Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / ENADE / 2015 / Questões / Questão de Políticas Públicas

Questão de Políticas Públicas

Questão 1 - ENADE 2013

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei n° 12.305, de 2 de agosto de 2010) define a logística reversa como o “instrumento caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada”. A Lei n° 12.305/2010 obriga fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de agrotóxicos, pilhas, baterias, pneus, óleos lubrificantes, lâmpadas fluorescentes, produtos eletroeletrônicos, embalagens e componentes a estruturar e implementar sistemas de logística reversa, mediante retorno dos produtos após o uso pelo consumidor, de forma independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos. Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O retorno de embalagens e produtos pósconsumo a seus fabricantes e importadores objetiva responsabilizar e envolver, na gestão ambiental, aquele que projeta, fabrica ou comercializa determinado produto e lucra com ele.

PORQUE

II. Fabricantes e importadores responsabilizados, inclusive financeiramente, pelo gerenciamento no pós-consumo são estimulados a projetar, manufaturar e comercializar produtos e embalagens menos poluentes e danosos ao meio ambiente. Fabricantes são os que melhor conhecem o processo de manufatura, sendo, por isso, os mais indicados para gerenciar o reprocessamento e reaproveitamento de produtos e embalagens.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.  





Questão 2 - ENADE 2013

Uma sociedade sustentável é aquela em que o desenvolvimento está integrado à natureza, com respeito à diversidade biológica e sociocultural, exercício responsável e consequente da cidadania, com a distribuição equitativa das riquezas e em condições dignas de desenvolvimento. Em linhas gerais, o projeto de uma sociedade sustentável aponta para uma justiça com equidade, distribuição das riquezas, eliminando-se as desigualdades sociais; para o fim da exploração dos seres humanos; para a eliminação das discriminações de gênero, raça, geração ou de qualquer outra; para garantir a todos e a todas os direitos à vida e à felicidade, à saúde, à educação, à moradia, à cultura, ao emprego e a envelhecer com dignidade; para o fim da exclusão social; para a democracia plena.

TAVARES, E. M. F. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br>. Acesso em: 25 jul. 2013 (adaptado).

Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Os princípios que fundamentam uma sociedade sustentável exigem a adoção de políticas públicas que entram em choque com velhos pressupostos capitalistas.

PORQUE

II. O crescimento econômico e a industrialização, na visão tradicional, são entendidos como sinônimos de desenvolvimento, desconsiderando-se o caráter finito dos recursos naturais e privilegiando-se a exploração da força de trabalho na acumulação de capital.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.





Questão 3 – ENADE 2014

Com a globalização da economia social por meios das organizações não governamentais, surgiu uma discussão do conceito de empresa, de sua forma de concepção junto às organizações brasileiras e de suas práticas. Cada vez mais, é necessário combinar as políticas públicas que priorizam modernidade e competitividade com o esforço de incorporação dos setores atrasados, mais intensivos de mão de obra. Disponível em: HTTP://unpan1.un.org. Acesso em 4 ago/2014 (adaptado)

 

A respeito dessa temática, avalie as afirmações a seguir:

I. O terceiro setor é uma mistura dos dois setores econômicos clássicos da sociedade: o público, representado pelo Estado, e o privado, representado pelo empresariado em geral
II. É o terceiro setor que viabiliza o acesso da sociedade à educação e ao desenvolvimento de técnicas industriais, econômicas, financeiras, políticas e ambientais.
III. A responsabilidade social tem resultado na alteração do perfil corporativo estratégico das empresas, que têm reformulado a cultura e a filosofia que orientam as ações institucionais.

Está correto o que se afirma em:





Questão 4 – ENADE 2014

O quadro a seguir apresenta a proporção (%) de trabalhadores por faixa de tempo gasto no deslocamento casa-trabalho, no Brasil e em três cidades brasileiras.

Tempo de deslocamento Brasil Rio de Janeiro São Paulo Curitiba
Até cinco minutos 12,70 5,80 5,10 7,80
De seis minutos até meia hora 52,20 32,10 31,60 45,80
Mais de meia hora até uma hora 23,60 33,50 34,60 32,40
Mais de uma hora até duas horas 9,80 23,20 23,30 12,90
Mais de duas horas 1,80 5,50 5,30 1,20
Censo 2010/IBGE (adaptado).

Com base nos dados apresentados e considerando a distribuição na população trabalhadora nas cidades e as políticas públicas direcionadas à mobilidade urbana, avalie as afirmações a seguir:

I.  A distribuição das pessoas por falta de tempo de deslocamento casa-trabalho na região metropolitana do Rio de Janeiro é próxima à que se verifica em São Paulo, mas não em Curitiba e na medida brasileira.
II. Nas metrópoles, em geral, a maioria dos postos de trabalho está localizada nas áreas urbanas centrais, e as residências da população de baixa renda estão concentradas em áreas irregulares ou na periferia, o que aumenta o tempo gasto por esta população no deslocamento casa-trabalho e o custo do transporte;
III. As políticas públicas referentes a transporte urbano, como por exemplo, Bilhete Único e Veículos Leves Sobre Trilhos (VLT), ao serem implementadas, contribuem para redução do tempo gasto no deslocamento casa-trabalho e do custo do transporte.

É correto o que se afirma em:





Questão 5 – ENADE 2014

Leia o texto AUMENTO DE ATÉ 53% NO FLUXO DE CICLISTAS EM SÃO PAULO (link pdf)

O constante aumento da população em São Paulo obriga o poder público a buscar alternativas para o compartilhamento do espaço urbano. Entre as medidas recentemente adotadas está a implantação de ciclovias. De acordo com A Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo (Ciclocidade), a quantidade de ciclistas que utilizam estes espaços exclusivos tem aumentado expressivamente a partir de 2014. De acordo com a Ciclocidade.

 

I)     São Paulo tem um déficit importante de políticas cicloviárias e os 17 mil km de ruas que podiam ser compartilhados em 2014 ainda não ofereciam condições adequadas.

II)   A contagem na Av. Inajar de Souza foi realizada em 2 de setembro de 2014, das 5h às 20h. Foram registrados 1410 ciclistas em 15 horas de contagem, o que deu uma média de 94 ciclistas por hora. O total se manteve estável em relação a 2013.

III) A pintura vermelha da via é uma das condições para que ela seja considerada, de fato, uma ciclovia.

IV) Na zona Oeste, a extratificação por sexo, em 2014, mostrou que as mulheres representaram 7% do total (60) de usuários da ciclovia. Comparada às duas últimas pesquisas realizadas em 2010 e 2012, o aumento foi de 666% e de 300% respectivamente.

Considerando o texto anexo, escolha a opção com alternativas corretas: