Você está aqui: Página Inicial / Especialização / Gestão de Riscos em Seguros

Pós-graduação em Gestão de Riscos em Seguros

Aulas: segundas e quartar-feiras, das 19h20 às 23h.


O curso de Pós-Graduação em Gestão de Riscos em Seguros possibilita aos alunos uma visão ampla sobre todos os processos que envolvem a gestão e tomada e decisão referente ao gerenciamento de riscos, das alternativas para o seu tratamento e mitigação dos mais variados possíveis problemas de coberturas securitárias.


Diferenciais do curso
O contexto atual globalizado, as constantes mudanças econômicas e sociais exigem dos profissionais diversas habilidades para entender as mais recentes demandas do ambiente empresarial e especialmente em relação à gestão de riscos. A transferência de riscos para o mercado de seguros é complexa. A proposta do curso atende à demanda empresarial em relação a diversidade de conhecimentos necessários para o bom desempenho na área de gestão de riscos das organizações.


Objetivo geral:
O curso de Gestão de Riscos em Seguros tem como objetivo geral aprimorar suas competências através de aprofundamento do conhecimento sobre o gerenciamento de riscos nas redes empresariais e do mercado segurador, fundamental para a sustentabilidade de longo prazo das empresas e para o desenvolvimento socioeconômico. O curso busca apoiar os gestores na tomada de decisão quanto aos riscos e as alternativas para seu tratamento e mitigação, destacando os riscos que podem ser transferidos para companhias de seguros. As disciplinas capacitarão os alunos em um conjunto de técnicas e ferramentas úteis na análise, na avaliação e nos processos de tomada de decisão referentes aos mais variados problemas de coberturas securitárias e de gerenciamento de riscos empresariais.

 


Matriz curricular 

Módulo 1
Contexto de Mercado (80 h/a):

Planejamento Estratégico - 20 h/a
Controles internos e Governança Corporativa - 20 h/a
Ética e Responsabilidade Social Corporativa - 20 h/a
Cenários Micro e Macro Econômicos - 20 h/a

Módulo 2
Processo de Avaliação de Riscos (120 h/a)

Identificação e Análise de Riscos - 20 h/a
Fundamentos da Gestão dos Riscos Financeiros - 20 h/a
Gestão de Riscos Legais e Conformidade Normativa - 20 h/a
Segurança Física, Patrimonial e de Operações - 20 h/a
Gestão de Riscos Ambientais - 20 h/a
Gestão de Riscos Cibernéticos - 20 h/a

Módulo 3
Tratamento de Riscos (160 h/a)

Análise Financeira e de Investimentos - 20 h/a
Gestão de Projetos 20 h/a
Gestão de Seguros Corporativos - 20 h/a
Mercados Nacional e Internacional de Resseguros - 20 h/a
Administração de Sinistros: Regulação e Indenização 20 h/a
Contabilidade Gerencial e Indicadores 20 h/a
Sistemas de Informação e Segurança da informação 20 h/a
Metodologia 20 h/a

Público-alvo
Profissionais que atuam com administração de riscos e seguros nas diversas atividades industriais, comerciais e de serviços; empresários, gerentes e técnicos de empresas seguradoras, corretoras de seguros, reguladoras e de outras empresas que fazem parte da cadeia produtiva do seguro.

Pré-requisitos
Ensino superior Completo

Seleção
Análise curricular. Havendo necessidade de dirimir possíveis dúvidas quanto ao perfil, formação e experiências profissionais do candidato, será efetuada uma entrevista com a coordenação do curso.


A Metodista poderá realizar mudanças na estrutura curricular e corpo docente do curso


Coordenação - Profa. Silvia Palmieri Taniguchi

Mestre em Administração de Empresas pela UMESP- SP, experiência profissional em empresas de grande porte nas áreas Comercial, Gestão de Pessoas e treinamento. 
Atualmente atua como docente em cursos de Gestão de Seguros, Processos Gerenciais, Gestão da Qualidade, Administração da Produção e Operações, graduação e Pós-graduação na Faculdade de Gestão e Serviços (FAGES) da Universidade Metodista de São Paulo. Atuação concomitante no mercado se seguros como Consultora de Seguros habilitada pela FUNENSEG – SP. Currículo Lattes.

 

INFORMAÇÕES

Duração: 18 meses
Carga Horária:
360h
Dias e horários: segunda-feira e quarta-feira, das 19:20 às 23h
Local: Campus Rudge Ramos
Número de Vagas:
30
Mensalidade: aguarde
Ex-alunos contam com desconto exclusivo. Confira
Importante: ao realizar sua inscrição, evite cadastrar e-mails da Microsoft Hotmail. A ficha de inscrição e demais documentos enviados pela Metodista são bloqueados pelo serviço  e os candidatos não conseguem finalizar a pré-matrícula nos cursos de pós-graduação. 

 

DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA EFETIVAÇÃO DA PRÉ-MATRÍCULA:
  • Diploma de Graduação ou de Curso Superior devidamente registrado
  • (01 cópia autenticada);
  • Histórico Escolar da Graduação ou de Curso Superior (01 cópia autenticada);
  • CPF (01 cópia);
  • RG (ou Carteira de Identidade da OAB) e para candidatos estrangeiros o RNE (01 cópia). Poderá ser apresentada a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto em substituição à apresentação do Cadastro de Pessoa Física e Cédula de Identidade desde que as informações constem da mesma;
  • Curriculum Vitae (01 cópia);
  • Comprovante de endereço (01 cópia);
  • 01 Foto 3x4;
  • Formulário de Pré-Matrícula e Termo de Adesão devidamente datado e assinado. Deverá ser impresso após o clique ACEITO no Formulário de Pré-Matrícula;
  • Funcionários de empresas conveniadas: apresentar declaração de vínculo empregatício no momento da matrícula.

ATENÇÃO:
O pagamento da pré-matrícula ocorrerá por meio de quitação de boleto que será enviado por e-mail (disponibilizado pelo candidato no formulário de pré-matrícula), com prazo de dois dias para seu pagamento, após a recepção e conferência da documentação pela instituição. No caso de entrega da documentação presencialmente o boleto será gerado no ato da pré-matrícula. O pagamento efetuado pelo candidato poderá ser acompanhado pela instituição sem a necessidade de envio/entrega de comprovante.

Diploma e Histórico Escolar expedido por Instituição Estrangeira deverão ser autenticados pela autoridade consular brasileira competente no país de origem da documentação, além de traduzido para o português por tradutor juramentado.

Caso o(a) candidato(a) não disponha do Diploma de Curso Superior no ato da Pré-Matrícula, deverá preencher o Termo de Ciência disponibilizado no kit de Pré-Matrícula e enviá-lo devidamente assinado com os demais documentos requeridos para a Pré-Matrícula, e especificamente neste caso o(a) candidato(a) deverá enviar o Certificado de Conclusão de Curso Superior, com a inclusão de seu reconhecimento junto ao MEC, que será posteriormente substituído pelo Diploma de Curso Superior, nos termos do respectivo Termo de Ciência.

A documentação será analisada pela Secretaria de Pós-Graduação e na hipótese de ser constatada alguma irregularidade na documentação que impeça de cursar a Especialização/MBA pleiteada, a pré-matrícula será automaticamente cancelada.

ENDEREÇO PARA A PRÉ-MATRÍCULA:
Local de envio da documentação (POR CORREIO):

Universidade Metodista de São Paulo
Secretaria Acadêmica de Pós-Graduação - Campus Rudge Ramos
Rua do Sacramento,230 - Edifício Beta - 09640-000 - São Bernardo do Campo/SP


Local de entrega da documentação (PRESENCIALMENTE):
Universidade Metodista de São Paulo – UMESP
Central de Relacionamento
Campus Rudge Ramos
Rua Álfeu Tavares, 149 – Anexo Ómicron (em frente à Portaria Principal)
São Bernardo do Campo/SP
Segunda a sexta-feira, das 8h às 21h30

 

Importante: o acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem para os alunos matriculados em cursos na modalidade a distância será aberto em até um dia útil após a confirmação do pagamento da matrícula junto aos bancos conveniados.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS/DÚVIDAS/ESCLARECIMENTOS CONTATAR:
1. Informações dos cursos
- Telefone: 0800 889 2222, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h e de sábado, das 9h às 14h
- E-mail: latosensuead@metodista.br

2. Dúvidas relativas aos documentos exigidos e pagamento da pré-matrícula
- Telefone: (11) 4366-5571, de segunda a sexta-feira, das 12h às 21h30

 

Comunicar erros