Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / ENADE / 2017 / Entenda o que é o ENADE

Entenda o que é o ENADE

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE é um procedimento de avaliação que envolve os alunos de todas as Instituições de Ensino Superior – IES do país. O exame, que acontece anualmente, é organizado e conduzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira – INEP.

O objetivo do ENADE é acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação às/aos:

      • Conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação;
      • Habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento; e 
      • Competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.


Assista ao vídeo e saiba mais:

Eles já conhecem e passaram pelo ENADE:


"O ENADE, como instrumento de avaliação, permite a discussão constante pelo Corpo Docente sobre conteúdos e sistema de avaliação, contribuindo bastante para nossas práticas educativas e refletindo na qualidade do ensino."

Prof. Dra. Alessandra Zambone
Coordenadora do curso de Direito – EGD



"Se fosse somente para alinhar as propostas de formação profissional e comparar os resultados obtidos por diferentes Instituições de Ensino Superior em um país de dimensões continentais como o Brasil, o ENADE já teria sua existência justificada. Mas ele permite mais, na medida em que possibilita aos próprios estudantes avaliaram-se frente uma amostra tão ampla. Por dois períodos distintos, 2013 a 2015 e 2016 a 2018 fui nomeada membro da Comissão de Especialistas do ENADE pelo INEP, responsável pelas diretrizes, elaboração da prova e todas as análises que a ela se seguem. Posso testemunhar sobre a lisura e importância conferida pelo INEP/MEC a essa etapa do SINAES. Nesse período tive a oportunidade de entender o alcance desse exame e sua importância na normatização da formação profissional oferecida na área de Gestão Ambiental."

Prof. Dra. Waverli M M Neuberger
Coordenadora do curso de Gestão Ambiental

 

"O ENADE é uma ferramenta imprescindível para a avaliação dos cursos universitários. Por meio deste exame, o Ministério da Educação pretende controlar e promover a melhoria do ensino no país. Tanto a instituição de ensino como os estudantes devem ser os principais interessados no sucesso deste exame, que refletirá a qualidade do curso.
Ao cursarmos uma determinada Universidade, o nome desta instituição, bem como seu desempenho no ENADE, ficará definitivamente associado ao histórico profissional do aluno. Será um registro em seu currículo. Atualmente, devido à exigência do MEC, a participação de todos alunos é obrigatória e a não participação impede a colação de grau e emissão do diploma."

Prof. Dr. Savio Fujita Barbosa
Coordenador do Curso de Farmácia, Estética e Cosmética


"O ENADE continua sendo um dos critérios de avaliação das IEs no Brasil, para que as instituições possam rever periodicamente o que se refere a conquista dos objetivos essenciais a que se propõem, além do desenvolvimento das competências e habilidades de seus estudantes."

Prof. Dra. Elizabeth Castro Maurenza de Oliveira
Coordenadora do curso de Ciências Contábeis

 

"O processo de avaliação instituído por meio do ENADE é uma ferramenta importante, se assimilado pelo estudante como um instrumento que contribui para seu processo formativo. Para tanto, faz-se necessário que as informações sobre o ENADE sejam uma constante para o estudante desde seu ingresso no curso, de tal forma que se sinta familiarizado com o tema e sua importância, tanto no que concerne aos aspectos individuais como coletivo."

Prof. Me. Andrea Leite
Coordenadora deo curso Gestão de Recursos Humanos

Comunicar erros