Você está aqui: Página Inicial / Especialização / Planejamento, Desenvolvimento, Controle e Avaliação de Educação a Distância

Pós-graduação em Planejamento, Desenvolvimento, Controle e Avaliação de Educação a Distância

Fluxo contínuo: o curso, por ser organizado em módulos que não exigem pré-requisitos, permite que novos alunos ingressem em turmas em andamento sem prejuízo ao processo educacional

Polos de Apoio Presencial
O curso de Pós-Graduação em Planejamento, Desenvolvimento, Controle e Avaliação de Educação a Distância - PDCA-EaD apresenta uma visão sistêmica sobre todos os processos que envolvem a gestão de EAD, seja no âmbito acadêmico ou administrativo, no qual sua matriz está estruturada de forma a possibilitar uma visão básica, operacional e estratégica sobre os principais aspectos que envolvem o âmbito do EaD.

Saiba mais:


Diferencial do curso
O curso apresenta uma matriz curricular que possibilita uma visão gerencial atualizada sobre os principais aspectos de um curso EAD. Além disso, docentes mestres e doutores atuantes na área desde 2004. O custo é acessível e a instituição é reconhecida como referência em EAD na atualidade.

Objetivos
Geral
Fornecer aos participantes uma visão sistêmica e abrangente das atividades e funções básicas da organização de um curso EAD, em nível acadêmico ou empresarial, o que permitirá planejar e desenvolver estratégias para uma gestão eficaz.

Específico

  • Incentivar o debate sobre questões centrais e atuais sobre o cenário EAD;
  • Capacitar os participantes para atuar no planejamento, no desenvolvimento, no controle e na avaliação e tomadas de decisões referentes aos processos técnicos, gerenciais e pedagógicos de um curso EAD;
  • Oferecer um quadro referencial que permita aos participantes a imediata aplicação dos conceitos sobre as principais ferramentas de gestão de cursos EAD;
  • Preencher uma lacuna encontrada no mercado de treinamento de gestão de cursos EAD;
  • Promover a troca de experiências entre os professores e os participantes do curso;
  • Preparar os participantes para a operação e gestão de cursos EAD;
  • Aprofundar conhecimentos específicos sobre temáticas essenciais na gestão de cursos EAD e sua importância na adoção de técnicas que auxiliem a tomada de decisão;
  • Proporcionar a reflexão e discussão entre Teoria x Prática, proporcionando a troca de experiências referentes às questões profissionais.

 

Matriz curricular

Módulo I
Trajetória histórica do Ensino a Distância e Tendências 
Legislação Educacional aplicada ao EAD 
Tipologia de Cursos EAD 
Marketing de Serviços Educacionais 
Gestão Financeira - Sede e Polos 
Gestão de Processos Acadêmicos - Secretaria Acadêmica

Módulo II
Ambientes Virtuais de Aprendizagem – modelos de plataformas 
Neurociência e Educação 
Planejamento e Produção de Cursos de Educação a Distância 
Novas Propostas Pedagógicas e Tecnológicas na Produção de Materiais Didáticos 
Gestão de Equipes EAD 
Estratégias de Planejamento Acadêmico

Módulo III 
Metodologia Científica - TCC
Avaliação Institucional Interna em EAD 
Métodos e Técnicas no Uso das Novas Tecnologias 
Avaliação Institucional Externa em EAD - INEP/MEC 
Planejamento Financeiro - Precificação de Cursos 
Estratégias de Retenção

Público-alvo
Tutores:
Os tutores são os responsáveis pelo acompanhamento dos usuários do curso. Por estarem em contato constante com os usuários, o treinamento destes profissionais é condição fundamental para a retenção e fidelização dos usuários. Neste sentido, o curso é importante e útil, pois trata de questões como Novas Propostas Pedagógicas e Tecnológicas de Interação e Produção de Materiais Didáticos, Estratégias de Planejamento Acadêmico, Gestão de Equipes EAD, Ambientes Virtuais de Aprendizagem – modelos de plataformas, Neurociência e Educação, Estratégias de Retenção, entre outros.

Coordenadores de cursos presenciais:
Os coordenadores dos cursos EAD são responsáveis pelo planejamento, desenvolvimento, controle e avaliação dos aspectos operacionais e estratégicos do curso. O acompanhamento dos processos operacionais e uma visão sistêmica sobre os diversos assuntos que norteiam um curso de EAD de qualidade é fundamental. O curso contribui, ao longo de toda a sua matriz, com diversas disciplinas, especialmente: Legislação Educacional aplicada ao EAD, Tipologias de Cursos EAD, Marketing de Serviços Educacionais, Gestão de Equipes EAD, Estratégias de Planejamento Acadêmico, Avaliação Institucional Interna em EAD, Avaliação Institucional Externa em EAD - INEP/MEC, Estratégias de Retenção, Planejamento Financeiro - Precificação de Cursos, entre outros.

Proprietários e administradores de polo de apoio presencial:
Os proprietários e administradores de polo de apoio presencial possuem a necessidade de uma capacitação especial para a gestão de um polo de apoio presencial. O polo é a extensão, a representação da imagem da Instituição de Ensino a que está vinculado. Possui características peculiares de acordo com a região em que está inserida no que diz respeito especialmente ao público que atende e deve ter uma gestão inovadora para o sucesso dos cursos que oferece e consequentemente do negócio que administra. Algumas disciplinas contribuirão para esta gestão, tais como: Tendências do Ensino a Distância, Legislação Educacional aplicada ao EAD, Marketing de Serviços Educacionais, Gestão de Processos Acadêmicos - Secretaria Acadêmica, Gestão de Equipes EAD, Avaliação Institucional Externa em EAD - INEP/MEC, Estratégias de Retenção, entre outros.

Gestores de cursos a distância empresariais:
Os gestores de cursos EAD em empresas podem se utilizar desta ferramenta, seja para a capacitação e treinamento de funcionários, como também na comunicação com clientes e usuários, fornecedores e parceiros estratégicos dependendo do produto ou serviço que oferecem para o mercado. Estes cursos se planejados adequadamente oferecem um ótimo custo-benefício para as organizações e comodidade e facilidade para os usuários. Outras organizações podem utilizar esta modalidade de curso para treinar seus fornecedores dentro de processos de qualidade, parceiros nas operações comerciais e logísticas, enfim, o uso adequado de um curso EAD contribui para gerar valor para a organização nos diversos níveis: tático, operacional ou estratégico. Um profissional bem capacitado para a implantação de um curso EAD é fator fundamental para o sucesso dos objetivos. Este curso contribui especialmente nas disciplinas: Planejamento e Produção de Cursos de Educação a Distância, Tipologias de Cursos EAD, Planejamento Financeiro - Precificação de Cursos, Métodos e Técnicas no Uso das Novas Tecnologias, Avaliação Institucional Interna em EAD, Gestão de Equipes EAD, Novas Propostas Pedagógicas e Tecnológicas na Produção de Materiais Didáticos, Ambientes Virtuais de Aprendizagem – modelos de plataformas, Marketing de Serviços, entre outros.

Pré-requisitos
Portadores de diploma das diversas áreas do conhecimento do curso superior devidamente registrado.

Seleção
Análise Curricular. Havendo a necessidade de dirimir possíveis dúvidas quanto ao perfil, formação e experiências profissionais do candidato, será efetuada uma entrevista com a coordenação do curso.

A Metodista poderá realizar mudanças na estrutura curricular e corpo docente do curso.

luciane-silva.jpgCoordenação - Prof. Ma. Luciane Duarte da Silva

Professora universitária graduada e mestra em Administração de Empresas com ênfase em Gestão de Pessoas e Organizações. Especialista em Extensão Universitária pela Universidade Federal de São João Del-Rey, MG. Especialista em Docência no Ensino Superior pela Universidade Metodista de São Paulo. Avaliadora ad hoc de projetos de extensão universitária. Atua no ensino a distância desde 2008.

 

INFORMAÇÕES

Duração: 18 meses
Carga Horária:
360 h
Encontros online (via Elluminate Live!): sábado (quinzenalmente), das 8h às 12h
Número de vagas: 100
Número de parcelas: 18 (o valor será reajustado a partir da 13ª parcela) - Mais detalhes
Mensalidade: R$ 269,00, para pagamento até o dia 6 de cada mês, por meio do programa de desconto. O valor da mensalidade sem o desconto é de R$ 298,89.
Egressos: profissionais formados pela Metodista terão isenção da matrícula, além do benefício do programa de estímulo à adimplência. - Mais detalhes
Empresas conveniadas: funcionários têm desconto especial na mensalidade. Confira as empresas conveniadas. Conheça os polos participantes

 

DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA EFETIVAÇÃO DA PRÉ-MATRÍCULA:
  • Diploma de Graduação ou de Curso Superior devidamente registrado
  • (01 cópia autenticada);
  • Histórico Escolar da Graduação ou de Curso Superior (01 cópia autenticada);
  • RG (ou Carteira de Identidade da OAB) e para candidatos estrangeiros o RNE (01 cópia);
  • CPF (01 cópia);
  • Curriculum Vitae (01 cópia);
  • Comprovante de endereço (01 cópia);
  • 01 Foto 3x4;
  • Formulário de Pré-Matrícula e Termo de Adesão devidamente datado e assinado. Deverá ser impresso após o clique ACEITO no Formulário de Pré-Matrícula;

ATENÇÃO:
O pagamento da pré-matrícula ocorrerá por meio de quitação de boleto que será enviado por e-mail (disponibilizado pelo candidato no formulário de pré-matrícula), com prazo de dois dias para seu pagamento, após a recepção e conferência da documentação pela instituição. No caso de entrega da documentação presencialmente o boleto será gerado no ato da pré-matrícula. O pagamento efetuado pelo candidato poderá ser acompanhado pela instituição sem a necessidade de envio/entrega de comprovante.

Diploma e Histórico Escolar expedido por Instituição Estrangeira deverão ser autenticados pela autoridade consular brasileira competente no país de origem da documentação, além de traduzido para o português por tradutor juramentado.

Caso o(a) candidato(a) não disponha do Diploma de Curso Superior no ato da Pré-Matrícula, deverá preencher o Termo de Ciência disponibilizado no kit de Pré-Matrícula e enviá-lo devidamente assinado com os demais documentos requeridos para a Pré-Matrícula, e especificamente neste caso o(a) candidato(a) deverá enviar o Certificado de Conclusão de Curso Superior, com a inclusão de seu reconhecimento junto ao MEC, que será posteriormente substituído pelo Diploma de Curso Superior, nos termos do respectivo Termo de Ciência.

A documentação será analisada pela Secretaria de Pós-Graduação e na hipótese de ser constatada alguma irregularidade na documentação que impeça de cursar a Especialização/MBA pleiteada, a pré-matrícula será automaticamente cancelada.

ENDEREÇO PARA A PRÉ-MATRÍCULA:
Local de envio da documentação (POR CORREIO):

Universidade Metodista de São Paulo
Secretaria Acadêmica de Pós-Graduação - Campus Rudge Ramos
Rua do Sacramento,230 - Edifício Beta - 09640-000 - São Bernardo do Campo/SP


Local de entrega da documentação (PRESENCIALMENTE):
Universidade Metodista de São Paulo – UMESP
Central de Relacionamento
Campus Rudge Ramos
Rua Álfeu Tavares, 149 – Anexo Ómicron (em frente à Portaria Principal)
São Bernardo do Campo/SP
Segunda a sexta-feira, das 8h às 21h30

INFORMAÇÕES ADICIONAIS/DÚVIDAS/ESCLARECIMENTOS CONTATAR:
1. Informações dos cursos
- Telefone: 0800 889 2222, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h e de sábado, das 9h às 14h
- E-mail: latosensuead@metodista.br

2. Dúvidas relativas aos documentos exigidos e pagamento da pré-matrícula
- Telefone: (11) 4366-5571, de segunda a sexta-feira, das 12h às 21h30

 


 

Pré-requisitos necessários para o acompanhamento das Webaulas 
  Windows XP Windows Vista Windows 7 Windows 8 Mac OS X
CPU Dual core Dual core Dual core Core 2 duo Core 2 duo
Memória RAM 1 GB ou superior 2 GB ou superior 2 GB ou superior 2 GB ou superior 2 GB ou superior
Hard Disk 20 GB 40 GB 80 GB 80 GB 80 GB
Periféricos Caixa de som
Internet 10 MB
Aplicativos Java plugin versão 7
VLC
Midia Player
Opcionais  Câmera
Microfone
* Em caso de encontrar-se em uma rede corporativa ter habilitado pelo menos uma das portas 80, 443 ou 2187


 

Comunicar erros