Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / ENADE / 2017 / Questões / Questão de Relações de Trabalho

Questão de Relações de Trabalho

Questão 1 - Terceirização

De acordo com o vídeo, identificamos alguns elementos relevantes a respeito da terceirização, sendo assim:

I. A terceirização tem avançado no Brasil, mas não é uma tendência mundial;

II. É conveniente para uma empresa que as suas atividades estratégicas fiquem sob o cuidado e responsabilidade dela mesma;

III. Para as centrais sindicais, a terceirização não precariza o trabalho;

IV. Há amparo legal para as relações entre as empresas e a terceirização do trabalho;

V. A boa terceirização é aquela que respeita o direito dos trabalhadores, tanto da contratada, quanto do contratante;

VI. O primeiro projeto de lei no campo da terceirização entrou no congresso no ano de 1998

Considerando a entrevista do profº de relações de trabalho da USP, José Pastore, estão corretas as afirmativas:  




Questão 2

A Lei n. 8.213/1991 assegura a contratação de pessoas com deficiência tanto no serviço público como em empresas privadas que empreguem cem trabalhadores ou mais. Todavia, ainda não é tão simples a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho, como ilustra a figura abaixo.

A respeito da inserção, no mercado de trabalho, de pessoas com deficiência, avalie as afirmações a seguir.

  1. Assegurada por lei, a contratação de profissionais com deficiência é cada vez mais frequente no serviço público, contudo a regulamentação de cotas para esses profissionais não abrange as empresas privadas.
  2. As pessoas com deficiência passaram a ter mais chances de inserção no mercado de trabalho, mas, em geral, elas ainda enfrentam preconceito nos locais de trabalho.
  3. Um dos maiores empecilhos para a inserção de profissionais com deficiência no mercado de trabalho é de natureza cultural e envolve estereótipos e discriminação. 
É correto apenas o que se afirma em:  





Questão 3

As mulheres freqüentam mais os bancos escolares que os homens, dividem seu tempo entre o trabalho e os cuidados com a casa, geram renda familiar, porém continuam ganhando menos e trabalhando mais que os homens.

As políticas de nnefícios implementadas por empresas preocupadas em facilitar a vida das funcionárias que têm criança pequena em casa já estão chegando no Brasil. Acordados de horários flexíveis, programas como auxílio-creche, auxílio-babá e auxílio-amamentação são alguns dos benefícios oferecidos. Disponível em HTTP://www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 30 jul. 2013 (adaptado).

Considerando o texto e o gráfico, avalie as afirmações a seguir:

I. O somatório de tempo pelas mulheres aos fazeres domésticos e ao trabalho remunerado é superior ao dedicado pelos homens, independentemente do formato da família.
II. O fragmento de textos e os dados do gráfico apontam para a necessidade de criação de políticas que promovam a igualdade entre os gêneros no que concerne, por exemplo, a tempo médio dedicado ao trabalho e remuneração recebida.
III. No fragmento de reportagem apresentado, ressalta-se a diferença entre o tempo dedicado por mulheres e homens ao trabalho remunerado, sem alusão aos afazeres domésticos.

É correto afirmar em:





Questão 4

De acordo com o vídeo https://vimeo.com/104737746, os movimentos sociais no Brasil têm sua organização forma no início dos anos 1900. Já os black blocks surgem a partir de 2000 e, na opinião da entrevistada, precisam ser melhor compreendidos.

Na opinião dela, é INCORRETO afirmar que: