Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Escola de Comunicação, Educação e Humanidades / Notícias / Aula Magna debate experiências pedagógicas na Educação

Aula Magna debate experiências pedagógicas na Educação

Evento foi ministrado pela professora Maria Helena Negreiros, mestre pela Metodista

30/08/2018 16h10 - última modificação 31/08/2018 19h33

As experiências adquiridas em 30 anos vividos na rede pública de ensino foram contadas em livro pela professora Maria Helena Negreiros, que esteve à frente da aula magna abordando o título da obra "Experiências Pedagógicas de A a Z: incluindo reflexões e vivências sobre Educação Integral", neste 29 de agosto no Salão Nobre do campus Rudge Ramos. Falando para os cursos de licenciatura da Universidade Metodista de São Paulo, a mestre em Educação e em Ciências Humanas e Sociais levou a plateia a refletir sobre a superficialidade do ensino público nos dias de hoje, além de debater sobre o que pode ser feito para melhorar o cenário.

Segundo a professora, o atual sistema de ensino exige maior número de conteúdo e menor aperfeiçoamento ao tema. “Boa parte do que as pessoas fazem hoje é rápido e raso, porque tem que ter volume. Tenho a sensação de que temos pecado na falta de aprofundamento das coisas”, disse e complementou: “Creio no diálogo e no poder de afetar as pessoas por meio do discurso pautado e calçado na experiência. Sou do chão da escola pública, da escola difícil, da região adensada, periferia, que é o que maioria dos licenciandos vai encontrar”.

Para Maria Helena Negreiros, debater sobre o assunto é o primeiro passo para a melhoria do ensino. “Minha pretensão ousada é mobilizar um pouco a reflexão de uma experiência bem-feita. As escolas estão complexas demais, mas é possível fazer diferente. Quero provocar futuros professores a abraçarem uma causa, que é mobilizar e transformar a escola com o que temos”, contou a professora.

De acordo com o coordenador do curso de licenciatura em Pedagogia da Metodista, Ismael Forte Valentin, eventos como esse são planejados para adensar a experiência dos futuros professores. “Semestralmente, o curso de Pedagogia toma a iniciativa de oferecer aula magna que envolve todas as licenciaturas da universidade. É oportunidade de os licenciandos se reunirem para assistir palestras com temas sempre voltados à área da educação”, afirmou.

Saiba mais sobre a palestrante

Mestre em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC. Mestre em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo. Possui graduação em Pedagogia, com especialização em Psicopedagogia, Educação Especial e Gestão. Autora dos livros "Leitura e Lazer: uma alquimia possível" e "Experiências Pedagógicas de A a Z: incluindo reflexões e vivências sobre Educação Integral". Tem experiência na área de Educação com ênfase em Letramento e Alfabetização, Educação Inclusiva, Diversidade e Gestão Pública.

 

Confira mais fotos do evento:

Aula Magna - Experiências Pedagógicas de A a Z: incluindo reflexões e vivências sobre Educação Integral

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , , , , , ,
SOBRE A ESCOLA
X