“Se você quer chegar onde a maioria não chega, faça o que a maioria não faz”, diz Marcos Scaldelai em palestra
25/11/2016 14h20
Com apenas 36 anos, Marcos Scaldelai se tornou presidente da Bombril e hoje, após deixar o cargo, escreve livros e realiza palestras que estimulam outras pessoas a atingirem seus objetivos. O sucesso, segundo o executivo, se deve em grande parte aos ensinamentos do pai, que era professor e que sempre o estimulou a estudar e trabalhar com afinco. “Meu pai era meu maior exemplo, ele tinha amor pelo que fazia. Ele sabia que se você não é bom, não deve estar na empresa e a mesma coisa serve para a escola, se não quer estudar, vá embora”, afirma.
Scaldelai conta que sempre foi um bom aluno e que quando participava de eventos na escola procurava liderar: “eu nasci para ser protagonista. A gente precisa ser visto, precisamos aparecer porque quem não aparece, não vai para frente”. E também falou sobre a importância de valorizar bons relacionamentos e uma grande rede de networking. Para ele, é imprescindível que um vencedor não enxergue o impossível, coloque atitudes em seus sonhos, pense em soluções para problemas, não desista jamais e ame o que faz. “Nunca ache que você chegou a seu nível máximo, sempre é pouco, sempre dá para melhorar”, diz.
Convidado pela EMEC (Escola Metodista de Educação Corporativa) para participar do 1° Metodista Business Fórum, Scaldelai realizou uma palestra sobre liderança, aberta a alunos e público geral, e divulgou seus livros “Você pode mais – 99,9% Não é 100%” e “Vendedor Falcão” que apresentam maneiras para que os profissionais se destaquem no mercado de trabalho e empreendam.
Mostrando ao público a foto de vários empreendedores famosos como Mark Zuckerberg, do Facebook, Luiza Trajano, da Magazine Luiza, e Steve Jobs, da Apple, o palestrante diz que o que todos esses líderes têm em comum é que “são vendedores natos que sabem se vender”. E citou três passos para se que todos se tornem bons vendedores utilizando as características de um falcão: visão, velocidade e garra.
A visão, para um empreendedor, é o planejamento, entender o território, ver o potencial do cliente e estar de olho na concorrência. Velocidade seria a preparação, estar pronto para qualquer cenário, propor soluções rápidas, ser proativo e ter senso de urgência. E a garra seria a execução, agir com precisão, ter persistência e buscar resultados efetivos. E acrescenta: “se você quer chegar onde a maioria não chega, faça o que a maioria não faz”.
Confira a cobertura fotográfica realizada pela AGICOM: