Você está aqui: Página Inicial / Especialização / Marketing Político e Campanhas Eleitorais

Pós-Graduação em Marketing Político e Campanhas Eleitorais

Polos de Apoio Presencial

 

Encontros on-line: quartas-feiras, das 21h às 23h (aulas semanais ou quinzenais, de acordo com o cronograma do curso)

 

Com a crescente profissionalização na área de comunicação ligada aos movimentos políticos, partidos e gestões públicas, tornou-se fundamental que haja, em todo o Brasil, pessoas preparadas técnica e eticamente para o desenvolvimento da comunicação com os públicos (eleitores e cidadãos).

Por isso, há uma grande oportunidade de oferecimento de um curso que leve conceitos básicos e avançados da atuação dos profissionais de comunicação na área pública, para adaptar a formação de graduação, que em raras ocasiões trabalha com a relação entre comunicação e política.

Diferencial do curso
O conhecimento dos processos de construção de valores na política raramente é apresentado em cursos de graduação. Por isso, este curso complementa a formação dos profissionais de comunicação e de outras áreas, que atuam na construção das mais diversas ferramentas de comunicação para os eleitores, visando fortalecer a democracia e apresentar de forma ética e competente os competidores no cenário político. Na modalidade a distância, há ainda um grande enriquecimento pelas experiências trocadas com alunos de todo o Brasil.

Conheça mais sobre o curso:

 

 

Objetivos
Formar alunos que possam trabalhar de forma ética e competente com a comunicação de partidos, movimentos sociais e políticos, mandatos e gestões, reconhecendo os valores democráticos e criando valores para o desenvolvimento do estado brasileiro. 

Objetivos Específicos
- Capacitar o aluno a desenvolver pesquisas e observações ambientais na área da comunicação política; 
- Desenvolver o conhecimento de processos políticos e eleitorais, tanto na relação com os eleitores como com os entes que regulam a nossa democracia;
- Capacitar os alunos para que desenvolvam conteúdos em meios de comunicação tradicionais e digitais, com o intuito de apresentar propostas de partidos, candidatos e movimentos políticos;
- Formar profissionais que tenham conhecimento histórico do processo democrático e possam desenvolver o trabalho de forma ética.

Matriz Curricular 

Democracia e Estado
Gestão de marketing político
Análises de campanhas eleitorais
Pesquisa eleitoral - quantitativa
Comunicação política digital
Assessoria de Imprensa e Media Training
Gestão de marketing nas eleições
Instituições poíticas brasileiras
Os desafios das campanhas regionais
Redes sociais em campanhas eleitorais
Relações Públicas em campanhas
Textos, discursos e storytelling
Planejamento estratégico de comunicação
Públicos, clusters e comportamentos
Pesquisa eleitoral - qualitativa
Estudos comparados: campanhas políticas no exterior
Redes sociais em gestões e mandatos
Metodologia de pesquisa em Comunicação

Público-alvo
Este curso é destinado às pessoas que já atuam ou desejam atuar com assessorias de comunicação e desenvolvimento de campanhas publicitárias para partidos, candidatos, movimentos sociais, mandatos e gestões governamentais. 

Pré-requisito
Portadores de diploma das diversas áreas do conhecimento do curso superior devidamente registrado.

Seleção
Análise curricular. Havendo necessidade de dirimir possíveis dúvidas quanto ao perfil, formação e experiências profissionais do candidato, será efetuada uma entrevista com a coordenação do curso.

A Metodista poderá realizar mudanças na estrutura curricular e corpo docente do curso.

Coordenação -  Profº  Dr. Kleber Carrilho
Pós-doutor em Sociologia pela Université de Paris V - Descartes, doutor e mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, especialista em Comunicação e Marketing pela Faculdade Cásper Líbero, graduado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é diretor da Escola de Comunicação, Educação e Humanidades e professor dos cursos de Publicidade e Propaganda e de Comunicação Mercadológica da Universidade Metodista de São Paulo e do curso de pós-graduação Lato Sensu em Gestão em Comunicação e Marketing da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Também atua como palestrante e consultor na área de marketing e comunicação política.

 

INFORMAÇÕES

Duração: 18 meses
Carga Horária: 360h
Encontros online (via Collaborate Classic): quartas-feiras, das 21h às 23h (aulas semanais ou quinzenais, de acordo com o cronograma do curso)
Número de Vagas: 100
Número de parcelas: 18 (o valor será reajustado a partir da 13ª parcela) - Mais detalhes
Mensalidade: R$ 290,00 para o pagamento até o vencimento, por meio do Programa de Adimplência. O valor da mensalidade sem o desconto é de R$ 294,42.
Importante: ao realizar sua inscrição, evite cadastrar e-mails da Microsoft Hotmail. A ficha de inscrição e demais documentos enviados pela Metodista são bloqueados pelo serviço  e os candidatos não conseguem finalizar a pré-matrícula nos cursos de pós-graduação. 

 

DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA EFETIVAÇÃO DA PRÉ-MATRÍCULA:
  • Diploma de Graduação ou de Curso Superior devidamente registrado (01 cópia autenticada);
  • Histórico Escolar da Graduação ou de Curso Superior (01 cópia autenticada);
  • CPF (01 cópia);
  • RG (ou Carteira de Identidade da OAB) e para candidatos estrangeiros o RNE (01 cópia). Poderá ser apresentada a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto em substituição à apresentação do Cadastro de Pessoa Física e Cédula de Identidade desde que as informações constem na mesma;
  • Curriculum Vitae (01 cópia);
  • Comprovante de endereço (01 cópia);
  • 01 Foto 3x4;
  • Formulário de Pré-Matrícula e Termo de Adesão devidamente datado e assinado. Deverá ser impresso após o clique ACEITO no Formulário de Pré-Matrícula;
  • Funcionários de empresas conveniadas: apresentar declaração de vínculo empregatício no momento da matrícula.

Diploma e Histórico Escolar expedido por Instituição Estrangeira deverão ser autenticados pela autoridade consular brasileira competente no país de origem da documentação, além de traduzido para o português por tradutor juramentado.

Caso o(a) candidato(a) não disponha do Diploma de Curso Superior no ato da Matrícula, deverá preencher o Termo de Ciência disponibilizado no kit de Matrícula e enviá-lo devidamente assinado com os demais documentos requeridos para a Matrícula, e especificamente neste caso o(a) candidato(a) deverá enviar o Certificado de Conclusão de Curso Superior, com a inclusão de seu reconhecimento junto ao MEC, que será posteriormente substituído pelo Diploma de Curso Superior, nos termos do respectivo Termo de Ciência.

A documentação será analisada pela Secretaria de Pós-Graduação e na hipótese de ser constatada alguma irregularidade na documentação que impeça de cursar a Especialização/MBA pleiteada, a matrícula será automaticamente cancelada.

Local de entrega da documentação (POR CORREIO):
Universidade Metodista de São Paulo
Secretaria Acadêmica de Pós-Graduação - Campus Rudge Ramos
Rua do Sacramento,230 - Edifício Beta - 09640-000 - São Bernardo do Campo/SP

Local de entrega da documentação (PRESENCIALMENTE):
Universidade Metodista de São Paulo
Central de Relacionamento - Campus Rudge Ramos
Rua Álfeu Tavares, 149 – Anexo Ómicron (em frente à Portaria Principal)- São Bernardo do Campo/SP, de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h30, exceto feriados.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS/DÚVIDAS/ESCLARECIMENTOS CONTATAR:
1. Informações dos cursos
- Telefone: 0800 889 2222, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h
- E-mail: latosensuead@metodista.br

2. Dúvidas relativas aos documentos exigidos e pagamento da pré-matrícula
- Telefone: (11) 4366-5571, de segunda a sexta-feira, das 12h às 21h30

 

Pré-requisitos necessários para o acompanhamento das Webaulas 
  Windows XP Windows Vista Windows 7 Windows 8 Mac OS X
CPU Dual core Dual core Dual core Core 2 duo Core 2 duo
Memória RAM 1 GB ou superior 2 GB ou superior 2 GB ou superior 2 GB ou superior 2 GB ou superior
Hard Disk 20 GB 40 GB 80 GB 80 GB 80 GB
Periféricos Caixa de som
Internet 10 MB
Aplicativos Java atualizado
VLC
Midia Player
Opcionais  Câmera
Microfone
* Em caso de encontrar-se em uma rede corporativa ter habilitado pelo menos uma das portas 80, 443 ou 2187
Comunicar erros