Master of Business Communication (MBC) - Gestão de Comunicação e Mercado
Analisa como se insere o marketing no cotidiano das empresas. Expande a afirmação de que marketing, longe de ser uma simples ferramenta estratégica, é uma função gerencial que abrange os inputs e throughputs das organizações para produzir outputs adequados à manutenção do equilíbrio desejado entre seus potenciais, suas necessidades e expectativas, e os potenciais dos segmentos de mercado almejados.
Discorre sobre as funções que compõe o processo gerencial de marketing, indicando os níveis e as áreas de competência decisória, bem como os tipos e os graus de complexidade da participação dos diferentes setores da organização, como compras, produção, vendas, finanças, recursos humanos, relações públicas, contabilidade, entre outros. Apresenta os 14 objetivos da comunicação, que compreende a comunicação como um processo. Tal modelo sistêmico é capaz de guiar o trabalho dos profissionais, porque identifica, já no planejamento, os objetivos que devem ser alcançados, o foco das ações a serem implementadas e os investimentos realizados.
Diferenciais
Apresenta um ponto de intersecção entre Marketing e Comunicação, promovendo uma ampla discussão teórica e prática sobre questões mercadológicas que representam o dia a dia do executivo de mercado.
Matriz Curricular
- Planejamento Estratégico
- Comunicação Organizacional
- Marketing Internacional
- Mídias Contemporâneas
- Promoção de Vendas
- Gestão Estratégica de Marcas
- Psicologia do Consumo
- Marketing digital
- Relações Públicas
- Gestão Financeira em Comunicação e Marketing
- Logística em Serviços
- Comunicação Digital
- Avaliação de risco em projetos mercadológicos
- Texto Publicitário
- Pesquisa Científica
- Gerência de Vendas
- Pesquisa de Mercado
- Jogos de Empresas
- Marketing Político
- Marketing Cultural
- Marketing Pessoal
- Criatividade
- Práticas do Ensino Superior
- Seminários Avançados
Público Alvo
Egressos de administração, marketing, publicidade, jornalismo, relações públicas e economia.
Pré-requisitos
Portadores de diploma das diversas áreas do conhecimento do curso superior devidamente registrado.
Seleção
Análise curricular. Havendo a necessidade de dirimir possíveis dúvidas quanto ao perfil, formação e experiências profissionais do candidato, será efetuada uma entrevista com a coordenação do curso.
![]() | Coordenação: Prof. Dr. Kleber Markus |
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Pós-Doutorando Université Paris Descartes - Sorbonne. Possui Doutorado e Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. É Professor Titular da Universidade Metodista de São Paulo e no Programa de Pós-graduacão em nível de Especialização Lato Sensu da ECA/USP. Ex-coordenador do curso de Comunicação Mercadológica da Universidade Metodista de São Paulo. Coordenador-Assistente do CEACOM/ECA/USP. Professor nos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Metodista de São Paulo, Universidade Estadual de Londrina, Instituto Nacional de Pós-Graduação INPG, Escola de Negócios Sustentare e Universidade Federal da Bahia.Consultoria para Toyota do Brasil, Petrobras, Faculdades CCAA, Faculdades Cambury, Faculdade do Espírito Santo, GOL Linhas Aéreas, Cofap, Brassinter, Metal Leve, Edições Aduaneiras, Porto Gente, Faculdade de Ciências Médicas Santa Casa de São Paulo, Basf, IMIP, Santander. Palestrante. |
INFORMAÇÕES |
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DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA EFETIVAÇÃO DA PRÉ-MATRÍCULA: |
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Universidade Metodista de São Paulo – UMESP
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INFORMAÇÕES ADICIONAIS/DÚVIDAS/ESCLARECIMENTOS CONTATAR: |
1. Informações dos cursos - Telefone: 4366-5000, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h e de sábado, das 9h às 14h - E-mail: latosensupresencial@metodista.br 2. Dúvidas relativas aos documentos exigidos e pagamento da pré-matrícula - Telefone: (11) 4366-5571, de segunda a sexta-feira, das 12h às 21h30 |