Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / ENADE / 2012 / Enade 2012

Enade 2012

 

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) tem o objetivo avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), juntamente com a avaliação institucional e a avaliação dos cursos de graduação.

O Enade é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, sendo o registro de participação condição indispensável para a emissão do histórico escolar, exigindo, assim, a participação de todos os alunos ingressantes ou concluintes.

O conceito ENADE em conjunto com as informações do Censo da Educação Superior e as respostas do Questionário Socioeconômico servem de base para o cálculo do CPC - Conceito Preliminar de Curso.

Em 2012 serão avaliados as seguintes áreas e cursos da Metodista:

 

Estão habilitados ao ENADE 2012 todos os estudantes ingressantes(aqueles que tenham iniciado o respectivo curso com matrícula no ano de 2012 e concluintes (aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2013, assim como aqueles que tiverem concluído 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da IES). No entanto, em 2012, por decisão do INEP, somente os estudantes concluintes participarão da prova a ser aplicada em 25/11/2012. O estudante que não realizar a prova não poderá receber o seu diploma.

A prova do ENADE 2012 terá início às 13 horas (horário de Brasília) e não será permitida a entrada no local da prova após esse horário. Os estudantes deverão apresentar-se no local definido pelo Inep, às 12h15mim (horário oficial de Brasília) do dia 25 de novembro de 2012, para localizar a sala, assinar a lista de presença e cumprir outras formalidades, munidos de documento oficial de identificação (com fotografia).

ATENÇÃO: para conhecer o local de realização da prova e imprimir o Cartão de Informação do Estudante, o estudante inscrito deverá preencher o Questionário Socioeconômico, na página do INEP, durante o período de 26 de outubro a 25 de novembro.


O estudante fará a prova no município de funcionamento da sede do curso e o caso de estudante de curso na modalidade de educação a distancia realizará a prova no município em que a IES tenha polo de apoio presencial registrado no sistema e-MEC.

 

SAIBA MAIS SOBRE O ENADE 2012

Legislação pertinente ao ENADE:
Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004: Criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). 
Portaria Normativa nº 6, de 14 de março de 2012 (ENADE 2012). 
Portaria Normativa MEC nº 13, de 27 de junho de 2012 (ENADE 2012).

Comunicar erros