Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Engenharia Ambiental e Sanitária / Módulos / Módulos - Modalidade a Distância

Módulos - Modalidade a Distância

1º PERÍODO

ECONOMIA, SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE
Oferece aos alunos um conjunto de informações e instrumentos de análise que lhes permitam a compreensão das relações entre economia, tecnologia, desenvolvimento, meio ambiente e competitividade no âmbito dos grandes paradigmas ambientais. Analisa a sustentabilidade na cultura moderna através da ciência social aplicada, buscando identificar como o conceito é empregado na política, economia e nas relações sociais. Apresenta conceitos de economia ambiental e ferramentas para inclusão da variável ambiental no processo de formulação e avaliação de políticas, planos, programas e projetos, através de Auditoria Ambiental e da implantação da ISO 14000.
Carga Horária: 120

INOVAÇÃO E PROCESSOS DE APRENDIZAGEM
O aluno será estimulado na prática da leitura ativa, analítica e crítica de textos. Elementos de coesão, coerência e de nexo no período e no parágrafo. Expressão escrita: planejamento e produção de esquemas, e de resenhas críticas. No âmbito da Inovação e Empreendedorismo, apresenta os conceitos de Princípios da Administração, Modelos de Organização, Organizações Profissionais, Organizações Sociais, Ética, Legislação Profissional, desenvolvendo ainda competências que possibilitam ao estudante identificar aspectos críticos de sucesso empresarial relacionado ao comportamento corporativo e empreendedor. Permite entender o papel da cultura, valores e criatividade no desenvolvimento da liderança e empreendedorismo. Apresenta técnicas de comunicação oral, de desenvolvimento e gerenciamento de equipes, com foco na mudança e adaptabilidade constante. Desenvolve conceitos, estruturas e modelos para elaboração de um plano de negócios, considerando aspectos do planejamento financeiro e de marketing. Fornece ainda conceitos relacionados aos métodos e técnicas de estudo, envolvendo o processo de organização e desenvolvimento da pesquisa, modalidades e métodos de pesquisa, técnicas de coleta de dados e diretrizes e normas para apresentação dos trabalhos acadêmicos.
Carga Horária: 120

INTRODUÇÃO À ENGENHARIA
Apresenta ao aluno uma introdução à história da ciência e tecnologia. Estuda os conceitos da engenharia envolvendo: evolução da engenharia, regulamentação profissional e atribuições do engenheiro, áreas de atuação do engenheiro e fundamentos do projeto de engenharia. Apresenta também análises relacionadas à função social do engenheiro, bem como os princípios da ética na engenharia. No âmbito da teoria de produtos processos e serviços, o módulo apresenta de forma ampla as fases de início, planejamento e controle da execução e encerramento de projetos de engenharia. Define o conceito de integrados, apresentando seus tipos, características e aplicações. Os temas são interligados pela definição de padrões que devem ser usados na elaboração de documentos técnicos e acadêmicos, bem como a apresentação das normas brasileiras específicas para este fim.
Carga Horária: 160

 

2º PERÍODO

ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Cumpridas de acordo com as normas explicitadas no projeto pedagógico.
Carga Horária: 80

CÁLCULO DIFERENCIAL, GEOMETRIA ANALÍTICA E DESENHO TÉCNICO
Tema de cálculo diferencial: Conjuntos. Teoria geral de funções. Funções lineares e quadráticas. Função modular. Função Exponencial e Função Logarítmica. Limite. Continuidade. A derivada. Regras de derivação. Regra da Cadeia. Máximos e Mínimos. Aplicações de derivada.
Tema de geometria analítica: Coordenadas no plano e no espaço. Retas e vetores no plano. Vetores no espaço. A reta e o plano em R3. Coordenadas polares, esféricas e cilíndricas.
Tema de desenho técnico: definição do desenho como linguagem técnica de comunicação, conforme as normas estabelecidas pela ABNT. Normalização e classificação do desenho técnico. Técnicas fundamentais do traçado a mão, bem como os instrumentos de desenho e seu manejo. Construções geométricas usuais, cotagem e esboço técnico, escalas gráficas, projeções ortogonais, cortes e representações convencionais, perspectivas isométricas e cavaleira, também serão trabalhadas.
Carga Horária: 160

ECOLOGIA E PROCESSOS AMBIENTAIS
Apresenta os conceitos ecologia e conservação da natureza, apresentando ferramentas para entendimento das relações ecológicas e a dinâmica de comunidades e populações necessárias para o estudo dos biomas terrestres. Estuda os tópicos necessários para o estudo das unidades de conservação com base no SNUC. Discute os efeitos das ações antrópicas sobre a conservação dos ambientes naturais e sua regeneração, analisando a biodiversidade, a extinção de espécies, a reintrodução de espécies ameaçadas e fornecendo subsídios para o desenvolvimento sustentável. Capacita o aluno a entender o design dos ecossistemas naturais, especialmente as florestas tropicais, compreendendo sua estrutura e funcionamento, por meio dos processos, produtos e serviços gerados pelos ecossistemas. Apresenta o conceito de cobrança por serviços ecossistêmicos. Tem foco na natureza como modelo, como medida e como mentora, imitando sua estrutura e processos na resolução de problemas humanos, trabalhando não com o que podemos extrair dela, mas com o que podemos aprender com ela.
Carga Horária: 120

FÍSICA MECÂNICA E LABORATÓRIO DE FÍSICA MECÂNICA
Conceito de medição e sistemas de unidades. Algarismos significativos. Movimento retilíneo. Movimento em duas e três dimensões. Força e movimento. Leis de Newton. Forças de atrito. Trabalho e energia cinética. Conservação de energia. Sistemas de partículas e colisões. Dinâmica dos corpos rígidos. Experimentos em laboratório onde os fenômenos físicos são repetidos e estudados qualitativamente.
Carga Horária: 120

3º PERÍODO

CÁLCULO INTEGRAL E ÁLGEBRA LINEAR
Tema Cálculo: Integrais. O teorema Fundamental do Cálculo. Áreas e Volumes. Teorema de L Hopital e formas indeterminadas. Integrais impróprias. Tema Álgebra Linear: Matrizes. Determinantes. Sistemas Lineares. Espaços Vetoriais, subespaços vetoriais, base e dimensão. Transformações Lineares e aplicações.
Carga Horária: 160

FÍSICA TÉRMICA E LABORATÓRIO DE FÍSICA TÉRMICA
Comportamento dos Fluidos; Oscilações; Ondas em meios elásticos e ondas sonoras; Noções de Termodinâmica; Propriedade térmica da matéria; Propriedades moleculares da matéria; Teria cinética dos gases e entropia. Experimentos em laboratório onde os fenômenos físicos são repetidos e estudados qualitativamente.
Carga Horária: 120

MÓDULO DE FORMAÇÃO CIDADÃ II
De responsabilidade do Núcleo de Formação Cidadã a disciplina deve: (a) dar conta do espírito universitário, ao articular as várias unidades de ensino da Universidade, evitando os isolamentos acadêmicos e científicos das faculdades; (b) manter o caráter universitário da reflexão em sua destinação crítica e questionadora; (c) trazer para discussão questões relativas à cidadania em sua dimensão filosófica e ética, principalmente, com vistas a assegurar a dimensão cidadã na formação acadêmica; (d) acentuar o espírito criativo no fazer e no pensar cujo benefício é uma percepção não fragmentada dos saberes e das práticas humanas.
Sua composição varia a cada semestre letivo, considerando os temas da atualidade. Cada disciplina eletiva tem carga horária de 40h/a, seu cumprimento é obrigatório e podem ser escolhidas dentre as seguintes áreas: Atividades artístico-culturais, Ciência e Sociedade, Comunicação e Expressão, Expressão Corporal, Religião e Cultura, Seminários Temáticos Interdisciplinares e Práticas educativas. São oferecidas temáticas, incluindo LIBRAS, semestralmente.
Carga Horária: 120

4º PERÍODO

ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Cumpridas de acordo com as normas explicitadas no projeto pedagógico.
Carga Horária: 80

FÍSICA ELÉTRICA E LABORATÓRIO DE FÍSICA ELÉTRICA
Eletrostática; Lei de Coulomb; Campo elétrico; Potencial elétrico; Lei de Gauss para Campo elétrico; Dielétricos; Polarização; Capacitância e capacitores; Energia elétrica e densidade de energia; Corrente Elétrica; Resistência e Força eletromotriz; circuitos e instrumentos de corrente continua. Magnetostática; Campo magnético; devido à corrente elétrica; Lei de Biot-Savart; Força magnética sobre fios conduzindo corrente; Lei de Ampére; Campos variantes no tempo; Lei de Faraday; Força eletromotriz induzida. Natureza e propagação da luz, ótica geométrica, instrumentos de ótica e interferência.
Carga Horária: 120

MÉTODOS E MODELOS MATEMÁTICOS
Em Estatística serão apresentadas as séries estatísticas e representações gráficas; média, mediana, moda; Principais medidas de dispersão; Estatística Descritiva. Teoria elementar da probabilidade. Distribuições amostrais. Distribuições discreta de probabilidades: Binomial e Poisson. Distribuição contínua de probabilidades: Normal, t, F e a de Qui-Quadrado. Distribuições estatísticas. Testes de significância. Intervalo de confiança. Regressão e correlação linear simples; Introdução a variáveis aleatória. Em Cálculo numérico serão apresentadas noções básicas sobre erros. Raízes de funções reais. Resolução numérica de sistemas lineares e não lineares. Interpolação. Método dos Quadrados Mínimos. Em Equações Diferenciais serão apresentadas equações diferenciais de primeira ordem. Equações diferenciais lineares de segunda ordem. Aplicações.
Carga Horária: 160

QUÍMICA INORGÂNICA E ORGÂNICA
A partir dos processos físico-químicos naturais este módulo aborda a fundamentação teórica sobre os conceitos básicos da Química inorgânica, como ligações químicas, forças intermoleculares, reações químicas e acidez e basicidade dos compostos, auxiliando na compreensão da natureza da poluição e da contaminação da água, ar e solo, assim como na interação dos contaminantes com o ambiente. A Química Orgânica contempla as funções orgânicas presentes em inseticidas, solventes e compostos químicos, caracterizando a importância das propriedades físicas destes (solubilidade, polaridade) assim como métodos de identificação, separação e purificação. As aulas práticas capacitam o futuro profissional no manuseio de materiais e equipamentos de laboratório de análise ambiental, como também nos procedimentos de técnicas de amostragem, preparo de soluções, identificação de reações químicas e determinação das propriedades físicas dos compostos orgânicos. Os princípios das técnicas instrumentais (cromatografia, espectrofotometria, volumetria, gravimetria), capacitam o aluno para análise qualitativa e quantitativa da água, ar e solo.
Carga Horária: 120

5º PERÍODO

FENÔMENOS DE TRANSPORTE E TEORIA DOS MATERIAIS
Apresenta a Mecânica dos Fluidos. Discute as propriedades dos fluidos, considerando o Teorema de Reynolds, as equações da conservação da massa, quantidade de movimento (Equação de Navier-Stokes) e energia na formulação integral e diferencial. Apresenta as propriedades de transporte e os problemas envolvendo Transferência de calor, Transferência de massa e Quantidade de movimento, assim como a Estática dos fluidos, a Dinâmica dos fluidos, os Regimes de escoamento e o Escoamento em condutores. Apresenta métodos de medidas e controle dos fluidos. Estuda generalidades sobre os materiais em geral que podem ser utilizados em construção: definição, tipo, propriedades mecânicas, elétricas, magnéticas, ópticas; aplicações dos seguintes materiais: metais, cerâmicas, vidros, polímeros, agregados para argamassa e concretos. Processamento e degradação. Relação estrutura-propriedades. Estudo das tensões. Estudo das deformações. Solicitações internas. Reações. Tração e compressão. Estados de tensão. Lei de Hooke. Trabalho de deformação. Cisalhamento simples Cisalhamento em vigas longas. Torção simples. Flexão simples, normal e oblíqua. Flexão composta. Cisalhamento na flexão. Flambagem. Análise de tensões em um ponto. Teorias de colapso.
Carga Horária: 160

GEOLOGIA E GEOTECNIA
Estuda os processos e ambientes geológicos, caracterizando a geodiversidade local, regional e global. Aborda conceitos de erosão, transporte e deposição, geomorfologia e intemperismo. Apresenta o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos. Fornece os conhecimentos de técnicas de sondagem, amostragem e investigação geotécnica, discutindo ensaios que identificam parâmetros geotécnicos como compactação e permeabilidade. Descreve os conceitos de hidrogeologia e o comportamento da água subterrânea. Estuda as características dos solos relacionadas à geologia de engenharia, como tensão efetiva; distribuição de tensões; compressibilidade; estado de tensões e deformações; critério de ruptura ou escoamento; resistência ao cisalhamento. Aborda a mecânica dos solos e fundações.
Carga Horária: 160

SISTEMAS FÍSICOS
Apresenta ao aluno formas de identificar e quantificar os vários tipos de energia presentes em um sistema físico, e discute como ocorrem transformações de uma forma em outra, obedecendo a princípios gerais de conservação da energia e de massa, e às leis da termodinâmica, na análise de sistemas físicos básicos, típicos de engenharia. Relaciona a importância e o comportamento dos gases dentro destes sistemas estudados. Discute a gravitação, a relatividade e a física quântica.
Carga Horária: 80

6º PERÍODO

ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Cumpridas de acordo com as normas explicitadas no projeto pedagógico.
Carga Horária: 80

FENÔMENOS ATMOSFÉRICOS
No tema Meteorologia e Climatologia deverá ser apresentado ao aluno a atmosfera terrestre. Conceitos. Ar. Água. Fontes de calor da atmosfera. Movimentos da terra. Estações meteorológicas (Classificação das estações; Instrumentos; Noções de planejamento e operação de uma estação meteorológica). Radiação solar (Energia emitida pelo sol; Comprimentos de onda; Balanço da radiação; Radiação em superfícies inclinadas; Radiação na superfície do solo). Temperatura do ar e do solo (Variações em diferentes períodos; Estimativa da temperatura média do ar e do solo). Psicrometria. Dinâmica do ar atmosférico (Movimentos ascendentes e descendentes; Umidade do ar; Ventos; Frentes; Inversão térmica). Evaporação e evapotranspiração. Balaço hídrico. Classificação climática. Equipamentos e técnicas usadas nos estudos diagnósticos e prognósticos do tempo. Principais fenômenos atmosféricos. Formas de condensação. Sistemas de proteção contra intempéries. Mudanças climáticas globais da atualidade. No tema Poluição Sonora e do Ar e Práticas sobre Poluição Sonora e do Ar deverá ser apresentado ao aluno o conjunto de ideias, esquemas conceituais/interpretativos e procedimentos práticos que permitam entender a atmosfera terrestre, a natureza da poluição atmosférica, sua origem e seus efeitos. Capacita a identificar os poluentes emitidos por fontes fixas e móveis nos mais diversos setores produtivos, a legislação que sobre eles incide e as técnicas de minimizar e monitorar as emissões de gases e particulados. Permite a aquisição de conhecimentos, valores, experiências e competências que permitem colaborar na prevenção e solução de problemas de poluição atmosférica e atuar nas redes de monitoramento de qualidade do ar. Apresenta técnicas analíticas para controle da poluição atmosférica, bem como instrumentos e equipamentos relacionados. Discute ainda, a natureza da poluição sonora, legislação e técnicas de mitigação desse problema.
Carga Horária: 120

HIDROLOGIA E HIDRÁULICA
Fornece ao aluno os conhecimentos necessários para calcular e analisar redes de condutos, condutos em série e em paralelo, condutos equivalentes, condutos livres, condutos forçados, materiais construtivos de condutos, perda de carga, tipos de orifícios, instalações de recalque, interceptores, vertedores, ressaltos hidráulicos, sistemas de adução, captação, reservação e distribuição, elementos de projeto de emissários e estações elevatórias. Apresenta os elementos necessários para a compreensão das características do ciclo hidrológico, da precipitação, da evapotranspiração, do escoamento superficial, infiltração, escoamento subterrâneo e da determinação de balanço hídrico, hidrogramas e regularização de vazões, visando à utilização racional e sustentada dos recursos hídricos.
Carga Horária: 120

PLANEJAMENTO, GESTÃO AMBIENTAL E PREVENÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS
Apresenta as bases conceituais para a previsão de impactos na flora, fauna e nas matrizes ambientais, decorrentes de diferentes ações antrópicas, ressaltando medidas preventivas e ações mitigadoras. Caracteriza os procedimentos para licenciamento ambiental e estrutura os Estudos e Relatórios Ambientais: EIA, RIMA, RAP, RIV, PCA e PRAD. Desenvolve a noção de indicadores ambientais para a Avaliação de impactos ambientais e Riscos Ambientais. Aborda, também aspectos teóricos e práticos da análise de riscos naturais e induzidos, apresentando análise de decisão para o tratamento de problemas complexos em ambientes de incerteza, compreendendo os aspectos de tomada de decisão em função da relação entre o impacto identificado e o risco associado, juntamente com seu gerenciamento. Aborda as relações entre meio ambiente e o setor empresarial, discutindo a sustentabilidade dos recursos naturais e dos resíduos como recursos a serem incorporados ao processo produtivo. Apresenta ferramentas de Gestão de Projetos, Gestão da Produção, Financeira e de Pessoas. Aborda saúde, ergonomia e segurança ocupacional. Discute a implantação de Políticas de responsabilidade socioambiental e de Sistemas de gestão ambiental.
Carga Horária: 160

7º PERÍODO

BIOMIMÉTICA NO DESENVOLVIMENTO DE PROCESSOS, PRODUTOS E SERVIÇOS
A partir do estudo e observação detalhada dos produtos e serviços gerados pelos ecossistemas naturais, o aluno será instigado a aprender com a Natureza (e não sobre ela) e utilizar esse conhecimento para produzir produtos sintéticos similares aos encontrados nos sistemas biológicos. Este módulo permitirá desenvolver e aperfeiçoar novas soluçõesde engenharia, para produtos e serviços, tendo a Natureza e em especial a Mata Atlântica como um modelo perfeito
de inspiração e imitação.
Carga Horária: 160

EPIDEMIOLOGIA E SAÚDE AMBIENTAL
Apresenta as questões ligadas à biossegurança, ao crescimento e controle de microrganismos, contemplando aspectos referentes à epidemiologia, à saúde pública e controle de vetores, ao controle sanitário e higiene do ambiente. Aborda a proliferação de doenças transmissíveis relacionadas à água, excretas e resíduos sólidos assim como doenças não transmissíveis associadas aos resíduos tóxicos e perigosos e a poluição atmosférica. Discute ações emergenciais e contingenciais, o papel e competência da vigilância sanitária, da vigilância ambiental e dos sistemas de informações de saúde pública e ambiental.
Carga Horária: 80

TOPOGRAFIA, CARTOGRAFIA E SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS
Através do estudo das bases teóricas do sensoriamento remoto apresenta as técnicas para gerações e desenvolvimento de modelos topográficos, levantamentos planialtimétricos e batimétricos, imagens de satélite e outros produtos cartográficos. Também fornece as habilidades necessárias aplicações práticas de geoprocessamento, interpretação de imagens de satélite, utilização dos sistemas de informação geográfica open source e proprietários e escolha de parâmetros adequados para o planejamento ambiental e análise de recursos naturais. A aquisição destes conhecimentos e habilidades permite aos alunos realizar análises complexas, integrar dados de diversas fontes e criar bancos de dados georeferenciados.
Carga Horária: 160

8º PERÍODO

ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Cumpridas de acordo com as normas explicitadas no projeto pedagógico.
Carga Horária: 80

METODOLOGIA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
Apresenta ao aluno as características do conhecimento científico. Análise das etapas básicas do método científico. Normas de elaboração dos trabalhos acadêmicos. Contextualização, discussão e abordagem dos instrumentos utilizados na pesquisa científica. Aplicabilidade da metodologia da pesquisa à área específica.
Carga Horária: 80

POLÍTICA AMBIENTAL E GERENCIAMENTO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS
Aborda os Fundamentos de Direito Público e Privado. Discute os fatores críticos que permeiam os vários estágios do processo de formulação das normas ambientais no Brasil, apresentando a legislação ambiental federal e estadual e discutindo os conflitos de competência existentes entre as esferas federal, estadual e municipal e suas responsabilidades. Apresenta a Política Nacional de Meio Ambiente e a legislação específica voltada às unidades de conservação, à poluição e ao licenciamento ambiental, assim como as Resoluções do CONAMA. Neste contexto, utiliza-se dos métodos e técnicas de planejamento ambiental como instrumento de política ambiental, fornecendo uma orientação ecológica à organização do espaço, com vistas a garantir a sustentabilidade do desenvolvimento urbano e regional, no longo prazo.
Introduz os aspectos técnicos relacionados ao planejamento e manejo integrados dos recursos hídricos e de bacias hidrográficas, incluindo os usos consuntivos e não-consuntivos, o aproveitamento hidrelétrico, o controle de enchentes e de secas, as hidrovias e as áreas urbanas. Discute os aspectos conceituais de gestão de recursos hídricos, apresentando o modelo sistêmico de integração participativa, a utilização de sistemas de informações geográficas e os instrumentos de gestão. Apresenta o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, a Política Nacional de Recursos Hídricos, o Conselho Nacional de Recursos Hídricos, a Agência Nacional de Águas e os órgãos estaduais e locais.
Carga Horária: 160

QUALIDADE DA ÁGUA E POLUIÇÃO HÍDRICA
No tema Microbiologia e Bioquímica será apresentado aos alunos a organização dos sistemas vivos. Estruturas, funções e composições bioquímicas celulares. Aminoácidos e proteínas. Enzimas. Carboidratos. Lipídeos. Ácidos Nucléicos. Vitaminas e coenzimas. Metabolismo de carboidratos, de lipídeos e de compostos nitrogenados. Biossíntese de carboidratos e lipídeos. Proteínas. Caracterização e classificação dos Microrganismos. Reprodução, crescimento e nutrição. Cultivo e crescimento de bactérias. Culturas puras e características culturais. Enzimas e sua regulação. Metabolismo bacteriano. Fungos. Vírus. Microbiologia do solo, do ar e da água. Influência dos fatores do ambiente na microbiota do solo, do ar e da água. Microbiologia Ambiental. Eutrofização. Bioindicadores da qualidade. Sistemas aeróbios e anaeróbios de tratamentos de efluentes com ênfase nos aspectos microbiológicos. Capacita os alunos a conhecerem os principais microrganismos aos processos de tratamento de água e esgoto, através de sua classificação, morfologia, fisiologia e genética. No tema Qualidade da Água serão abordadas as características dos ambientes aquáticos, identificando e selecionando as principais técnicas aplicáveis à solução das situações típicas que se apresentam à quantificação e a qualificação de recursos hídricos, com ênfase particular em tecnologias para recuperação da qualidade de águas contaminadas ou poluídas, efluentes líquidos e às tecnologias voltadas à conservação do recurso. Capacita o futuro profissional nos procedimentos de técnicas de amostragem, coleta e monitoramento da água. Fornece, ainda, subsídios para o projeto, dimensionamento de sistemas de efluentes industriais, abordando aspectos relacionados com regulamentação, sistemas de disposição e tratamento, parâmetros de qualidade da água, contaminantes e recuperação e reuso da água.
Carga Horária: 160

9º PERÍODO

ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS
Fornece ao aluno uma visão das principais estratégias e dinâmicas no desenvolvimento de decisões gerenciais e apresenta uma coleção de tecnologias voltadas a oferecer apoio ao processo de gerenciamento em recursos naturais.
Carga Horária: 80

ESTÁGIO
Cumprimento de estágio de acordo com as normas propostas no projeto pedagógico do curso.
Carga Horária: 100

PROJETO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Estuda a Metodologia Científica e Tecnológica, capacitando o aluno para a elaboração de projeto de trabalho de conclusão de curso, escolha de metodologias e análise de resultados.
Carga Horária: 80

SANEAMENTO AMBIENTAL E REUTILIZAÇÃO DA ÁGUA
Permite adquirir o conjunto das ideias, esquemas conceituais/interpretativos e procedimentos práticos que permitam o planejamento e execução de estações de tratamento de água e esgoto, assim como de reuso de água, aprendendo a selecionar entre as diversas tecnologias disponíveis as mais apropriadas para uma dada situação, tendo em vista parâmetros técnicos, análise de custos e importância para à saúde pública. Aborda tratamento preliminar, tratamento primário, tratamento secundário, tratamento terciário, filtração, floculação, coagulação, reatores biológicos, padrões de potabilidade da água, processos de tratamento físico-químico, processos com membranas, lagoas aeradas e de estabilização, decantação/sedimentação, desinfecção. Discute as principais etapas para a implantação de um programa de Conservação e Reuso da Água (PCRA).
Carga Horária: 160

SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E ESGOTAMENTO SANITÁRIO
Apresenta a situação atual do saneamento. Consumo de água. Estudos demográficos. Mananciais. Captação, adução, tratamento, reserva e distribuição de água. Estações elevatórias de água e esgoto. Redes de distribuição de água. Sistemas de esgotos sanitários. Vazões de dimensionamento. Rede de coleta de esgotos. Interceptores e emissários. Drenagem urbana. Instalações prediais de água e esgoto. Planejamento de Projetos de Saneamento. Atividades práticas. Visitas Técnicas.
Carga Horária: 80

10º PERÍODO

ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Cumpridas de acordo com as normas explicitadas no projeto pedagógico.
Carga Horária: 80

ENGENHARIA ECONÔMICA
Apresenta os métodos de valoração dos recursos naturais e o mercado de bens e serviços ambientais, introduzindo as novas teorias econômicas que viabilizam o desenvolvimento sustentável e a prosperidade sem crescimento, a partir de uma perspectiva que conjuga os limites do crescimento à capacidade suporte do planeta. Permite a compreensão de noções de economia e matemática financeira aplicadas ao planejamento financeiro. Aplica os métodos de avaliação econômica de investimento e financiamento de projetos, permitindo uma comparação entre alternativas para tomada de decisão.
Carga Horária: 80

ESTÁGIO
Cumprimento de estágio de acordo com as normas propostas no projeto pedagógico do curso.
Carga Horária: 100

RESÍDUOS SÓLIDOS E RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS
No tema Recuperação de Áreas Degradadas será abordada a poluição e degradação do solo, identificando e selecionando as principais técnicas aplicáveis, com ênfase em tecnologias para remediação de áreas contaminadas e àquelas voltadas à recuperação de áreas erodidas. Estuda também as fontes, o transporte e atenuação de contaminantes no meio subterrâneo. Apresenta as ações de preservação, conservação e recuperação da paisagem, através de técnicas convencionais e alternativas. No tema Gestão e Controle de Resíduos Sólidos será abordada a geração, caracterização e classificação de resíduos sólidos urbanos, de serviços de saúde e industriais. Estuda o gerenciamento de resíduos sólidos, contemplando a limpeza urbana, a coleta de resíduos sólidos, o transporte de resíduos sólidos, os ciclos de geração de resíduos, os métodos de reaproveitamento e reciclagem. Apresenta técnicas de armazenamento e alternativas de destinação final dos resíduos urbanos através do projeto, implantação, operação e gerenciamento de aterros sanitários, usinas de reciclagem e compostagem. Discute o marco legal regulatório da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Discute o gerenciamento integrado de resíduos sólidos através de técnicas de tratamento de resíduos sólidos e sua reintegração como recurso. Descreve os materiais geossintéticos.
Carga Horária: 160

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
O Trabalho de Conclusão de Curso permite ao aluno elaborar trabalho original de conclusão de curso e apresentá-lo a seus pares de acordo com as regras propostas no projeto pedagógico do curso. Os seminários temáticos abordam os processos de inovação tecnológica e gestão de mudanças no contexto da pesquisa e desenvolvimento, integrando empresa, sociedade civil, organizações do terceiro setor e universidade. Indica e discute novas tendências tecnológicas e a gestão da inovação no campo de atuação do engenheiro ambiental. O tema tecnologias verdes deverá fundamentar e discutir as inovações tecnológicas relacionadas ao desenvolvimento de tecnologias verdes, práticas e processos para reduzir as emissões de gases de efeito-estufa.
Carga Horária: 120

Comunicar erros

MÁRCIA SARTORI  - COORDENADORA

Minicurrículo


Receba informações de oferecimento sobre esse curso: