Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Combate à corrupção se intensificou, alerta especialista em palestra sobre Compliance

Combate à corrupção se intensificou, alerta especialista em palestra sobre Compliance

Angela Zechinelli, do Conselho de Contabilidade, adverte sobre ilícitos empresariais em encontro do Metodista Business Meeting

25/08/2016 16h45 - última modificação 06/09/2016 20h54

Angela atua em perícias judiciais e arbitragens

Uma certeza (há punição para ilícitos) e uma diretriz (decreto 8.420/2015 que baliza o compliance) estão na origem da atual mobilização das empresas em torno de prevenção de fraudes e combate a práticas de corrupção. A onda de denúncias que varre a Petrobrás e outros desdobramentos da operação Lava Jato acenderam a luz amarela nas corporações que não querem essa batata quente nas mãos.

“É a velha e boa recomendação da mãe que manda o filho devolver o lápis do amigo que trouxe da escola: não pegue o que não é seu”, resumiu a auditora e contadora Angela Zechinelli na palestra de abertura do 2º semestre do Metodista Business Meetings, que abordou A Importância de Compliance nas Organizações.

Agir com ética e dentro de normas e leis é a essência do compliance: “Isso pode, isso não pode. Simples assim”, completou a palestrante ao discorrer sobre leis que cercam o tema, entre as quais a de Crimes Fiscais, Anticorrupção, de Lavagem de Dinheiro e Antitruste, que alcançam desde ocultação de bens pessoais e fraudes de empresas contra a administração pública até corrupção passiva e ativa.

“Não esqueçam de que todas as operações passam pela contabilidade. Não tenham medo de alertar seus clientes ou de tê-los como ex-clientes e não serem cúmplices de erros”, aconselhou ela aos alunos de ciências contábeis e controladoria que acompanhavam a palestra na noite de 24 de agosto.

Canal para denúncias

Segundo Angela Zechinelli, a corrupção não aumentou no Brasil, mas tem sido mais ativamente combatida. Em 2003 houve 18 operações da Polícia Federal. No ano passado esse número saltou para 560, o que evidencia a necessidade de gerenciamento de riscos e atuação ética de administradores públicos e privados, disse a palestrante, que é pós-graduada em Auditoria e Controladoria, membro da Academia Paulista de Contabilidade e do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRC-SP). Atua em perícias judiciais, arbitragens e mediações. “Não aguentamos mais ver tanta corrupção”, desabafou.

Compliance, na verdade, é apenas um dos conceitos que devem embasar a boa governança corporativa. Junto ao programa de integridade e conformidade com normas e leis devem estar em evidência numa corporação ou entidade pública o gerenciamento de riscos, os controles internos e um eficiente departamento jurídico. Angela Zechinelli destacou também a importância de haver um canal interno para denúncias e monitoramento constante de atos e documentos.

Na implantação de compliance, entre outros, devem estar previstas auditorias internas e se possível externas, a segurança da informação (limitando o acesso por via tecnológica) e a gestão também de pessoas de risco: “Tem colaborador não ético, que não pode estar na equipe”, advertiu.

Gestão de Pessoas

O Metodista Business Meetings consiste em série de palestras que discutem os rumos da economia brasileira, trazendo especialistas de diversas áreas do mercado. O evento é mensal e promovido pela Escola Metodista de Educação Corporativa com apoio do CIESP-São Bernardo e Volkswagen do Brasil. Interessados podem inscrever pelo http://portal.metodista.br/emec-eventos/business-meetings

O próximo encontro, em 21 de setembro, trará o psicólogo Adriano Bandini Campos para falar sobre “Gestão de Pessoas”, a partir das 19h30 no Anfiteatro Sigma da Universidade Metodista. Bandini é especialista em Diversidade no Citibank. Faz palestras sobre "Diversidade e Gestão de Ambientes Inclusivos” em todo o Brasil, incluindo nos cursos da ABRH, FIESP, FEBRABAN e congressos nacionais e internacionais.

Esta matéria foi publicada no Jornal da Metodista.
Conheça Outras.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , ,