Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / ENADE / 2018 / O que é o Enade?

O que é o Enade?

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes é um processo avaliativo destinado aos alunos de todas as Instituições de Ensino Superior – IES do país.

 

O exame acontece anualmente e é organizado e conduzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira – INEP, vinculado ao Ministério da Educação e Cultura – MEC (governo federal).

 

O objetivo do ENADE é acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes considerando:

 


Entenda melhor aqui:


 

Para a coordenadora de Graduação da Universidade Metodista de São Paulo, o ENADE é um “instrumento de avaliação que permite a discussão constante pelo Corpo Docente sobre conteúdos e sistema de avaliação, contribuindo bastante para nossas práticas educativas e refletindo na qualidade do ensino." 

Prof. Dra. Alessandra Zambone/Coordenadora de Graduação da Universidade

 

Os coordenadores de curso da Universidade Metodista compreendem e atribuem ao ENADE, relevante etapa no processo de formação e aperfeiçoamento do ensino superior, veja!

"O ENADE é uma ferramenta imprescindível para a avaliação dos cursos universitários. Por meio deste exame, o Ministério da Educação pretende controlar e promover a melhoria do ensino no país. Tanto a instituição de ensino como os estudantes devem ser os principais interessados no sucesso deste exame, que refletirá a qualidade do curso.  Ao cursarmos uma determinada Universidade, o nome desta instituição, bem como seu desempenho no ENADE, ficará definitivamente associado ao histórico profissional do aluno. Será um registro em seu currículo. Atualmente, devido à exigência do MEC, a participação de todos alunos é obrigatória e a não participação impede a colação de grau e emissão do diploma."

Prof. Dr. Savio Fujita Barbosa/Coordenador do Curso de Farmácia, Estética e Cosmética

 

 "O ENADE continua sendo um dos critérios de avaliação das IEs no Brasil, para que as instituições possam rever periodicamente o que se refere a conquista dos objetivos essenciais a que se propõem, além do desenvolvimento das competências e habilidades de seus estudantes."

Prof. Dra. Elizabeth Castro Maurenza de Oliveira/Coordenadora do curso de Ciências Contábeis


"Levando-se em consideração a realidade educacional brasileira, o ENADE é um instrumento fundamental, é um bem necessário de avaliação, tanto para o estudante quanto para a Instituição de Ensino Superior."

Mariantonia Chippari/Coordenadora de Curso de Psicologia


 

"A relevância do ENADE é, sem dúvida, inquestionável. Os resultados dessa prova permitem-nos avaliar nossas práticas e verificar se os objetivos estabelecidos ao longo do curso para o processo formativo dos estudantes têm sido alcançados com vistas à sua competência profissional, além de representar um momento importante de autoavaliação para os próprios alunos. Outro aspecto que merece ser destacado é que, a partir desse recurso avaliativo, o MEC pode contribuir com o apontamento de melhorias para a qualidade do ensino nas IES."

Profª Maria José O Russo/Coordenadora do curso de Pedagogia Presencial

 

“O ENADE é muito importante para o curso porque o conceito obtido mostra para a sociedade o quanto o curso contribui na formação dos seus alunos. É importante também devido ao conteúdo e formato da prova aplicada porque indicam à equipe responsável pelo curso parâmetros que devem utilizar para melhorias no projeto pedagógico e nas estratégias de avaliação.”

Profº Marcelo Modolo/Coordenador do curso de Sistemas da Informação

Comunicar erros