Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Escola de Ciências Médicas e da Saúde / Notícias / Ciclo Psicanalítico debate Freud e teorias de Édipo, Psicose, Sonhos e Neurose

Ciclo Psicanalítico debate Freud e teorias de Édipo, Psicose, Sonhos e Neurose

Palestras são promovidas pelo curso de Psicologia e abertas a estudantes e interessados nos temas

22/03/2017 19h55 - última modificação 22/03/2017 21h00

Foto pixabay.com

Fundador da psicanálise, Freud volta ao centro dos estudos do curso de Psicologia da Universidade Metodista de São Paulo por meio do Ciclo Psicanalítico de Palestras 2017. Quatro encontros abordarão Complexo de Édipo, Psicose, Sonhos e Neurose. As palestras são gratuitas e abertas a estudantes da área em geral e interessados nos temas e ocorrerão no campus Planalto, em São Bernardo, sala 906, sempre das 18h às 19h15. A primeira está agendada para 28 de março próximo. Inscrições podem ser feitas no local.

Complexo de Édipo é formulação usada para explicar o desenvolvimento sexual infantil. O médico e neurologista Sigmund Freud entende o personagem Édipo (que mata o pai para casar-se com a mãe sem saber do parentesco) não somente como complexo nuclear das neuroses, mas também como ponto decisivo da sexualidade e do desenvolvimento humano. Também o tema Psicose será tratado sob perspectiva psicanalítica, com suas características e aspectos clínicos.

A palestra sobre Neurose remete de Freud aos tempos atuais, considerando circunstâncias culturais e de desenvolvimento que se contrapõem às exigências dos impulsos internos. Em Sonhos, haverá apresentação dos principais conceitos de Freud ligados à teoria do tema e sua importância para acesso aos conteúdos inconscientes da pessoa.

Veja a programação e os palestrantes:

28 de março, Complexo de Édipo, prof. Marilia Martins Vizzotto, doutora em Saúde Mental pela Unicamp e professor titular da Universidade Metodista.

4 de abril, Psicose, prof. Hilda Rosa Capelão Avoglia, doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP e professora titular da Universidade Metodista.

2 de maio, Sonhos, prof. Olímpia Rosa Noronha, mestre em Psicologia da Saúde pela Metodista, formação em Psicanálise pela Sociedade de Psicanálise de São Paulo e professora da Universidade Metodista.

16 de maio, Neurose, prof. Sueli Regina Gottochilich Rossini, doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo e docente na Universidade Paulista (Unip) na especialização Psicoterapia Psicanalítica-CEPSI. 

Ciclo Psicanalítico de Palestras
Quando: de 28/03 a 16/05 de 2017
Horário: das 18h às 19h15
Onde: campus Planalto da Universidade Metodista de São Paulo, rua Dom Jaime Câmara, 1000, São Bernardo (SP), sala 906
Inscrições: no local
Evento aberto ao público
Informações: (11) 4366-5356

 

 

 

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , ,
PÓS-GRADUAÇÃO