Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Escola de Comunicação, Educação e Humanidades / Notícias / Ex-aluna à frente da Associação Paulista de Imprensa promove “Ecos da Lírica Negra”

Ex-aluna à frente da Associação Paulista de Imprensa promove “Ecos da Lírica Negra”

Evento gratuito em 30 de novembro celebra a passagem neste mês do Dia da Consciência Negra

01/11/2017 20h30 - última modificação 01/11/2017 20h30

Soprano Cyrene Paparotti é uma das atrações (Foto Divulgação)

A Associação Paulista de Imprensa promove em 30 de novembro próximo o recital “Ecos da Lírica Negra”, evento aberto à comunidade que será apresentado pela soprano Cyrene Paparotti, acompanhada ao piano por Michiko Miyajima. O encontro lembra o Dia da Consciência Negra, que no Brasil é celebrado em 20 de novembro.

“Queremos ressaltar por meio da música, que é uma das maiores contribuições do povo negro ao mundo, a importância de se viver a diversidade na construção de nações mais equilibradas, com uma vida local que gere ecos de harmonia e desenvolvimento amplo, seja humano seja tecnológico”, afirma a diretora da API, jornalista e poetisa Rose Campos, ex-aluna de Jornalismo da Universidade Metodista de São Paulo.

O recital será composto de duas partes. Na primeira haverá apresentação de canções de câmara brasileira incluindo compositores como Lorenzo Fernandez, Ernani Braga, Francisco Mignone e Marlos Nobre, além dos amazônicos Waldemar Henrique e Atino Pimenta. Todos focalizam o populário negro, mesclando folclore, cantos primitivos e ritmos sincopados à estética erudita e à poesia nacional.

Na segunda parte haverá apresentação da ária operística Summertime, escrita pelo compositor George Gershwin em parceria com o escritor DuBose Heyward. Na sequência, serão exibidos os mais conhecidos Negro Spirituals, canções de cunho religioso originadas entre negros escravizados no sul dos Estados Unidos. Deste gênero derivam o jazz, o blues e o gospel.

“Ecos da Lírica Negra também ocorre em um momento importante da sociedade brasileira, que necessita, com discernimento, ritmo e harmonia, ouvir seus ecos, para assim identificar e apreciar os cantos que brotam da união com liberdade’, enfatiza a organizadora Rose Campos.

A Associação Paulista de Imprensa foi criada em 1933 destinada a unir empresários e jornalistas na defesa dos interesses da área, após mais de 100 anos da atividade de imprensa. Sua primeira diretoria reuniu nomes como Alberto Siqueira Reis, Assis Chateaubriand, Sud Mennucci, Galeão Coutinho, Ruy Nogueira Martins, Pedro de Souza, Manuel Carlos Figueiredo Ferraz e Cândido Mota Filho. Formada na turma de 1982 do Jornalismo da Metodista, Rose Campos responde atualmente na API pela diretoria de Meio Ambiente Sustentável.

Saiba mais sobre a soprano paulistana Cyrene Paparotti: iniciou carreira vencendo o concurso Jovens Concertistas Brasileiros em 1987 no Rio de Janeiro, quando aluna da FASM (Faculdade Santa Marcelina) em São Paulo. Prosseguiu os estudos na França e nos EUA com Anna Mofo e Bissy Roman. Em 1992, ganhou o prêmio Lalita Salazar na Pensilvânia, nos EUA. Como recitalista, apresentou-se nas principais salas do Brasil (Teatro Municipal do Rio de Janeiro e São Paulo, Sala Cecília Meirelles-RJ, Palácio das Artes-BH), de Nova York (Carnegie Hall, Merkin Hall) e em toda a Itália. Neste 2017, nas comemorações da Reforma Protestante, é solista na Cantata da Reforma de Bach e Lobegesange de Mendelssohn, sob regência de Lutero Rodrigues com orquestra da UNESP. Atualmente é preparadora vocal do Coro Universitário do Instituto Mackenzie e professora de Canto no Music Center.

Saiba mais sobre a pianista Michiko Miyajima: nasceu em Kanagawa, no Japão, e desde 1995 reside no Brasil. Pianista graduada pela Musashino Academia Musica de Tóquio, com diploma revalidado - Licenciatura em Educação Artística com Habilitação em Música - pela ECA/USP. Pós-graduou-se em “Capacitação docente em música brasileira” pela Universidade Anhembi Morumbi de São Paulo. No Japão trabalhou principalmente na área de Musicoterapia. Atualmente é professora de piano, regente Trabalha também intensamente como pianista colaboradora junto a vários corais, entre eles o Coral Feminino Nipo-brasileiro (sob regência de Teruo Yoshida). Como solista realizou vários recitais tanto no Japão quanto no Brasil.

Evento: “Ecos da Lírica Negra”
Data: 30 de Novembro às 19h30
Local: Auditório da Associação Paulista de Imprensa, Rua Álvares Machado, 22, Liberdade (SP)
Ingresso: gratuito (1 kg de alimento não perecível, que será revertido a famílias e entidades necessitadas)
Informações: ecosodmeio@hotmail.com, (11) 4115-7087

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , ,
SOBRE A ESCOLA
X