Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Engenharia de Produção / Módulos

Módulos

1º Período


Módulo:  Inovação e processos de aprendizagem
O aluno será estimulado na prática da leitura ativa, analítica e crítica de textos. Elementos de coesão, coerência e de nexo no período e no parágrafo. Expressão escrita: planejamento e produção de esquemas, e de resenhas críticas.
No âmbito da Inovação e Empreendedorismo, apresenta os conceitos de Princípios da Administração, Modelos de Organização, Organizações Profissionais, Organizações Sociais, Ética, Legislação Profissional, desenvolvendo ainda competências que possibilitam ao estudante identificar aspectos críticos de sucesso empresarial relacionado ao comportamento corporativo e empreendedor. Permite entender o papel da cultura, valores e criatividade no desenvolvimento da liderança e empreendedorismo. Apresenta técnicas de comunicação oral, de desenvolvimento e gerenciamento de equipes, com foco na mudança e adaptabilidade constante. Desenvolve conceitos, estruturas e modelos para elaboração de um plano de negócios, considerando aspectos do planejamento financeiro e de marketing.
Fornece ainda conceitos relacionados aos métodos e técnicas de estudo, envolvendo o processo de organização e desenvolvimento da pesquisa, modalidades e métodos de pesquisa, técnicas de coleta de dados e diretrizes e normas para apresentação dos trabalhos acadêmicos.

Módulo:  Economia, sociedade e meio ambiente
Oferece aos alunos um conjunto de informações e instrumentos de análise que lhes permitam a compreensão das relações entre economia, tecnologia, desenvolvimento, meio ambiente e competitividade no âmbito dos grandes paradigmas ambientais. Analisa a sustentabilidade na cultura moderna por meio da ciência social aplicada, buscando identificar como o conceito é empregado na política, economia e nas relações sociais. Apresenta conceitos de economia ambiental e ferramentas para inclusão da variável ambiental no processo de formulação e avaliação de políticas, planos, programas e projetos, por meio de Auditoria Ambiental e da implantação da ISO 14000.

Módulo:  Introdução à Engenharia
Apresenta ao aluno uma introdução à história da ciência e tecnologia. Estuda os conceitos da engenharia envolvendo: evolução da engenharia, regulamentação profissional e atribuições do engenheiro, áreas de atuação do engenheiro e fundamentos do projeto de engenharia. Apresenta também análises relacionadas à função social do engenheiro, bem como os princípios da ética na engenharia.
No âmbito da teoria de produtos processos e serviços, o módulo apresenta de forma ampla as fases de início, planejamento e controle da execução e encerramento de projetos de engenharia. Define o conceito de integrados, apresentando seus tipos, características e aplicações. Os temas são interligados pela definição de padrões que devem ser usados na elaboração de documentos técnicos e acadêmicos, bem como a apresentação das normas brasileiras específicas para este fim.

 

2º Período


Módulo:  Algoritmos, linguagem de programação e processos de negócio
Fornecer ao aluno noções de algoritmos e suas representações.  Desenvolver algoritmos estruturados e executar suas implementações em linguagem de programação estruturada. No âmbito de processos de negócios, o aluno será apresentado a conceitos detalhados de mapeamento de processos de negócios, bem como a uma linguagem e ferramenta de modelagem de processos. Haverá discussões sobre a importância do entendimento de processos de negócios frente à engenharia de software, principalmente em relação ao entendimento das necessidades de um cliente, considerando a existência de uma realidade dentro da empresa, prévia ao desenvolvimento.

Módulo:  Física Mecânica
Conceito de medição e sistemas de unidades. Algarismos significativos. Movimento retilíneo. Movimento em duas e três dimensões. Força e movimento. Leis de Newton. Forças de atrito. Trabalho e energia cinética. Conservação de energia. Sistemas de partículas e colisões. Dinâmica dos corpos rígidos. Experimentos em laboratório onde os fenômenos físicos são repetidos e estudados qualitativamente.

Módulo: Cálculo diferencial, geometria analítica e desenho técnico

  • Tema de cálculo diferencial: Conjuntos. Teoria geral de funções. Funções lineares e quadráticas. Função modular. Função Exponencial e Função Logarítmica. Limite. Continuidade. A derivada. Regras de derivação. Regra da Cadeia. Máximos e Mínimos. Aplicações de derivada.
  • Tema de geometria analítica: Coordenadas no plano e no espaço. Retas e vetores no plano. Vetores no espaço. A reta e o plano em R3. Coordenadas polares, esféricas e cilíndricas.
  • Tema de desenho técnico: definição do desenho como linguagem técnica de comunicação, conforme as normas estabelecidas pela ABNT. Normalização e classificação do desenho técnico. Técnicas fundamentais do traçado a mão, bem como os instrumentos de desenho e seu manejo. Construções geométricas usuais, cotagem e esboço técnico, escalas gráficas, projeções ortogonais, cortes e representações convencionais, perspectivas isométrica e cavaleira, também serão trabalhadas.

 

3º Período


Módulo:  Formação Cidadã
De responsabilidade do Núcleo de Formação Cidadã a disciplina deve: (a) dar conta do espírito universitário, ao articular as várias unidades de ensino da Universidade, evitando os isolamentos acadêmicos e científicos das faculdades; (b) manter o caráter universitário da reflexão em sua destinação crítica e questionadora; (c) trazer para discussão questões relativas à cidadania em sua dimensão filosófica e ética, principalmente, com vistas a assegurar a dimensão cidadã na formação acadêmica; (d) acentuar o espírito criativo no fazer e no pensar cujo benefício é uma percepção não fragmentada dos saberes e das práticas humanas. Sua composição varia a cada semestre letivo, considerando os temas da atualidade. Cada disciplina eletiva tem carga horária de 40h/a, seu cumprimento é obrigatório e podem ser escolhidas dentre as seguintes áreas: Atividades artístico-culturais, Ciência e Sociedade, Comunicação e Expressão, Expressão Corporal, Religião e Cultura, Seminários Temáticos Interdisciplinares e Práticas educativas. São oferecidas temáticas, incluindo LIBRAS, semestralmente.

Módulo:  Cálculo integral e álgebra linear
Tema Cálculo: Integrais. O teorema Fundamental do Cálculo. Áreas e Volumes. Teorema de L’Hopital e formas indeterminadas. Integrais impróprias
Tema Álgebra Linear: Matrizes. Determinantes. Sistemas Lineares. Espaços Vetoriais, subespaços vetoriais, base e dimensão. Transformações Lineares e aplicações.

Módulo:  Física térmica e ondulatória
Comportamento dos Fluidos; Oscilações; Ondas em meios elásticos e ondas sonoras; Noções de Termodinâmica; Propriedade térmica da matéria; Propriedades moleculares da matéria; Teria cinética dos gases e entropia. Experimentos em laboratório onde os fenômenos físicos são repetidos e estudados qualitativamente

4º Período


Módulo: Química inorgânica e orgânica
A partir dos processos físico-químicos naturais este módulo aborda a fundamentação teórica sobre os conceitos básicos da Química inorgânica, como ligações químicas, forças intermoleculares, reações químicas e acidez e basicidade dos compostos, auxiliando na compreensão da natureza da poluição e da contaminação da água, ar e solo, assim como na interação dos contaminantes com o ambiente. A Química Orgânica contempla as funções orgânicas presentes em inseticidas, solventes e compostos químicos, caracterizando a importância das propriedades físicas destes (solubilidade, polaridade) assim como métodos de identificação, separação e purificação. As aulas práticas capacitam o futuro profissional no manuseio de materiais e equipamentos de laboratório de análise ambiental, como também nos procedimentos de técnicas de amostragem, preparo de soluções, identificação de reações químicas e determinação das propriedades físicas dos compostos orgânicos. Os princípios das técnicas instrumentais (cromatografia, espectrofotometria, volumetria, gravimetria), capacitam o aluno para análise qualitativa e quantitativa da água, ar e solo.

Módulo:  Métodos e modelos matemáticos
Estatística: Séries estatísticas e representações gráficas; Média, Mediana, moda; Principais medidas de dispersão; Estatística Descritiva. Teoria elementar da probabilidade. Distribuições amostrais. Distribuições discreta de probabilidades: Binomial e Poisson. Distribuição contínua de probabilidades: Normal, t, F e a de Qui-Quadrado. Distribuições estatísticas. Testes de significância. Intervalo de confiança. Regressão e correlação linear simples; Introdução a variáveis aleatória.
Cálculo numérico: Noções básicas sobre erros. Raízes de funções reais. Resolução numérica de sistemas lineares e não lineares. Interpolação. Método dos Quadrados Mínimos. EDO: Equações diferenciais de primeira ordem. Equações diferenciais lineares de segunda ordem. Aplicações.

Módulo:  Física elétrica e ótica
Eletrostática; Lei de Coulomb; Campo elétrico; Potencial elétrico; Lei de Gauss para Campo elétrico; Dielétricos; Polarização; Capacitância e capacitores; Energia elétrica e densidade de energia; Corrente Elétrica; Resistência e Força eletromotriz; circuitos e instrumentos de corrente continua. Magnetostática; Campo magnético; devido à corrente elétrica; Lei de Biot-Savart; Força magnética sobre fios conduzindo corrente; Lei de Ampére; Campos variantes no tempo; Lei de Faraday; Força eletromotriz induzida. Natureza e propagação da luz, ótica geométrica, instrumentos de ótica e interferência.

5º Período


Módulo: Pesquisa operacional e matemática financeira
Introdução à pesquisa operacional e ao processo de modelagem. Modelos lineares de otimização. Programação linear. Método de resolução gráfica. Tipologia de problemas. O algoritmo Simplex. Dualidade. Análise de sensibilidade. Programação inteira, não linear e dinâmica. Juro e capitalização simples. Capitalização composta. Descontos simples. Prazo médio. Taxa média. Prazo comum. Série de pagamentos. Sistema de amortização. Método de avaliação do fluxo de caixa. Classificação das Taxas de Juros.

Módulo:  Fenômenos de transporte e teoria dos materiais
Análise de tensões. Esforços de tração, compressão e cortante. Flexão. Deformação linear e angular. Tensões na flexão. Deformação na flexão. Torção.
Classificação dos materiais utilizados na engenharia. Estrutura, propriedades e principais processos de obtenção de metais, polímeros e cerâmicas. Diagrama de fases. Noções de tratamentos térmicos. Quantidade de movimento, viscosidade, fluídos newtonianos. Hidrostática: equações gerais da fluidodinâmica: continuidade, movimento e energia. Camada limite. Escoamento em regime laminar e turbulento.
Equações da transferência  de calor e massa: condução, difusão, convecção e radiação. Conservação de massa e energia. Propriedades térmicas. Equação da difusão de calor e de massa e condições de contorno. Transferência de calor e massa em regime permanente. Introdução à transferência de calor e massa em regime transiente.

Módulo:  Introdução à Engenharia de Produção 
Fundamentos da Administração. Evolução da Teoria Geral da Administração. Funções da Administração. O Processo de Administração: Planejamento, Organização, Liderança, Controle. Comportamento organizacional. Compreensão das funções do administrador: planejamento, organização, coordenação, controle e liderança. A indústria e seu ambiente. Soluções emergentes. Introdução a sistemas de custos. Análise custo-volume-lucro. Custeio de produtos e conceito de custo pleno. Custeio baseado em atividades. Custeios relevantes em decisões especiais. Custos e decisões de preço. Gestão estratégica de custos.

6º Período


Módulo:  Planejamento do Produto
Conceituação, princípios e dimensões do planejamento. Fases e processo de planejamento. Estabelecimento de objetivos e metodologia. Visão geral do processo de desenvolvimento de produto, incluindo: conceito de processo de negócio e modelo de referência, desenvolvimento de produto como um processo; fases principais do processo de desenvolvimento de produto. Apresentação de um modelo de referência para desenvolvimento de produto. Apresentação das fases do processo de desenvolvimento de produto e realização do projeto. Descrição da fase de concepção (anteprojeto) incluindo estratégia de produto, gerenciamento da carteira de projetos e diretrizes de produto. Descrição da fase de conceituação, incluindo conceitos gerais de pesquisa de mercado, desdobramento da função qualidade (QFD), matriz de conceito de produto e viabilidade econômica de projeto. Descrição da fase de projeto do produto e processo, incluindo conceitos básicos e etapas de Projeto para Manufatura e Montagem (DMFA), aspectos humanos e Ergonomia em projeto de produto.
Curso FESTO: Criação de valor e os desperdícios nos processos administrativos; Princípios de aplicação dos processos administrativos enxutos; Identificação de deficiências nos processos já existentes com ajuda de ferramentas de análise; Estações de trabalho limpas e organizadas como base para o trabalho eficiente; Abordagens de otimização de processos administrativos e implementações práticas; Requisitos organizacionais para otimização bem sucedida de processos; Implementação imediata de melhorias e revisão dos conhecimentos adquiridos.

Módulo:  Administração e gerenciamento de recursos materiais
Evolução e conceitos de administração de materiais. Funções e objetivos da administração de materiais. Localização e alcance da administração dos materiais nas organizações. Armazenamento de materiais. Introdução à logística. Fontes de fornecimento. Organizações alternativas para compras. Fabricar ou comprar. Dimensionamento e Controle de Estoques. Administração de Almoxarifados. Normalização e qualidade. Cadeias de Suprimentos: definições, tipos; Planejamento da Demanda Logística; Gestão da cadeia de suprimento. Planejamento da Oferta Logística; Projeto da Rede Logística; Gestão de Estoques modais; Transporte; Coordenação da Rede Logística.

Módulo:  Automação de sistemas eletrônicos
Dispositivos semicondutores: diodos, transistores (Bipolares, FET e MOS), TRIAC, SCR, DIAC em pontes retificadoras e em amplificadores. Conceitos de circuitos lineares através de amplificadores operacionais em suas várias configurações. No laboratório de Eletrônica são realizadas medidas das grandezas elétricas estudadas bem como suas análises. Representação de informação na forma digital e sua minimização através da álgebra booleana. Conceitos da lógica digital e sua aplicação em circuitos lógicos combinacionais, multiplexadores e demultiplexadores. Mapa de Karnaugh. Flip-Flop. No laboratório de Eletrônica Digital são realizadas as análises lógicas e elétricas dos circuitos estudados. Introdução e definições gerais de controle de processos, bem como a evolução dos sistemas e classificação das estratégias para controle de processos. Malha de controle por realimentação; análise das características dinâmicas de processos industriais típicos; controle automático descontínuo com histerese e sem histerese; controle automático contínuo em malha aberta e malha fechada; métodos de sintonia de controladores, bem como a estrutura de controladores PID. No laboratório são realizadas montagens práticas de sistemas eletropneumáticos comandados por controladores lógicos programáveis (CLP), com componentes reais, em unidades de treinamento especialmente desenvolvidas, visando a integração de equipamentos hidráulicos com sistemas de automação.

7º Período


Módulo:  Processos de fabricação
Teoria do corte dos metais; usinabilidade dos materiais: variáveis de influência na ferramenta; custos da aplicação de fluidos de corte; custos de produção e usinabilidade; viabilidade econômica dos processos de torneamento, fresamento, furação e retificação. Processos de conformação, laminação, estampagem, trefilação e extrusão, equipamentos aplicados em processos de conformação. Custos de processos de conformação. Planejamento de estações de produção. Aspectos produtivos dos processos de fundição. Aspectos produtivos dos processos de soldagem. No laboratório de Processos de Fabricação são realizadas simulações através da utilização de ferramentas CAM. Metrologia. Sistema SI. O Sistema de medição. Resultado da medição. Incertezas x Erros de medição. Tolerâncias: dimensional, de forma e de posição. Controle geométrico: causas de erros. Sistemas de medição: mecânicos, elétricos, óticos, pneumáticos, máquinas de medição. Medição de grandezas: temperatura, pressão, deslocamento, dimensão, elétricas.
ALBERTAZZI, Armando; SOUSA, André R. Fundamentos de Metrologia Científica e Industrial. Editora Manole. 2008.

Módulo:  Estatística aplicada à produção e gestão da manutenção
Estimação: propriedades e métodos de estimação. Teste de hipóteses para uma população: proporção, média e variância. Inferência para duas populações: amostras dependentes e independentes. Inferência para várias populações: análise de variância e comparações múltiplas. Análise de aderência e associação. Noções de controle estatístico de qualidade: gráficos de controle para variáveis e atributos. Análise de dados via SOFTWARE estatístico. Gestão Estratégica da Manutenção; Tipos de Manutenção; Planejamento e Organização da Manutenção; Métodos e Ferramentas para Aumento da Confiabilidade; Qualidade na Manutenção; Técnicas Preditivas; Análise de Weibull; Procedimentos de Controles de Máquinas e Instalações.

Módulo: Planejamento de instalações industriais
Planejamento de instalações elétricas. Aplicação dos principais equipamentos utilizados nestes tipos de instalações. Normas técnicas sobre instalações de alta tensão e baixa tensão – NRB 5410. Regulamentação para instalações telefônicas. Luminotécnia. Símbolos gráficos para desenho e execução de instalações elétricas. Dimensionamento de cabos e equipamentos. Traçado de circuitos. Subestações elétricas em instalações industriais. Aterramento. Potências aparente, ativa e reativa e correção do Fator de Potência. Noções de utilização racional e uso econômico de energia elétrica. Classificação de modelos e seleção de critérios. Coleta e análise de informações sobre o produto o processo e a programação. Planejamento sistemático de “Layout” (SLP). Tipos clássicos de arranjo físico. Estudo de fluxo. Dimensionamento de áreas. Movimentação de materiais. Técnicas quantitativas de avaliação. Projeto da fábrica. Apresentação do “Layout”. Localização industrial e o meio ambiente.

8º Período


Módulo:  Planejamento e controle da produção
Introdução ao sistema de produção: entradas, transformações e saídas. Sistemas de produção e o P.C.P. Subsistemas de entrada: informações do meio ambiente, materiais, trabalho, capital e produto. Subsistemas de transformação: movimentação de materiais. Métodos de planejamento e controle da produção. Ordens de produção. Sequenciamento e cargas de máquina. Controle de estoques. Controle dos níveis de produção. PERT. JIT. Kanban e Kaizen MRP Fluxo geral de informação e decisão na gestão da produção. Planejamento agregado da produção. Modelos matemáticos. Gráficos de Gantt. Sequenciamento da produção. Planejamento dos recursos de manufatura (MRP II). Planejamento das necessidades de distribuição (DRP). Tecnologia de produção otimizada (OPT). No laboratório de Planejamento da Produção são realizadas análises visando a otimização das operações de produção através da utilização se software APS (Advanced Planning and Scheduling). No âmbito da metodologia científica é apresentada uma introdução à metodologia da ciência e do conhecimento cientifico envolvendo os seguintes tópicos: definição e tipos de conhecimento; caracterização do trabalho cientifico; condicionantes do processo de construção do conhecimento; normas de apresentação de trabalhos científicos; tipos de pesquisa; etapas de uma pesquisa: seleção do tema, coleta e analise de dados; organização Estrutural de um Trabalho de Conclusão de Curso.

Módulo: Engenharia do produto e gestão da qualidade
Práticas de elaboração de projetos, com ênfase à análise do projeto de produtos manufaturados. Formas de projetar. Categorias de projeto. A relação entre a seleção de materiais, processos de fabricação e custos. Fases do desenvolvimento do projeto. Equacionamento do espaço de soluções. Sistematização do projeto. Projeto para fabricação e montagem. Técnicas de modelamento do produto. A Evolução do Conceito e da prática da Qualidade. Custo da Qualidade e os efeitos do Gerenciamento da Qualidade sobre a Produtividade. Gerenciamento da Qualidade Total e Princípios da qualidade. Sistema de Qualidade: Histórico das normas ISO de sistemas de garantia da qualidade. Normas ISO atuais: NBR ISO 9000:2000; NBR ISO 9001:2000; NBR ISO 9004:2000; Processo de certificação de sistema da qualidade. Sistema de Qualidade: Política da qualidade, objetivos da qualidade, indicadores e metas de melhoria da eficácia do sistema de gestão da qualidade. Procedimentos para: garantia da qualidade na realização do produto; identificação das necessidades e requisitos dos clientes, processos relacionados ao cliente e medição da satisfação do cliente; processos de análise crítica do sistema e de melhoria; gestão de recursos; controle de documentos e registros; sistema documental: manual, procedimentos, instruções de trabalho, registros.

Módulo:  Introdução à manufatura digital
Flexibilidade do processo de Produção. Automação Rígida e Flexível. Sistemas Flexíveis de Manufatura. Sistemas Integrados de Manufatura. Estratégia competitiva e estratégia de operações modernas. Os elementos envolvidos no projeto de produto e em processos produtivos baseados na utilização de sistemas computacionais.
No laboratório de Introdução à Manufatura Digital são realizadas análises introdutórias envolvendo as fases de  especificação do produto e planejamento e controle da produção através da utilização de sistemas computacionais especializados.

9º Período


Módulo:  Complementos de manufatura digital
Sistemas assistidos por computador para Planejamento e Controle da Produção. A integração CAD/CAE/CAPP/CAM/CNC/CAQ. Métodos de avaliação de desempenho da produção integrada. Controle do chão de fábrica por simulação computacional. Projeto, Planejamento e Manufatura integrada por computador (CIM). Escalonamento da Produção. O conceito de PLM (Product Management Cycle). Indústria 4.0. No laboratório de Manufatura Digital são realizadas análises envolvendo as fases de  especificação, planejamento e controle da produção dentro do conceito PLM.
CURSO FESTO: Produtividade pessoal e agilidade das ações; Processos de planejamento, organização, execução e controle; Melhoria contínua visando a optimização do tempo, eficácia e a produtividade; Desperdiçadores e economizadores de tempo; Definição de metas; Reuniões: como organizar e conduzir de forma eficaz.

Módulo:  Administração de projetos
Conceitos – Definições (PMBOK). Características dos Projetos. A Gestão de projetos. Processos e áreas de conhecimento. Ciclo de vida. Critérios de escolha: Incertezas e Complexidade. Gestão da integração de projetos: áreas. Formalização do projeto. Composição, Monitoramento e Encerramento. Gestão de escopo e do Tempo. No laboratório de Planejamento de Projetos serão realizadas práticas de gestão de projetos através do  software MS Project. Organizações contemporâneas e novas O processo de inovação tecnológica. Ciência e tecnologia. Estratégias de Inovação. Relações entre P&D e outras funções da empresa. Previsão tecnológica. Estruturas Organizacionais para a inovação. Projetos de inovação. Sucesso e Fracasso. Relações entre empresa e ambiente.

Módulo:  Projeto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
O trabalho de conclusão de curso deve possibilitar a verificação da capacidade crítica, domínio de conteúdo e a contextualização do tema escolhido em uma perspectiva ampla. Ainda que aborde temas específicos, definidos por alunos e orientadores, deverá propiciar ao aluno experimentar na prática a aplicação dos conceitos aprendidos no curso e melhor prepará-lo para atuar no mercado de trabalho ou para continuar seus estudos de pós-graduação.
Nesta fase serão disponibilizadas palestras aos alunos sobre atualidades profissionais e sobre a continuidade de sua formação que serão denominadas Seminários Temáticos.

Módulo:  Estágio Inicial
Possibilita tanto a compreensão da vivência das relações de trabalho no dia-a-dia de exercício das funções profissionais preconizadas no curso, quanto a consolidação e a articulação das competências consideradas desejáveis para a formação do futuro profissional.

10º Período


Módulo:  Administração Estratégica do Mercado
Estratégia de operações: a hierarquia estratégica da qual a estratégia de produção faz parte, a natureza e o conteúdo da estratégia de produção, como os objetivos de desempenho podem ter prioridades diferentes em função dos consumidores e concorrentes da organização e da posição de seus produtos e serviços em seu ciclo de vida. As áreas de decisão da estratégia de produção, o impacto das áreas de decisão da estratégia de produção nos objetivos de desempenho; Projeto de operações: a natureza e o objetivo da atividade de projeto em operações produtivas; a forma como satisfazer os clientes deve ser sempre o objetivo da atividade de projeto; a gestão da atividade de projeto; a forma como o conjunto de opções de projeto se afunila durante a atividade de projeto; como se pode conduzir o projeto para que seja um processo de tomada de decisão; os efeitos de volume e variedade no projeto.
Estratégia e processo de planejamento estratégico. Formulação de Objetivos e Estratégias e opções estratégicas. Análise dos modelos teóricos sobre estratégia nas organizações, contemplando abordagens para elaboração e execução de estratégias para novas configurações organizacionais e novos mercados e critérios de sustentabilidade organizacional e desempenho sustentável das organizações. Análise do processo de formulação e implementação das estratégias nas empresas. Organizações contemporâneas e novas. O processo de inovação tecnológica. Ciência e tecnologia. Estratégias de Inovação. Relações entre P&D e outras funções da empresa. Previsão tecnológica. Estruturas Organizacionais para a inovação. Projetos de inovação.  Conceitos e tipos de jogos empresariais. Visão estratégica. Postura competitiva. Visão sistêmica de empresa. Trabalho de equipe. Motivação. Liderança. Experiência simulada de gestão de empresa. Negociação. Métodos, técnicas e desenvolvimento de jogos. Utilização de Softwares para simulação do ambiente competitivo organizacional. Simulação de situações diversas em ambientes organizacionais através das dinâmicas grupais.
Curso FESTO: Sistemas produtivos e controles de produção enxuta; Importância do valor agregado e os tipos de desperdício mais comuns nos sistemas produtivos; Controle do nível de estoque e sistemas de controle por Kanban; Fluxo de material (transporte e movimentos de peças); Princípio de produção “puxada” versus princípio de produção “empurrada”; Mentalidade enxuta; Tempo de entrega – just-in-time; Cadeia de suprimento; Melhoria contínua.
CHIAVENATO, Idalberto. Desempenho Humano nas Empresas: Como Desenhar Cargos e Avaliar o Desempenho. 6ª ed. São Paulo: Manole, 2008.
CORRÊA, H.L.; Carlos A.C. Administração da Produção e Operações – Manufatura e Serviços: Uma Abordagem Estratégica. Editora Atlas. 2004.

Módulo:  Ergonomia e segurança no trabalho
Conceitos de segurança do trabalho. Aspectos legais. Análise de riscos, acidentes e doenças do trabalho. Princípios, regras e métodos de prevenção. Equipamentos de proteção individual e coletiva. Higiene industrial. Riscos ambientais e mapas de riscos. Atividades insalubres e perigosas. Introdução: conceituação e campo de aplicação da ergonomia; Fundamentos fisiológicos da ergonomia; Fundamentos psicológicos e organizacionais (humanos) da ergonomia; Fatores e condições ambientais; A análise ergonômica aplicada a produtos industriais; Desenvolvimento de um projeto de produto industrial empregando os conceitos da disciplina. Estão também previstos os critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida de acordo com o DECRETO PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA 5296 de 02 de dezembro de 2004.

Módulo:  Trabalho de Conclusão de Curso
O trabalho de conclusão de curso deve possibilitar a verificação da capacidade crítica, domínio de conteúdo e a contextualização do tema escolhido em uma perspectiva ampla.
Ainda que aborde temas específicos, definidos por alunos e orientadores, deverá propiciar ao aluno experimentar na prática a aplicação dos conceitos aprendidos no curso e melhor prepará-lo para atuar no mercado de trabalho ou para continuar seus estudos de pós-graduação. Nesta fase serão disponibilizadas palestras aos alunos sobre atualidades profissionais e sobre a continuidade de sua formação que serão denominadas Seminários de Engenharia de Produção.

Módulo:  Estágio complementar
Possibilita tanto a compreensão da vivência das relações de trabalho no dia a dia de exercício das funções profissionais preconizadas no curso, quanto a consolidação e a articulação das competências consideradas desejáveis para a formação do futuro profissional.

Comunicar erros

REGIS REIS  - COORDENADOR

Minicurrículo


Receba informações de oferecimento sobre esse curso: