curso de Jornalismo, professor Rodolfo Carlos Martino, a relevância do padrão Metodista de ensino está no fato de o professor “passar o bastão do conhecimento” para o aluno. “A formação é feita com base no ‘jeito Metô’ de ser. Temos docentes muito qualificados e com experiências diversas, o que expande o conhecimento dos nossos graduandos”, diz, acrescentando: “Vai além das pessoas, é uma marca”.

A tradição da Comunicação Metodista se destaca quando o assunto é agilidade, dinâmica e atualidade, oferecendo aos alunos bagagem de conhecimento social, cultural e técnico sempre inteirada com as necessidades do mercado. O coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, professor Fernando Ferreira de Almeida, considera que o principal desafio é formar alunos não só em suas áreas de escolha mas também como cidadão. “O papel fundamental da universidade é a formação crítica do profissional, tanto que os alunos fazem pesquisas durante as aulas para saber o que é certo ou errado, e o porquê disso. A responsabilidade é a marca da Metodista”, afirma.

Coordenador do curso de Relações Públicas, professor Paulo Ferreira conta que antes de tornar-se docente na Metodista dirigia uma prestadora de serviços na área de RP e passou a receber alunos como estagiários em sua empresa. "No processo seletivo para estágio sempre tive alunos Metodista. Então, sempre vi a universidade como lugar sério".

A qualidade dos cursos Metodista reflete os investimentos contínuos em infraestrutura e capacidade tecnológica. Em Jornalismo destacam-se a Redação Multimídia e parcerias com veículos campeões de audiência e credibilidade, como a rádio CBN. Além disso, os estudantes aprendem na prática por meio do jornal impresso Rudge Ramos, com mais de 30 anos de circulação, e do RR On-Line, com mais de 1 milhão de acessos.

Outro ponto alto é a Agência de Comunicação Integrada AGiCOM, que possibilita aos alunos a oportunidade de estagiar em todas as áreas da comunicação, em diversos núcleos. Eles são responsáveis pela organização, cobertura e planejamento de eventos, bem como por campanhas publicitárias e promocionais, criação, pesquisa, produção gráfica, audiovisual e planejamento de comunicação e marketing.

Prêmios

São muitas as conquistas dos cursos de Comunicação evidenciadas por meio dos estudantes. No Jornalismo, por exemplo, Bruna Penilhas, Daniel Generalli, Juliana Frezarin e Lucas Alencar conquistaram neste ano o prêmio de Melhor TCC no Troféu HQMIX de Histórias em Quadrinhos. Em Relações Públicas, Janaína Rodrigues Rocha e Jenifer de Sousa Fernandes venceram, no ano passado, o 7° Prêmio Universitário Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), que tinha como desafio o tema “O poder da nuvem: soluções, serviços e cultura SAP”.

Já na Publicidade e Propaganda a Metodista conquistou este ano os primeiros prêmios no Intercom Sudeste nas categorias “Publicidade em outros meios” e “Anúncio impresso”. A Intercom é considerada a principal entidade de comunicação do País. Os estudantes Abner Henrique Dias, Fernanda Paes, Jessyca Agustino, Karoline Borges e Robson Miguel criaram a campanha “Campeões além do tatame” para a ONG Pequeno Samurai, que ensina Morganti Jiu-jitsu a crianças carentes.A iniciativa foi escolhida como a melhor na categoria “Publicidade em outros meios” de mobiliário urbano, anúncio em ponto de ônibus.

Já a Agência Trivium e suas integrantes Carolinne Cachoeira e Desirree Vitoriano desenvolveram campanha para incentivar alunos e funcionários da Metodista à reciclagem de celulares e 250 dispositivos foram recolhidos e encaminhados à Coopermiti, uma cooperativa sem fins lucrativos. Conquistou o prêmio de melhor “Anúncio impresso”.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , , , , ,
SOBRE A ESCOLA