Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Engenharia da Computação / Módulos

Módulos

1º PERÍODO

ECONOMIA, SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE
Oferece aos alunos um conjunto de informações e instrumentos de análise que lhes permitam a compreensão das relações entre economia, tecnologia, desenvolvimento, meio ambiente e competitividade no âmbito dos grandes paradigmas ambientais. Analisa a sustentabilidade na cultura moderna através da ciência social aplicada, buscando identificar como o conceito é empregado na política, economia e nas relações sociais. Apresenta conceitos de economia ambiental e ferramentas para inclusão da variável ambiental no processo de formulação e avaliação de políticas, planos, programas e projetos, através de Auditoria Ambiental e da implantação da ISO 14000.
Carga Horária: 120

INOVAÇÃO E PROCESSOS DE APRENDIZAGEM
O aluno será estimulado na prática da leitura ativa, analítica e crítica de textos. Elementos de coesão, coerência e de nexo no período e no parágrafo. Expressão escrita: planejamento e produção de esquemas, e de resenhas críticas. No âmbito da Inovação e Empreendedorismo, apresenta os conceitos de Princípios da Administração, Modelos de Organização, Organizações Profissionais, Organizações Sociais, Ética, Legislação Profissional, desenvolvendo ainda competências que possibilitam ao estudante identificar aspectos críticos de sucesso empresarial relacionado ao comportamento corporativo e empreendedor. Permite entender o papel da cultura, valores e criatividade no desenvolvimento da liderança e empreendedorismo. Apresenta técnicas de comunicação oral, de desenvolvimento e gerenciamento de equipes, com foco na mudança e adaptabilidade constante. Desenvolve conceitos, estruturas e modelos para elaboração de um plano de negócios, considerando aspectos do planejamento financeiro e de marketing. Fornece ainda conceitos relacionados aos métodos e técnicas de estudo, envolvendo o processo de organização e desenvolvimento da pesquisa, modalidades e métodos de pesquisa, técnicas de coleta de dados e diretrizes e normas para apresentação dos trabalhos acadêmicos.
Carga Horária: 120

INTRODUÇÃO À ENGENHARIA
Apresenta ao aluno uma introdução à história da ciência e tecnologia. Estuda os conceito da engenharia envolvendo: evolução da engenharia, regulamentação profissional e atribuições do engenheiro, áreas de atuação do engenheiro e fundamentos do projeto de engenharia. Apresenta também análises relacionadas à função social do engenheiro, bem como os princípios da ética na engenharia. No âmbito da teoria de produtos processos e serviços, o módulo apresenta de forma ampla as fases de início, planejamento e controle da execução e encerramento de projetos de engenharia. Define o conceito de integrados, apresentando seus tipos, características e aplicações. Os temas são interligados pela definição de padrões que devem ser usados na elaboração de documentos técnicos e acadêmicos, bem como a apresentação das normas brasileiras específicas para este fim.
Carga Horária: 160

 

2º PERÍODO

ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO PRIMEIRO ANO
Possibilita a complementação da formação profissional do estudante, tanto no âmbito do conhecimento de diferentes áreas do saber, como no âmbito de sua preparação ética, política e humanística.
Carga Horária: 80

CÁLCULO DIFERENCIAL, GEOMETRIA ANALÍTICA E DESENHO TÉCNICO
Tema de cálculo diferencial: Conjuntos. Teoria geral de funções. Funções lineares e quadráticas. Função modular. Função Exponencial e Função Logarítmica. Limite. Continuidade. A derivada. Regras de derivação. Regra da Cadeia. Máximos e Mínimos. Aplicações de derivada.
Tema de geometria analítica: Coordenadas no plano e no espaço. Retas e vetores no plano. Vetores no espaço. A reta e o plano em R3. Coordenadas polares, esféricas e cilíndricas.
Tema de desenho técnico: definição do desenho como linguagem técnica de comunicação, conforme as normas estabelecidas pela ABNT. Normalização e classificação do desenho técnico. Técnicas fundamentais do traçado a mão, bem como os instrumentos de desenho e seu manejo. Construções geométricas usuais, cotagem e esboço técnico, escalas gráficas, projeções ortogonais, cortes e representações convencionais, perspectivas isométricas e cavaleira, também serão trabalhadas.
Carga Horária: 160

FÍSICA MECÂNICA
Conceito de medição e sistemas de unidades. Algarismos significativos. Movimento retilíneo. Movimento em duas e três dimensões. Força e movimento. Leis de Newton. Forças de atrito. Trabalho e energia cinética. Conservação de energia. Sistemas de partículas e colisões. Dinâmica dos corpos rígidos. Experimentos em laboratório onde os fenômenos físicos são repetidos e estudados qualitativamente.
Carga Horária: 120

LÓGICA, MATEMÁTICA DISCRETA E PROBABILIDADE
Cálculo Proposicional, Lógica de Primeira Ordem, Conjuntos, Relações, Funções, Ordens Parciais e Totais, Álgebra Booleana, Estruturas Algébricas, Combinatória, Eventos; Espaços Amostrais; Variáveis Aleatórias Discretas e Contínuas, Distribuição de Probabilidade de Variáveis Aleatórias Unidimensionais e Bidimensionais.
Carga Horária: 120

 

3º PERÍODO

CÁLCULO INTEGRAL E ÁLGEBRA LINEAR
Tema Cálculo: Integrais. O teorema Fundamental do Cálculo. Áreas e Volumes. Teorema de L’Hospital e formas indeterminadas. Integrais impróprias. Tema Álgebra Linear: Matrizes. Determinantes. Sistemas Lineares. Espaços Vetoriais, subespaços vetoriais, base e dimensão. Transformações Lineares e aplicações.
Carga Horária: 160

FÍSICA TÉRMICA E ONDULATÓRIA
Comportamento dos Fluidos; Oscilações; Ondas em meios elásticos e ondas sonoras; Noções de Termodinâmica; Propriedade térmica da matéria; Propriedades moleculares da matéria; Teria cinética dos gases e entropia. Experimentos em laboratório onde os fenômenos físicos são repetidos e estudados qualitativamente.
Carga Horária: 120

MÓDULO DE FORMAÇÃO CIDADÃ II
De responsabilidade do Núcleo de Formação Cidadã a disciplina deve: (a) dar conta do espírito universitário, ao articular as várias unidades de ensino da Universidade, evitando os isolamentos acadêmicos e científicos das faculdades; (b) manter o caráter universitário da reflexão em sua destinação crítica e questionadora; (c) trazer para discussão questões relativas à cidadania em sua dimensão filosófica e ética, principalmente, com vistas a assegurar a dimensão cidadã na formação acadêmica; (d) acentuar o espírito criativo no fazer e no pensar cujo benefício é uma percepção não fragmentada dos saberes e das práticas humanas. Sua composição varia a cada semestre letivo, considerando os temas da atualidade. Cada disciplina eletiva tem carga horária de 40h/a, seu cumprimento é obrigatório e podem ser escolhidas dentre as seguintes áreas: Atividades artístico-culturais, Ciência e Sociedade, Comunicação e Expressão, Expressão Corporal, Religião e Cultura, Seminários Temáticos Interdisciplinares e Práticas educativas. São oferecidas temáticas, incluindo LIBRAS, semestralmente.
Carga Horária: 120

4º PERÍODO

ALGORITMOS, LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO E PROCESSOS DE NEGÓCIOS
Fornecer ao aluno noções de algoritmos e suas representações. Desenvolver algoritmos estruturados e executar suas implementações em linguagem de programação estruturada.
No âmbito de processos de negócios, o aluno será apresentado a conceitos detalhados de mapeamento de processos de negócios, bem como a uma linguagem e ferramenta de modelagem de processos. Haverá discussões sobre a importância do entendimento de processos de negócios frente a engenharia de software, principalmente em relação ao entendimento das necessidades de um cliente, considerando a existência de uma realidade dentro da empresa, prévia ao desenvolvimento.
Carga Horária: 120

ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO SEGUNDO ANO
Possibilita a complementação da formação profissional do estudante, tanto no âmbito do conhecimento de diferentes áreas do saber, como no âmbito de sua preparação ética, política e humanística.
Carga Horária: 80

FÍSICA ELÉTRICA E ÓTICA
Eletrostática; Lei de Coulomb; Campo elétrico; Potencial elétrico; Lei de Gauss para Campo elétrico; Dielétricos; Polarização; Capacitância e capacitores; Energia elétrica e densidade de energia; Corrente Elétrica; Resistência e Força eletromotriz; circuitos e instrumentos de corrente continua. Magnetostática; Campo magnético; devido à corrente elétrica; Lei de Biot-Savart; Força magnética sobre fios conduzindo corrente; Lei de Ampére; Campos variantes no tempo; Lei de Faraday; Força eletromotriz induzida. Natureza e propagação da luz, ótica geométrica, instrumentos de ótica e interferência.
Carga Horária: 120

MÉTODOS E MODELOS MATEMÁTICOS
Estatística: Séries estatísticas e representações gráficas; Média, Mediana, moda; Principais medidas de dispersão; Estatística Descritiva. Teoria elementar da probabilidade. Distribuições amostrais. Distribuições discreta de probabilidades: Binomial e Poisson. Distribuição contínua de probabilidades: Normal, t, F e a de Qui-Quadrado. Distribuições estatísticas. Testes de significância. Intervalo de confiança. Regressão e correlação linear simples; Introdução a variáveis aleatória. Cálculo numérico: Noções básicas sobre erros. Raízes de funções reais. Resolução numérica de sistemas lineares e não lineares. Interpolação. Método dos Quadrados Mínimos. EDO: Equações diferenciais de primeira ordem. Equações diferenciais lineares de segunda ordem. Aplicações.
Carga Horária: 160

 

5º PERÍODO

ELETRICIDADE
Estudo teórico dos fenômenos elétricos (ddp, corrente, resistividade e resistência), circuitos elétricos e suas propriedades: Lei de Ohm, potência elétrica, associações de resistores série e paralela e análise destes circuitos, fontes de tensão, de corrente e conversões entre fontes. Serão abordadas também as Leis de Kirchhoff e a análise de circuitos resistivos com múltiplas fontes através de suas equações de malhas. No domínio alternado será estudado o conceito de corrente e tensão alternada, tensão eficaz e potência média de um sinal alternado, defasagens entre tensão e corrente e sua representação na forma fasorial. Na sequência serão estudados os componentes reativos capacitor e indutor e suas configurações em circuitos RL, RC e RLC, bem como suas aplicações. No laboratório de eletricidade são realizadas medidas das grandezas elétricas estudadas nos circuitos com fontes, resistores, capacitores e indutores bem como suas análises.
Carga Horária: 120

ENGENHARIA DE SOFTWARE APLICADA
Tema Processos de Software: Introdução à engenharia de software, processos de software, modelos e atividades de processos, RUP, métodos ágeis, XP, SCRUM, introdução à modelagem de sistemas. Tema Laboratório de Engenharia de Requisitos: Requisitos funcionais e não funcionais, documentos de requisitos, especificação de requisitos, processos de engenharia de requisitos.
Carga Horária: 120

FENÔMENOS DE TRANSPORTES E TEORIA DOS MATERIAIS
Análise de tensões. Esforços de tração, compressão e cortante. Flexão. Deformação linear e angular. Tensões na flexão. Deformação na flexão. Torção. Classificação dos materiais utilizados na engenharia. Estrutura, propriedades e principais processos de obtenção de metais, polímeros e cerâmicas. Diagrama de fases. Noções de tratamentos térmicos. Quantidade de movimento, viscosidade, fluídos newtonianos. Hidrostática: equações gerais da fluidodinâmica: continuidade, movimento e energia. Camada limite. Escoamento em regime laminar e turbulento. Equações da transferência de calor e massa: condução, difusão, convecção e radiação. Conservação de massa e energia. Propriedades térmicas. Equação da difusão de calor e de massa e condições de contorno. Transferência de calor e massa em regime permanente. Introdução à transferência de calor e massa em regime transiente.
Carga Horária: 160

 

6º PERÍODO

ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO TERCEIRO ANO
Possibilita a complementação da formação profissional do estudante, tanto no âmbito do conhecimento de diferentes áreas do saber, como no âmbito de sua preparação ética, política e humanística.
Carga Horária: 80

ELETRÔNICA ANALÓGICA E DIGITAL
Apresentar de forma teórica os dispositivos semicondutores, dopagem, diodos (Retificador, zener e LED) e transistores (Bipolar, FET e MOS), seja em pontes retificadoras ou em amplificadores. Em paralelo serão trabalhados conceitos de circuitos lineares e não lineares através de amplificadores operacionais em suas várias configurações.
No laboratório de Eletrônica Analógica são realizadas medidas das grandezas elétricas destes componentes estudados, bem como suas análises. Analisar e criar circuitos lógicos combinacionais e suas tabelas verdade, simplificação de expressões lógicas através de álgebra booleana e mapa de Karnaugh. Estudar circuitos multiplexadores, demultiplexadores, codificadores, decodificadores, somadores e subtratores. Criar circuitos lógicos sequenciais através do estudo de flip-flop, contadores assíncronos e contadores síncronos. No laboratório de Eletrônica Digital são feitas experiências práticas com portas lógicas da família TTL e análises lógicas e elétricas dos circuitos estudados para o aluno se familiarizar com os componentes reais. São estudadas técnicas avançadas de projetos de eletrônica digital com o auxílio de software de simulação.
Carga Horária: 160

MODELAGEM DE SISTEMAS
Tema Modelagem de Banco de Dados: Modelo de Dados Relacional, Projeto de Banco de Dados, Modelagem Conceitual, Entidade, Atributos e Tipos de Atributo, Relacionamento e Tipos de Relacionamento, Cardinalidade, Generalização e Especialização, Modelo e Diagrama ER, Modelo Lógico, Banco de Dados Relacional, Tabela, Chave e Tipos.
Tema Modelagem UML: Introdução a Modelagem de Sistemas, Modelagem de Sistemas Orientados a Objetos, Unified Modeling Language (UML), Diagramas de Casos de Uso, Diagramas de Atividades e Descrição dos Casos de Uso, Classes e Diagrama de Classes, Diagrama de Sequência, Diagrama de Estado, Diagrama de Pacotes, Diagrama
de Componentes e Implantação, Diagrama de Objetos, Diagrama de Comunicação-Colaboração, Outros diagramas: Timing, Interação, Composite Structure.
Tema Laboratório de Modelagem de Sistemas: Práticas e exercícios de modelagem UML, elaboração de diagramas de Casos de Uso, Atividades, Sequência, Estados, Pacotes e Implantação.
Carga Horária: 120

REDES DE COMPUTADORES
Introduz, de forma abrangente, os conceitos básicos de redes, como: terminologia, topologia, arquitetura e tipos de redes de acordo com a abrangência geográfica. Apresenta o modelo de referência OSI, suas camadas, serviços e protocolos: física, enlace, subcamada de acesso ao meio, rede, transporte, sessão, apresentação e aplicação. Aborda conceitos de transmissão de dados orientada e não-orientada à conexão, bem como o transporte de dados via IP (Internet Protocol). Estuda os principais padrões, procedimentos, ferramentas e produtos existentes para a construção de um Projeto de Rede, Local com e sem Fio e Remota.
Carga Horária: 120

 

7º PERÍODO

BANCO DE DADOS
Conceitos Avançados de Modelagem de Dados. Projeto de Banco de Dados e as ferramentas Gráficas para criação. Projeto de Implementação: Componentes do Projeto de Implementação. Projeto Físico: Passos do Projeto Físico. Considerações sobre o Projeto Físico. Projeto de Interface com o Usuário. Projeto Orientado para Objetos. Banco de Dados Orientado a Objetos e Banco de Dados Distribuídos.
Carga Horária: 80

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS E TESTES UNITÁRIOS
Tema Programação Orientada A Objetos: Estruturas de programação fundamentais, classes, objetos, herança, interfaces, classes abstratas, polimorfismo e arquivos. Tema Laboratório de Programação Orientada a Objetos: Práticas e exercícios sobre objetos e classes, herança, interfaces, classes abstratas, polimorfismo e arquivos. Tema Laboratório de Desenvolvimento Guiado por Testes: Introdução ao desenvolvimento guiado por testes, Testes Unitários, Ambiente de desenvolvimento para testes.
Carga Horária: 120

SISTEMAS OPERACIONAIS E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES
Carregadores e processadores. Conceitos básicos: processos, organizações de sistemas operacionais, chamadas de sistema. Gerência do processador: estados de processo, implementação de processo, escalonamento. Entrada e saída: dispositivos e controladores, software de E/S, interrupções, teclado, rede, terminais, disco. Gerência de memória: partições fixas e variáveis, segmentação, paginação, segmentação paginada. Memória virtual: conceitos, substituição, alocação. Gerência de arquivos: conceitos, implementação de arquivos, múltiplos sistemas de arquivos, diretórios. Introdução à organização de máquinas CISC; fluxo de dados e lógica de controle; introdução à organização de máquinas RISC. Organização de processadores: bloco operacional e bloco de controle. Organização de pipelines. Máquinas superescalares. Organização de Memória: memória cache e memória virtual; Introdução a máquinas paralelas.
Carga Horária: 120

TEORIA DA COMPUTAÇÃO E COMPILADORES
Gramáticas. Linguagens regulares, livres-de-contexto e sensíveis-ao-contexto. Tipos de reconhecedores. Operações com linguagens. Propriedades das linguagens. Autômatos de estados finitos. Autômatos de pilha. Máquina de Turing. Análise léxica e sintática. Tabelas de símbolos. Esquemas de tradução. Ambientes de tempo de execução. Linguagens intermediárias. Geração e otimização de código. Montadores. Ligadores. Projeto e implementação de um compilador.
Carga Horária: 80


8º PERÍODO

ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO QUARTO ANO
Possibilita a complementação da formação profissional do estudante, tanto no âmbito do conhecimento de diferentes áreas do saber, como no âmbito de sua preparação ética, política e humanística.
Carga Horária: 80

ESTRUTURA DE DADOS
Recursividade, Listas, filas, pilhas e árvores. Estruturas sequenciais e encadeadas. Análise de algoritmos, análise assintótica e notação O. Métodos de pesquisa e ordenação de dados. Práticas e exercícios de Recursividade, Estruturas sequenciais e encadeadas, análise de algoritmos e métodos de pesquisa e ordenação.
Carga Horária: 80

GERENCIAMENTO DE PROJETOS E DE PROCESSOS
Estudar o PMBOK e outros modelos. Introduzir os conceitos de Gerenciamento de Projeto. Processos de Gerenciamento de Projeto. Exploração das Áreas de Conhecimento. Discutir como é possível avaliar os produtos intermediários e o produto final de um processo de desenvolvimento, seguindo normas reconhecidas na área e apoiado por ferramentas que permitam quantificar a qualidade destes produtos. Apresentar possibilidades de se avaliar aspectos relacionados às especificidades de diferentes tipos de deficiência, com vistas à inclusão social e digital de portadores de deficiências. O aluno terá condições de entender como funcionam os principais modelos existentes no mercado, bastante exigidos por clientes. Entenderá a diferença entre os principais modelos internacionais e o principal modelo nacional.
Carga Horária: 120

METODOLOGIA CIENTÍFICA
Apresenta ao aluno as características do conhecimento científico. Análise das etapas básicas do método científico. Normas de elaboração dos trabalhos acadêmicos. Contextualização, discussão e abordagem dos instrumentos utilizados na pesquisa científica. Aplicabilidade da metodologia da pesquisa à área específica.
Carga Horária: 40

SISTEMAS MICROPROCESSADOS E MICROCONTROLADOS
Apresentar ao aluno as diversas características relacionadas com os sistemas de processamento digital baseados em microprocessadores e microcontroladores. Tipos de barramentos, dispositivos de entrada e saída, memórias (RAM, ROM, PROM, EPROM e Flash.). Em paralelo, realizar o estudo teórico e prático das arquiteturas dos microcontroladores comerciais, das suas estruturas internas, características elétricas e acessos de entrada e saída. Trabalhar os conjuntos de instruções destes componentes e desenvolver aplicações nas linguagens montadora (assembly) e C. Realizar o desenvolvimento de aplicações práticas através de circuitos eletrônicos microprocessados e microcontrolados voltados ao controle de processos.
Carga Horária: 120

 

9º PERÍODO

ANÁLISE NUMÉRICA E COMPUTAÇÃO GRÁFICA
Apresentar ao aluno, através de programação linear, álgebra linear e cálculo diferencial, métodos numéricos de solução de problemas práticos. Apresentar, também, soluções de problemas computacionais modelados em grafos e estruturas de dados como árvores e tabelas de espalhamento, bem como análises das complexidades computacionais dessas soluções. Dessa forma, apresenta ao aluno, processos para modelar e estudar estratégias de resolução de problemas de produção e custos, com uma abordagem matemática através de conceitos de Álgebra Linear e Pesquisa Operacional, além de problemas modelados em grafos e estrutura de dados. Conceitos básicos de computação gráfica, Computação Gráfica 2D e 3D, Processamento de Imagens e tópicos em Computação Gráfica.
Carga Horária: 160

ESTÁGIO INICIAL
Possibilita tanto a compreensão da vivência das relações de trabalho no dia-a-dia de exercício das funções profissionais preconizadas no curso, quanto a consolidação e a articulação das competências consideradas desejáveis para a formação do futuro profissional.
Carga Horária: 100

PROGRAMAÇÃO PARA WEB
Linguagens Dinâmicas e Metodologias para desenvolvimento WEB, Usabilidade em Projetos WEB, Novas tecnologias para desenvolvimento WEB.
Carga Horária: 80

PROJETO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
O trabalho de conclusão de curso deve possibilitar a verificação da capacidade crítica, domínio de conteúdo e a contextualização do tema escolhido em uma perspectiva ampla. Ainda que aborde temas específicos, definidos por alunos e orientadores, deverá propiciar ao aluno experimentar na prática a aplicação dos conceitos aprendidos no curso e melhor prepará-lo para atuar no mercado de trabalho ou para continuar seus estudos de pós-graduação.
Carga Horária: 40

SISTEMAS DE CONTROLE E TRATAMENTO DE SINAIS
Introdução e definições gerais de controle de processos, evolução dos sistemas e classificação das estratégias para controle de processos: malha de controle por realimentação; análise das características dinâmicas de processos industriais típicos; controle automático descontínuo com histerese e sem histerese; controle automático contínuo em malha aberta e malha fechada; métodos de sintonia de controladores, bem como a estrutura de controladores PID. Sinais e Sistemas; Sistemas Lineares; Integral de Convolução; Análise de Fourier Contínua; Análise de Fourier Discreta; Transformada de Laplace; Transformada-Z e Introdução aos Filtros Digitais; Métodos de Espaço de Estados. Visão Geral de Inteligência Artificial; Sistemas Baseados em Conhecimento; Aquisição do Conhecimento; Lógica Nebulosa; Redes Neurais; Algoritmos Genéticos; Tópicos especiais em IA; Aplicações.
Carga Horária: 160

 

10º PERÍODO

ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO QUINTO ANO
Possibilita a complementação da formação profissional do estudante, tanto no âmbito do conhecimento de diferentes áreas do saber, como no âmbito de sua preparação ética, política e humanística.
Carga Horária: 80

AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL E ROBÓTICA
Neste módulo são apresentados um breve histórico da automação, os diversos tipos de processos industriais (processo discreto, processo contínuo e processo por batelada), ferramentas de modelagem de processos discretos, comandos eletromecânico, sistemas hidráulicos e pneumáticos. Apresenta-se a arquitetura e funcionamento de um CLP (Controlador Lógico Programável), e a programação com linguagens propostas pela norma IEC 61131. Introdução a robótica, exemplos, aplicações. Descrição dos elementos do robô. Transformações homogêneas. Modelo cinemático. Modelo dinâmico. Modelos de sensores e acionadores; principais tipos e características. Coordenação e controle digital. Linguagens de programação de robôs.
Carga Horária: 120

ESTÁGIO COMPLEMENTAR
Possibilita tanto a compreensão da vivência das relações de trabalho no dia-a-dia de exercício das funções profissionais preconizadas no curso, quanto a consolidação e a articulação das competências consideradas desejáveis para a formação do futuro profissional.
Carga Horária: 100

QUÍMICA INORGÂNICA E ORGÂNICA
A partir dos processos físico-químicos naturais este módulo aborda a fundamentação teórica sobre os conceitos básicos da Química inorgânica, como ligações químicas, forças intermoleculares, reações químicas e acidez e basicidade dos compostos, auxiliando na compreensão da natureza da poluição e da contaminação da água, ar e solo, assim como na interação dos contaminantes com o ambiente. A Química Orgânica contempla as funções orgânicas presentes em inseticidas, solventes e compostos químicos, caracterizando a importância das propriedades físicas destes (solubilidade, polaridade) assim como métodos de identificação, separação e purificação. As aulas práticas capacitam o futuro profissional no manuseio de materiais e equipamentos de laboratório de análise ambiental, como também nos procedimentos de técnicas de amostragem, preparo de soluções, identificação de reações químicas e determinação das propriedades físicas dos compostos orgânicos. Os princípios das técnicas instrumentais (cromatografia, espectrofotometria, volumetria, gravimetria), capacitam o aluno para análise qualitativa e quantitativa da água, ar e solo.
Carga Horária: 120

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
O trabalho de conclusão de curso deve possibilitar a verificação da capacidade crítica, domínio de conteúdo e a contextualização do tema escolhido em uma perspectiva ampla. Ainda que aborde temas específicos, definidos por alunos e orientadores, deverá propiciar ao aluno experimentar na prática a aplicação dos conceitos aprendidos no curso e melhor prepará-lo para atuar no mercado de trabalho ou para continuar seus estudos de pós-graduação. Nesta fase serão disponibilizadas palestras aos alunos sobre atualidades profissionais e sobre a continuidade de sua formação que serão denominadas Seminários Temáticos.
Carga Horária: 80

Comunicar erros

CARLOS EDUARDO SANTI - COORDENADOR

carlos-santi.jpg

Veja o Minicurriculo

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: