Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Engenharia Ambiental e Sanitária / Noticias / Alunos de Engenharia Ambiental estudam rocha do Parque do Varvito, em Itu

Alunos de Engenharia Ambiental estudam rocha do Parque do Varvito, em Itu

Visita ocorreu dia 5 de março com turmas do 7º e 8º períodos

11/03/2016 18h04

Alunos conheceram espécie única na América Latina

Parque Geológico do Varvito, em Itu, foi o cenário de estudos sobre mecânica dos solos de alunos do 7º e 8º períodos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Metodista. A visita ocorreu em 5 de março último e foi acompanhada pelas professoras Viviane Alves e Márcia Sartori. O grupo pode avaliar como é a formação rochosa do parque, considerado verdadeiro monumento geológico construído em área de 44.346 m2 de uma antiga pedreira.

Varvito é o nome utilizado por geólogos para um tipo de rocha sedimentar formada pela sucessão de lâminas ou camadas, cada uma depositada durante intervalo de um ano. O varvito de Itu é a mais importante exposição conhecida desse tipo de rocha na América do Sul. O parque foi inaugurado em 1995 e é patrimônio tombado pelo Condephaat.

“A visita técnica ao parque teve como objetivo levar a compreensão prática aos alunos de alguns temas tratados em sala, como o relevo, estruturas rochosas e processos intempéricos. Buscamos discutir questões relacionadas à concepção e percepção do ambiente utilizando a geomorfologia como um instrumento de análise e síntese do meio físico e compreender as ações antrópicas como agentes transformadores deste meio”, comenta a professora Viviane sobre a preocupação do curso em promover saídas a campo como parte da formação profissional em Engenharia Ambiental e Sanitária.

Esta matéria foi publicada no Jornal da Metodista.
Conheça Outras.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , ,

MÁRCIA SARTORI  - COORDENADORA

Minicurrículo


 

engenharia-ambiental-e-sanit├бria.jpg

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: