Você está aqui: Página Inicial / Especialização / MBA - Gestão de Varejo

MBA - Gestão de Varejo

Fluxo contínuo: o curso, por ser organizado em módulos que não exigem pré-requisitos, permite que novos alunos ingressem em turmas em andamento sem prejuízo ao processo educacional

 

 inscricao2015b.gif

polo.gif

 

O curso pós-graduação (MBA) em Gestão de Varejo da Metodista é um curso que visa qualificar profissionais varejistas ou não na administração do varejo e suas relações de toda a cadeia varejista, buscando desenvolver o profissional para compreensão dos aspectos estratégicos da gestão de empresas varejistas, além de analisar as principais formas de obtenção de lucratividade nos negócios.

A proposta de educação a distância da Metodista oferece flexibilidade de horário e comodidade para o aprendizado, cria condições para o aprendizado contínuo e obtenção da certificação sem a presença física do professor e aluno em tempo constante em sala de aula. Toda a metodologia é apoiada em mecanismos de interação e comunicação adequadas à educação e foi reconhecida com a nota máxima na pesquisa da ABE-EAD (Associação Brasileira dos Estudantes de Educação a Distância).

Saiba mais:


Diferencias do curso
O curso foi estruturado em formato contínuo, no qual o aluno poderá ingressar em qualquer disciplina sem ter perda de conteúdos e compreensão. Além disso, possui aulas com especialistas do mercado, oferecendo casos práticos e totalmente adequados ao profissional varejista.

Cada módulo do curso de Gestão de Varejo, inclui:


• Vídeo-aulas ao vivo que poderão ser gravadas e disponibilizadas posteriormente;
• Apostila (via download);
• Material de apoio (via download);
• Aula com profissionais de mercado;
• Plataforma integrada de troca de informações e atividades;
• Fórum com os profissionais de mercado e professores;
• Exercícios exemplos práticos e apoio on-line.

Objetivos
Geral
Desenvolver gestores para atuar em mercados varejistas competitivos e em constante mudança, oferecendo instrumentos necessários para análise das diversas áreas de gestão e operações da empresa varejista;

Específico
Desenvolver o planejamento, execução e controle das estratégias empresariais, visando o aproveitamento mais rentável da cadeia, assim como o gerenciamento de pessoas, de modo a gerar satisfação em funcionários e clientes, estratégias de comunicação varejista, uso de tecnologias e o aumento da competitividade no varejo.

 

Assista ao depoimento do coordenador do curso:


Matriz curricular

Gestão de Mercado
Tema: Contexto econômico em varejo
Conteúdos abordados
Cenários econômicos
Tendências em varejo
Estrutura do Varejo
Competição e expansão de redes varejistas

Tema: Marketing Varejista
Conteúdos abordados
Estratégias competitivas em varejo
Marketing de bens
Marketing de serviços
Branding

Recursos e Finanças
Tema: Gestão Financeira aplicada
Conteúdos abordados
Demonstrativo financeiro e análise contábil
Gestão de tributação e rentabilidade
Giro, estoque, perdas e rentabilidade
Serviços financeiros e Gestão de crédito
Análise de viabilidade

Tema: Estatística e Análises em Varejo
Conteúdos abordados
Estratégias de formação de preços, precificação, Margem de contribuição e markup;
Sistemas analíticos aplicados a varejo
Probabilidade e estatística
Demanda e Sazonalidade

Direito e Gestão Sustentável
Tema: Gestão da cadeia de Operações e logística
Conteúdos abordados
Supply Chain
Gestão de estoque e distribuição (On line e off line)
Logística e cadeia de valor
Conceitos e aplicações de trademarketing

Tema: Sustentabilidade Varejista
Conteúdos abordados
Negócios sustentáveis
Impacto das perdas no varejo
Ética empresarial
Meio ambiente, sociedade e consumo

Tema: Direito e Práticas de gestão
Conteúdos abordados
Legislação, Aspectos tributários, fiscais e trabalhistas
Gestão de pequenas, médias e grandes empresas
Modelo de negócios (licenciamento, filiais, associativismo)
Internacionalização e expansão da rede

Tecnologia e Comunicação
Tema: Comunicação em varejo
Conteúdos abordados
Visual merchandising
Atmosfera de loja, Mídias e e-comerce
Estratégias e Inovações em comunicação
Investimentos e avaliação de performance

Tema: Tecnologia e inteligência competitiva
Conteúdos abordados
TI aplicada ao varejo
Identificação e captura automática de dados (AIDC)
CRM e Business analytics
Business Inteligence


Negócios e Pessoas
Tema: Vendas e negociação
Conteúdos abordados
Técnicas de negociação
Gestão de clientes
Técnicas de vendas
Comportamento e decisões de compra do consumidor

Tema: Gestão de pessoas
Conteúdos abordados
Sucessão e mapa sucessório
Recrutamento e seleção da equipe
Comportamento humano no trabalho
Liderança e motivação

Projeto de Varejo
Tema: Metodologia Científica
Conteúdos abordados
Metodologia do trabalho científico
Orientação do Projeto


Público-alvo
Este curso é destinado aos profissionais varejistas e seus funcionários, assim como profissionais ou executivos interessados em uma visão de gestão integrada da administração de empresas comerciais. Gestores de loja, PDV, franquias e outros modelos de varejo e empreendedores comerciais.

 

Pré-requisitos

    • Graduação completa;
    • Disponibilidade de, no mínimo, 2 (duas) horas diárias para estudo;
    • Disponibilidade para participar de um encontro presencial por semestre para avaliações obrigatórias, sempre agendadas para serem realizadas aos sábados, em período de 4 horas, no polo escolhido pelo aluno;
    • Possuir acesso regular à internet, conhecimentos de uso de correio eletrônico (receber, responder e enviar mensagens) e navegação na web, em nível de usuário.

 

Seleção
Análise curricular. Havendo a necessidade de dirimir possíveis dúvidas quanto ao perfil, formação e experiências profissionais do candidato, será efetuada uma entrevista com a coordenação do curso.

A Metodista poderá realizar mudanças na estrutura curricular e corpo docente do curso.

wagner-gonsalez.jpgCoordenação - Prof. Me. Wagner de Paula Gonsalez
Bacharel em Publicidade e Propaganda, especialista em Marketing pela Universidade Metodista de São Paulo. Gerente de Marketing  de Indústria de equipamentos industriais e professor da Metodista, em cursos de graduação e pós-graduação com ênfase em negócios e marketing. Palestrante e conferencista. Avaliador de projetos e bancas acadêmicas e profissionais. Tem experiência profissional em Marketing, atuando nos setores de eventos,  moda, vendas (atacado e varejo), mídias impressas e on-line, náutico e revestimentos.

 

INFORMAÇÕES

Duração: 18 meses
Carga Horária:
 360h
Encontros online (Collaborate Classic): terças-feiras (quinzenalmente), das 19h às 23h
Número de vagas: 100
Número de parcelas: 18 (o valor será reajustado a partir da 13ª parcela) - Mais detalhes
Mensalidade: Clique aqui e confira
Ex-alunos contam com desconto exclusivo. Confira
Importante: ao realizar sua inscrição, evite cadastrar e-mails da Microsoft Hotmail. A ficha de inscrição e demais documentos enviados pela Metodista são bloqueados pelo serviço  e os candidatos não conseguem finalizar a pré-matrícula nos cursos de pós-graduação. 

 

DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA EFETIVAÇÃO DA PRÉ-MATRÍCULA:
  • Diploma de Graduação ou de Curso Superior devidamente registrado
  • (01 cópia autenticada);
  • Histórico Escolar da Graduação ou de Curso Superior (01 cópia autenticada);
  • CPF (01 cópia);
  • RG (ou Carteira de Identidade da OAB) e para candidatos estrangeiros o RNE (01 cópia). Poderá ser apresentada a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto em substituição à apresentação do Cadastro de Pessoa Física e Cédula de Identidade desde que as informações constem na mesma;
  • Curriculum Vitae (01 cópia);
  • Comprovante de endereço (01 cópia);
  • 01 Foto 3x4;
  • Formulário de Pré-Matrícula e Termo de Adesão devidamente datado e assinado. Deverá ser impresso após o clique ACEITO no Formulário de Pré-Matrícula;
  • Funcionários de empresas conveniadas: apresentar declaração de vínculo empregatício no momento da matrícula.

ATENÇÃO:
O pagamento da pré-matrícula ocorrerá por meio de quitação de boleto que será enviado por e-mail (disponibilizado pelo candidato no formulário de pré-matrícula), com prazo de dois dias para seu pagamento, após a recepção e conferência da documentação pela instituição. No caso de entrega da documentação presencialmente o boleto será gerado no ato da pré-matrícula. O pagamento efetuado pelo candidato poderá ser acompanhado pela instituição sem a necessidade de envio/entrega de comprovante.

Diploma e Histórico Escolar expedido por Instituição Estrangeira deverão ser autenticados pela autoridade consular brasileira competente no país de origem da documentação, além de traduzido para o português por tradutor juramentado.

Caso o(a) candidato(a) não disponha do Diploma de Curso Superior no ato da Pré-Matrícula, deverá preencher o Termo de Ciência disponibilizado no kit de Pré-Matrícula e enviá-lo devidamente assinado com os demais documentos requeridos para a Pré-Matrícula, e especificamente neste caso o(a) candidato(a) deverá enviar o Certificado de Conclusão de Curso Superior, com a inclusão de seu reconhecimento junto ao MEC, que será posteriormente substituído pelo Diploma de Curso Superior, nos termos do respectivo Termo de Ciência.

A documentação será analisada pela Secretaria de Pós-Graduação e na hipótese de ser constatada alguma irregularidade na documentação que impeça de cursar a Especialização/MBA pleiteada, a pré-matrícula será automaticamente cancelada.

ENDEREÇO PARA A PRÉ-MATRÍCULA:
Local de envio da documentação (POR CORREIO):

Universidade Metodista de São Paulo
Secretaria Acadêmica de Pós-Graduação - Campus Rudge Ramos
Rua do Sacramento,230 - Edifício Beta - 09640-000 - São Bernardo do Campo/SP


Local de entrega da documentação (PRESENCIALMENTE):
Universidade Metodista de São Paulo – UMESP
Central de Relacionamento
Campus Rudge Ramos
Rua Álfeu Tavares, 149 – Anexo Ómicron (em frente à Portaria Principal)
São Bernardo do Campo/SP
Segunda a sexta-feira, das 8h às 21h30

INFORMAÇÕES ADICIONAIS/DÚVIDAS/ESCLARECIMENTOS CONTATAR:
1. Informações dos cursos
- Telefone: 0800 889 2222, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h e de sábado, das 9h às 14h
- E-mail: latosensuead@metodista.br

2. Dúvidas relativas aos documentos exigidos e pagamento da pré-matrícula
- Telefone: (11) 4366-5571, de segunda a sexta-feira, das 12h às 21h30

 


 

Pré-requisitos necessários para o acompanhamento das Webaulas 
  Windows XP Windows Vista Windows 7 Windows 8 Mac OS X
CPU Dual core Dual core Dual core Core 2 duo Core 2 duo
Memória RAM 1 GB ou superior 2 GB ou superior 2 GB ou superior 2 GB ou superior 2 GB ou superior
Hard Disk 20 GB 40 GB 80 GB 80 GB 80 GB
Periféricos Caixa de som
Internet 10 MB
Aplicativos Java atualizado
VLC
Midia Player
Opcionais  Câmera
Microfone
* Em caso de encontrar-se em uma rede corporativa ter habilitado pelo menos uma das portas 80, 443 ou 2187


 

Comunicar erros