Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Presidente da OAB de São Bernardo do Campo pede coragem e posicionamento a advogados

Presidente da OAB de São Bernardo do Campo pede coragem e posicionamento a advogados

Palestrante foi convidado do Metô XP

27/09/2018 15h25 - última modificação 15/02/2019 15h45

O papel da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na sociedade contemporânea foi tema de palestra do Metodista Experience realizada no último dia 26 de setembro. O convidado foi o advogado Luiz Ricardo Vasques Davanzo, presidente da OAB de São Bernardo do Campo, que explicou a estruturação da Ordem, relembrou a função dos profissionais da área e desafiou os presentes a atuarem de forma idônea. “Para ser advogado há um requisito principal: a coragem. Se souber ler e escrever, ajuda um pouco. Advocacia não é uma profissão de covardes", afirmou.

O palestrante citou a Constituição Federal, que considera os advogados indispensáveis à administração da justiça. Para ele, há diversos fatores que desvirtuam o cumprimento da missão dos advogados (e por consequência da OAB), como a crescente procura pelo curso de Direito como meio para alcançar benefícios pessoais. 

Davanzo também criticou a relação de membros da OAB com grupos políticos, o que na sua visão pode gerar conflitos de interesse e desvio no propósito das atribuições dos advogados. “Na política nós precisamos servir, e não querer ser servidos. Quando queremos nos servir, acaba acontecendo o que estamos passando no Brasil”, disse. Em contraste a essas situações, o palestrante relembrou a importância da Ordem em momentos históricos do País, como na conquista dos direitos trabalhistas e nas Diretas Já. 

Por fim, o palestrante destacou que a Ordem dos Advogados do Brasil é uma instituição com respaldo da população brasileira, mas precisará justificar essa credibilidade a partir de posicionamentos claros diante do atual momento de instabilidade política e dos processos de reforma tributária, trabalhista e da previdência. "Será essencial fazer parte dessa transformação, dessas mudanças e desses enfrentamentos, ainda que possa custar nossa própria cabeça. Não podemos ficar acovardados, ou vamos perder a credibilidade", concluiu. 

O Metodista Experience (Metô XP) é um projeto desenvolvido em parceria entre cursos de curta duração e de pós-graduação lato sensu da Instituição. A iniciativa é aberta ao público e promove palestras, atividades e workshops.

Confira o vídeo do evento:

 

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , ,