Você está aqui: Página Inicial / Especialização / Pós-Graduação em Gestão de Educação a Distância: Acadêmica e Educação Corporativa

Pós-Graduação em Gestão de Educação a Distância: Acadêmica e Educação Corporativa


inscricao2015b.gif  Polos de Apoio Presencial

O Curso de Pós-graduação em Gestão de Educação a Distância é voltado a todos os profissionais que atuam ou pretendem atuar nesta modalidade de ensino.

Ele apresenta uma matriz curricular que possibilita uma visão ampla sobre todos os processos que envolvem a gestão de EAD, seja no âmbito acadêmico ou administrativo.

O curso conta com professores mestres e doutores, atuantes no ensino a distância e com experiência em processos avaliativos. O custo é acessível e a instituição é reconhecida como referência em EAD na atualidade.

No ambiente empresarial, muitas organizações possuem necessidades de treinamentos e atualizações de seus profissionais em diversos temas. Alguns desses temas podem ser tratados de forma não presencial, ou seja, a empresa disponibiliza em um ambiente virtual o conteúdo e, por fim, avalia indicadores de aproveitamento do curso.

Este curso apresenta as ferramentas do ensino a distância e como elas podem ser utilizadas por gestores empresariais que desejem cursos customizados, redução de custos e o atendimento de treinamento e atualizações profissionais.

 

Objetivo

Fornecer aos participantes uma visão sistêmica e abrangente das atividades e funções básicas da organização de um curso EAD, o que permitirá planejar e desenvolver estratégias para uma gestão eficaz. 

 

Objetivos específicos

  • Incentivar o debate sobre questões centrais e atuais sobre o cenário EAD;
  • Capacitar os participantes para atuar no planejamento, no desenvolvimento, no controle e na avaliação e tomadas de decisões referentes aos processos técnicos, gerenciais e pedagógicos de um curso EAD;
  • Oferecer um quadro referencial que permita aos participantes a imediata aplicação dos conceitos sobre as principais ferramentas de gestão de cursos EAD;
  • Preencher uma lacuna encontrada no mercado de gestão de cursos EAD;
  • Promover a troca de experiências entre os professores e os participantes do curso;
  • Preparar os participantes para a operação e gestão de cursos EAD;
  • Aprofundar conhecimentos específicos sobre temáticas essenciais na gestão de cursos EAD e sua importância na adoção de técnicas que auxiliem a tomada de decisão;
  • Proporcionar a reflexão e discussão entre Teoria x Prática, proporcionando a troca de experiências referentes às questões profissionais.

 

Assista ao vídeo e saiba mais:

 
Matriz curricular
 

Módulo 1
Trajetória histórica do Ensino a Distância e Tendências
Legislação Educacional aplicada ao EAD
Tipologia de Cursos EAD
Marketing de Serviços Educacionais
Gestão Financeira - Sede e Polos
Gestão de Processos Acadêmicos - Secretaria Acadêmica

 

Módulo 2
Neurociência e Educação
Planejamento e Produção de Cursos de Educação à Distância
Novas Propostas Pedagógicas e Tecnológicas na Produção de Materiais Didáticos
Gestão de Equipes EAD
Estratégias de Planejamento Acadêmico

 

Módulo 3
Metodologia Científica - TCC
Avaliação Institucional Interna em EAD
Métodos e Técnicas no Uso das Novas Tecnologias
Avaliação Institucional Externa em EAD - INEP/MEC
Planejamento Financeiro - Precificação de Cursos
Estratégias de Retenção

 

Público-alvo

Coordenadores de cursos de graduação e pós-graduação a distância
Os coordenadores dos cursos de graduação e pós-graduação EAD são responsáveis pelo planejamento, desenvolvimento, controle e avaliação dos aspectos estratégicos e operacionais. Algumas disciplinas são especialmente interessantes para estes profissionais, são elas: Estratégias de Retenção, Gestão de Equipes EAD, Avaliação Institucional Externa em EAD - INEP/MEC, Planejamento Financeiro - Precificação de Cursos, Estratégias de Planejamento Acadêmico, Legislação Educacional do EAD, Tipologias de Cursos EAD, Marketing de Serviços Educacionais, Avaliação Institucional Interna em EAD, entre outros.

Professores auxiliares e/ou tutores
Os professores auxiliares e/ou tutores são os responsáveis pelo acompanhamento dos alunos e fundamentais na organização e sistematização dos processos do curso.
Contribuem diretamente na satisfação e retenção dos alunos por meio de seu atendimento. A atualização constante destes profissionais é importante e este curso possui disciplinas neste sentido: Trata de questões como Novas Propostas Pedagógicas e Tecnológicas de Interação e Produção de Materiais Didáticos, Estratégias de Planejamento Acadêmico, Gestão de Equipes EAD, Ambientes Virtuais de Aprendizagem – modelos de plataformas, Neurociência e Educação, Estratégias de Retenção, entre outros.

Proprietários e administradores de polo de apoio presencial
Os proprietários e administradores de polo de apoio presencial possuem a necessidade de uma capacitação especial para a gestão. O polo é a extensão, a representação da imagem da Instituição de Ensino a que está vinculado. Possui características peculiares de acordo com a região em que está inserida, especialmente no que diz respeito ao público que atende e deve ter uma gestão inovadora para o sucesso dos cursos que oferece e consequentemente do negócio que administra. Algumas disciplinas contribuirão para esta gestão, tais como: Tendências do Ensino a Distância, Legislação Educacional aplicada ao EAD, Marketing de Serviços Educacionais, Gestão de Processos Acadêmicos - Secretaria Acadêmica, Gestão de Equipes EAD, Avaliação Institucional Externa em EAD - INEP/MEC, Estratégias de Retenção, entre outros.

Pré-requisito
Portadores de diploma das diversas áreas do conhecimento do curso superior devidamente registrado.


Seleção
Análise curricular. Havendo necessidade de dirimir possíveis dúvidas quanto ao perfil, formação e experiências profissionais do candidato, será efetuada uma entrevista com a coordenação do curso.

    A Metodista poderá realizar mudanças na estrutura curricular e corpo docente do curso.

     

    luciane-duarte-silvaCoordenação - Prof. Ma. Luciane Duarte da Silva

    Doutoranda em Educação. Professora universitária graduada e mestra em Administração de Empresas com ênfase em Gestão de Pessoas e Organizações. Especialista em Extensão Universitária pela Universidade Federal de São João Del-Rey, MG. Especialista em Docência no Ensino Superior pela Universidade Metodista de São Paulo. Avaliadora ad hoc de projetos de extensão universitária. Atua no ensino a distância desde 2008.

     

    INFORMAÇÕES

    Duração: 18 meses
    Carga Horária: 360h
    Encontros online (via Collaborate Classic): segunda-feira, das 19h às 23h (aulas semanais ou quinzenais, de acordo com o cronograma do curso)
    Número de Vagas: 100
    Número de parcelas: 18 (o valor será reajustado a partir da 13ª parcela) - Mais detalhes
    Mensalidade: R$ 290,00 para o pagamento até o vencimento, por meio do Programa de Adimplência. O valor da mensalidade sem o desconto é de R$ 294,42.
    Ex-alunos contam com desconto exclusivo. Confira
    Importante: ao realizar sua inscrição, evite cadastrar e-mails da Microsoft Hotmail. A ficha de inscrição e demais documentos enviados pela Metodista são bloqueados pelo serviço  e os candidatos não conseguem finalizar a pré-matrícula nos cursos de pós-graduação. 

     

    DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA EFETIVAÇÃO DA PRÉ-MATRÍCULA:
    • Diploma de Graduação ou de Curso Superior devidamente registrado
    • (01 cópia autenticada);
    • Histórico Escolar da Graduação ou de Curso Superior (01 cópia autenticada);
    • CPF (01 cópia);
    • RG (ou Carteira de Identidade da OAB) e para candidatos estrangeiros o RNE (01 cópia). Poderá ser apresentada a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto em substituição à apresentação do Cadastro de Pessoa Física e Cédula de Identidade desde que as informações constem na mesma;
    • Curriculum Vitae (01 cópia);
    • Comprovante de endereço (01 cópia);
    • 01 Foto 3x4;
    • Formulário de Pré-Matrícula e Termo de Adesão devidamente datado e assinado. Deverá ser impresso após o clique ACEITO no Formulário de Pré-Matrícula;
    • Funcionários de empresas conveniadas: apresentar declaração de vínculo empregatício no momento da matrícula.

    ATENÇÃO:
    O pagamento da pré-matrícula ocorrerá por meio de quitação de boleto que será enviado por e-mail (disponibilizado pelo candidato no formulário de pré-matrícula), com prazo de dois dias para seu pagamento, após a recepção e conferência da documentação pela instituição. No caso de entrega da documentação presencialmente o boleto será gerado no ato da pré-matrícula. O pagamento efetuado pelo candidato poderá ser acompanhado pela instituição sem a necessidade de envio/entrega de comprovante.

    Diploma e Histórico Escolar expedido por Instituição Estrangeira deverão ser autenticados pela autoridade consular brasileira competente no país de origem da documentação, além de traduzido para o português por tradutor juramentado.

    Caso o(a) candidato(a) não disponha do Diploma de Curso Superior no ato da Pré-Matrícula, deverá preencher o Termo de Ciência disponibilizado no kit de Pré-Matrícula e enviá-lo devidamente assinado com os demais documentos requeridos para a Pré-Matrícula, e especificamente neste caso o(a) candidato(a) deverá enviar o Certificado de Conclusão de Curso Superior, com a inclusão de seu reconhecimento junto ao MEC, que será posteriormente substituído pelo Diploma de Curso Superior, nos termos do respectivo Termo de Ciência.

    A documentação será analisada pela Secretaria de Pós-Graduação e na hipótese de ser constatada alguma irregularidade na documentação que impeça de cursar a Especialização/MBA pleiteada, a pré-matrícula será automaticamente cancelada.

    ENDEREÇO PARA A PRÉ-MATRÍCULA:
    Local de envio da documentação (POR CORREIO):

    Universidade Metodista de São Paulo
    Secretaria Acadêmica de Pós-Graduação - Campus Rudge Ramos
    Rua do Sacramento,230 - Edifício Beta - 09640-000 - São Bernardo do Campo/SP


    Local de entrega da documentação (PRESENCIALMENTE):
    Universidade Metodista de São Paulo – UMESP
    Central de Relacionamento
    Campus Rudge Ramos
    Rua Álfeu Tavares, 149 – Anexo Ómicron (em frente à Portaria Principal)
    São Bernardo do Campo/SP
    Segunda a sexta-feira, das 8h às 21h30

     

    Importante: o acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem para os alunos matriculados em cursos na modalidade a distância será aberto em até um dia útil após a confirmação do pagamento da matrícula junto aos bancos conveniados.

    INFORMAÇÕES ADICIONAIS/DÚVIDAS/ESCLARECIMENTOS CONTATAR:
    1. Informações dos cursos
    - Telefone: 0800 889 2222, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h e de sábado, das 9h às 14h
    - E-mail: latosensuead@metodista.br

    2.  Dúvidas relativas aos documentos exigidos e pagamento da pré-matrícula
    - Telefone: (11) 4366-5571, de segunda a sexta-feira, das 12h às 21h30

     


     

    Pré-requisitos necessários para o acompanhamento das Webaulas 
      Windows XP Windows Vista Windows 7 Windows 8 Mac OS X
    CPU Dual core Dual core Dual core Core 2 duo Core 2 duo
    Memória RAM 1 GB ou superior 2 GB ou superior 2 GB ou superior 2 GB ou superior 2 GB ou superior
    Hard Disk 20 GB 40 GB 80 GB 80 GB 80 GB
    Periféricos Caixa de som
    Internet 10 MB
    Aplicativos Java atualizado
    VLC
    Midia Player
    Opcionais  Câmera
    Microfone
    * Em caso de encontrar-se em uma rede corporativa ter habilitado pelo menos uma das portas 80, 443 ou 2187
    Comunicar erros