Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Engenharia Ambiental e Sanitária / Artigos / Negócios Sustentáveis: Como produzir menos e vender mais?

Negócios Sustentáveis: Como produzir menos e vender mais?

Tassiane Boreli Pinato

O título deste artigo parece estranho para você? Nossa cultura econômica nos ensinou que quanto maior a produção, mais acelerada será a demanda e, consequentemente, a economia – Produto Interno Bruto (PIB). O brasileiro, por muito tempo, aprendeu que produzir por meio de insumos e matérias-primas é o caminho para o desenvolvimento econômico de um país.

No entanto, as grandes empresas já perceberam a importância da responsabilidade de garantir para a nossa e as futuras gerações o direito à vida e também sobre o que consumir, como consumir e o custo do consumo para cada indivíduo. A produção e a distribuição na qualidade dos produtos já não são suficientes, pois é preciso pensar em todo o processo, ou seja, todo o ciclo de existência do produto, desde quando ele é pensado, até o momento do seu descarte final. Quando possivelmente, ele poderá voltar para o uso da empresa como fonte de matéria-prima.

As tecnologias verdes são estratégias de mercado, que podem ser utilizadas como vantagem competitiva em relação às empresas que não adotam práticas sustentáveis. Uma vez que a tecnologia verde, além de garantir a diminuição no uso de matéria-prima, consegue otimizar o consumo de maneira eficiente de energia, e também a diminuir substâncias tóxicas na fabricação dos produtos, diminuindo os impactos ambientais negativos, favorecendo o reúso e também o descarte final dos produtos produzidos e consumidos.

O grande diferencial das empresas que adotam medidas sustentáveis está relacionado, principalmente, a práticas sistematizadas de ações que geram valores, não apenas econômicos, mas também sociais e ambientais. Reduzindo sua pegada ambiental no planeta e oferecendo produtos de maior qualidade para o consumidor. Livre de substâncias tóxicas, e com valor social agregado, no qual, muitas vezes, a comunidade do entorno ajudam em projetos sociais destas empresas, contribuindo para diminuição dos seus impactos ambientais.

E por fim, deixo para você um guia sobre práticas sustentáveis que trata de exemplos de empresas que utilizam a sustentabilidade como estratégia das suas ações empresariais. Demonstrando que a relação, custo benefício e do lucro pode ser muito maior, quando a empresa consegue equilibrar o uso dos recursos naturais, por meio de ferramentas ambientais com estratégias econômicas de mercado. Deste modo, acesse este link:

Fonte/Época:

https://epoca.globo.com/ideias/noticia/2016/10/epoca-empresa-verde-2016-os-ganhos-sao-ambientais.html

Comunicar erros

MÁRCIA SARTORI  - COORDENADORA

Minicurrículo


 

engenharia-ambiental-e-sanit├бria.jpg

Receba informações de oferecimento sobre esse curso:

Acesso Restrito

Portal do Aluno / Docente
Portal CAPES
INFORMAÇÕES DO CURSO

Modalidade: Presencial
Grau: Bacharelado
Reconhecimento: Portaria Nº 127, de 28/04/2016
Duração: 5 anos
Campus: Rudge Ramos e Planalto
Horário de aula: Manhã: das 8h20 às 11h50. Oferecimento do 1º ao 4º período no turno da manhã e do 5º ao 10º período no turno da noite. Noite: horário das 19h30 às 23h
Mensalidade manhã: aguarde informações
Mensalidade noite (1º semestre de 2016):
 R$  1.255,00, para pagamento até o dia 6 de cada mês, por meio do programa de desconto. O valor da mensalidade sem o desconto é de R$ 1.394,44.

Avaliação: CC: 4 

 

Modalidade a distância
Grau:
Bacharelado
Autorização:  
CONSUN Nº 18/16 de 04/08/16
Duração: 5 anos
Polo Rudge Ramos