Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / ENADE / 2010 / Sobre o ENADE

Sobre o ENADE

Confira os inscritos dos cursos abaixo.

Biomedicina | Educação Física | Farmácia | Fisioterapia | Fonoaudiologia |Gestão Ambiental EAD | Gestão Ambiental Presencial | Medicina VeterináriaNutrição | Odontologia


O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) tem o objetivo avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), juntamente com a avaliação institucional e a avaliação dos cursos de graduação. 

Quais as áreas que serão avaliadas no Enade 2010?
Conforme a Portaria Normativa nº. 5, de 22 de fevereiro de 2010, serão avaliados pelo Enade 2010 os cursos que conferem diploma de bacharel das áreas de Agronomia, BiomedicinaEducação Física (bacharelado), Enfermagem, FarmáciaFisioterapiaFonoaudiologia, Medicina, Medicina VeterináriaNutriçãoOdontologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Zootecnia; e os cursos que conferem diploma de tecnólogo em Agroindústria, Agronegócios, Gestão Hospitalar, Gestão Ambiental EAD,Gestão Ambiental Presencial e Radiologia.  Clique no seu curso e saiba se você está inscrito.

Quando será realizado o Enade 2010?
A prova será aplicada no dia 21 de novembro de 2010, com início às 13 horas (horário de Brasília). 

O Enade é obrigatório? 
O Enade é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, sendo inscrita no histórico escolar do estudante somente a sua situação regular com relação a essa obrigação.

Quais são os estudantes habilitados a participar do Enade?
Estão habilitados a participar do Enade todos os estudantes em final de primeiro ano (ingressantes) e de último ano (concluintes) das áreas e cursos a serem avaliados.

O que se entende por “Ingressantes”?
São considerados estudantes ingressantes (final do primeiro ano do curso) aqueles que, até o dia 2 de agosto de 2010, tiverem concluído entre 7% (sete por cento) e 22% (vinte e dois por cento), inclusive, da carga horária mínima do currículo do curso da Instituição de Educação Superior (IES).
Para os cursos superiores de tecnologia com carga horária mínima de até 2.000 horas são considerados estudantes ingressantes (final do primeiro ano do curso) aqueles que, até o dia 2 de agosto de 2010, tiverem concluído entre 7% (sete por cento) e 25% (vinte e cinco por cento), inclusive, da carga horária mínima do currículo do curso da IES.

O que se entende por “Concluintes”?
São considerados estudantes concluintes (último ano do curso) aqueles que, até o dia 2 de agosto de 2010, tiverem concluído pelo menos 80% (oitenta por cento) da carga horária mínima do currículo do curso da IES ou aqueles estudantes que tenham condições acadêmicas de conclusão do curso no ano letivo de 2010. Para os cursos superiores de tecnologia com carga horária mínima de até 2.000 horas são considerados estudantes concluintes (último ano do curso) aqueles que, até o dia 2 de agosto de 2010, tiverem concluído pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária mínima do currículo do curso da IES ou aqueles estudantes que tenham condições acadêmicas de conclusão do curso no ano letivo de 2010. 

O estudante habilitado ao Enade é obrigado a participar do Exame?
Sim. A participação do estudante habilitado ao Enade é condição indispensável para a emissão do histórico escolar, que terá como registro a data em que realizou o Exame, assim como para a expedição do diploma pela IES.

Qual a situação do estudante habilitado ao Enade que não realizou a prova?
O estudante habilitado que não realizar a prova não poderá receber o seu diploma enquanto não regularizar a sua situação junto ao Enade, haja vista não ter concluído o respectivo curso de graduação (o Enade é componente curricular obrigatório).
O estudante selecionado, que não realizar a prova, deverá aguardar nova edição do Enade para o próprio curso para participar da prova. O Enade é realizado com periodicidade trienal.

De quem será a responsabilidade pela inscrição do estudante?
A inscrição do estudante habilitado ao Enade cabe exclusivamente à Instituição de Educação Superior (IES), conforme § 6º do art. 5º da Lei 10.861/2004 e respectivo regulamento. O estudante que estiver vinculado ao curso em 2º de agosto de 2010, independente da sua situação de matrícula (com matrícula trancada ou afastado da IES), mas habilitado como ingressante ou concluinte, deverá ser inscrito no Enade.É também obrigatório inscrever o estudante que esteve afastado da IES e retornou para cumprir os créditos ou que esteja apenas fazendo a monografia para concluir o curso.

Quando e como será divulgada a lista dos estudantes selecionados para o Enade 2010?
Até o dia 20 de setembro de 2010 o Inep divulgará a lista dos estudantes selecionados para participação no Enade 2010 por meio da página da Internet http://enade.inep.gov.br (restrita aos coordenadores de cursos). A IES é responsável pela ampla divulgação, junto ao próprio corpo discente, da lista de estudantes selecionados para o Enade 2010.

Quando e como serão divulgados os locais de prova?
O Inep divulgará, até o dia 22 de outubro de 2010, os respectivos locais onde serão aplicadas as provas.
A lista dos locais de prova do Enade 2010 estará disponível na página do Inep http://www.inep.gov.br e será enviada, via EBCT, aos coordenadores de curso/habilitação. Será também enviado, via EBCT, aos estudantes inscritos ao Enade 2010, o Cartão de Informação do Estudante com as informações necessárias, inclusive do seu local de prova, e, ainda, o questionário do estudante a ser entregue no dia da prova. 

Observações:
1) O estudante que não receber o Cartão de Informação do Estudante deverá informar-se sobre o local de prova: 1º) junto ao coordenador do seu curso; 2º) na página do Inep: http://www.inep.gov.br; ou 3º) no programa Fala, Brasil: telefone 0800-616161 (ligação gratuita).
2) O estudante que não receber o seu cartão deve apresentar-se no dia, horário e local estabelecido para a prova, munido apenas da Carteira de Identidade. 
3) O questionário do estudante, embora de grande importância para compor o perfil dos estudantes, é de participação voluntária. Aquele que não receber, ou optar por não respondê-lo, deverá apresentar-se no dia, horário e local estabelecido para a prova, munido apenas da Carteira de Identidade. 
4) Não será permitido o acesso ao local de prova após às 13h (horário de Brasília).

CRONOGRAMA

Data

Assunto

Competência

20/09/2010

Divulgação da lista dos estudantes inscritos e obrigados a participação no Enade 2010

Inep

22/10/2010

Divulgação dos locais de realização das provas

Inep

22/10/2010

Início da remessa do Cartão de Informação do Estudante

Inep

22/10/2010

Início do período para resposta eletrônica ao Questionário do Estudante

Estudante

21/11/2010

Aplicação das provas do Enade 2010

Inep

21/11/2010

Término do período para resposta eletrônica ao Questionário do Estudante

Estudante

22/11/2010

Início do período para resposta eletrônica ao questionário do Coordenador do Curso

IES

06/12/2010

Término do período para resposta eletrônica ao questionário do Coordenador do Curso

IES

16/12/2010

Previsão de divulgação da Relação de Estudantes em Situação Regular junto ao Enade 2010

Inep


Eventuais alterações no cronograma acima serão amplamente divulgadas pelo Inep por meio das páginas da Internet
http://www.inep.gov.br e http://enade.inep.gov.br.

Comunicar erros