Você está aqui: Página Inicial / Especialização / Gestão de Negócios Internacionais

Gestão de Negócios Internacionais

Polos de Apoio Presencial

Este curso de Pós-graduação Lato Sensu desenvolve competências funcionais e habilidades gerenciais de negociação, preparando o aluno para ser um gestor de relações internacionais de alto nível, por meio de uma estrutura curricular moderna, expondo-o às melhores práticas e principais tendências que envolvem os desafios da internacionalização em todas as áreas da organização.


Diferencial do curso
O aluno, além de preparado para conduzir projetos, inclusive no terceiro setor, obtém a base de formação para concursos públicos na área. Por meio do conhecimento adquirido, serão profissionais capazes de articular empresas, governos e organizações internacionais de forma estratégica e econômica entre os setores públicos e privados, com aplicação de fundamentos, modelos e ferramentas visando os melhores resultados.


Objetivos
Conduzir a elaboração de estudos de viabilidade de projetos e de negócios internacionais, realizar operações de logística internacional, estruturar operações financeiras pertinentes e formar especialistas na gestão destes negócios nos mais diferentes graus de complexidade, habilitando-os a administrar operações de troca com o exterior, tanto nas importações quanto nas exportações de mercadorias, bens e serviços.


Objetivos específicos

  • Formar especialistas na área de Gestão de Negócios Internacionais que tenham, ao mesmo tempo, uma visão adequada dos principais conceitos da área e uma perspectiva crítica em relação à sua inserção no mercado e na sociedade;
  • Permitir, com esta formação, o incremento das Relações Internacionais, com a competência na Gestão dos Negócios brasileiros com o exterior, visando o consequente crescimento global, abrindo os horizontes para o desenvolvimento e internacionalização de forma sustentável;
  • Capacitar o profissional na análise, avaliação e proposição de soluções mais abrangentes e economicamente viáveis, no sentido de otimizar os recursos existentes e maximizar os ganhos e resultados para os Negócios no cenário Internacional.



Matriz Curricular
Núcleo Fundamental

  • Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica
  • Economia e Finanças Internacionais
  • Direito Internacional Público e Privado
  • Marketing Internacional


Gestão Estratégica

  • Gestão Estratégica da Empresa Internacional e Contabilidade
  • Riscos Operacionais e Financeiros no Comércio Exterior
  • Gestão de Pessoas


Gestão de Negócios

  • Gestão de Operações de Comércio Exterior
  • Gestão de Logística Internacional e Global Supply Chain
  • Gestão de Tributos no Comércio Exterior


Atividades Práticas e de Pesquisa

  • Jogos de Negócios
  • Empreendedores, Traders e Cultura Exportadora
  • Negociações Internacionais



Público-alvo
Aos portadores de diplomas de graduação em Relações Internacionais, Administração de Comércio Exterior e demais profissionais de outras áreas com diplomas reconhecidos pelo MEC, que desejam especialização na Gestão de Negócios Internacionais para aprofundar seus conhecimentos nesta área, expandir a visão sistêmica, assim como adquirir e aperfeiçoar competências gerenciais para assumir os desafios de um gestor.

Esse curso é também voltado para graduados em Direito, Economia, Engenharia, Comunicação e Ciências Contábeis, que necessitam de conhecimentos em tópicos específicos inerentes ao assunto, quando envolvidos nas Negociações Internacionais.


Pré-requisito
Portadores de diploma das diversas áreas do conhecimento do curso superior devidamente registrado


Seleção
Análise curricular. Havendo a necessidade de dirimir possíveis dúvidas quanto ao perfil, formação e experiências profissionais do candidato, será efetuada uma entrevista com a coordenação do curso.


A Metodista poderá realizar mudanças na estrutura curricular e corpo docente do curso.

 

Coordenação - Prof. Jeferson dos Santos
Graduado em matemática pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1978), Pós-graduado no curso de Especialização em A Construção da Docência no Ensino Superior: Fundamentos e Práticas da Universidade Metodista de São Paulo, mestrando em Gestão Financeira na Universidade Metodista de São Paulo, especialista em Comércio Exterior, com mais de 40 anos de experiência na Gestão de Negócios Internacionais em Empresas de grande porte. Professor de Comércio Exterior na Universidade Metodista de São Paulo.

 

Coordenação - Prof. Rogério Ambrósio
Graduado em Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior pelo Instituto Municipal de Ensino Superior de São Caetano do Sul - IMES (hoje Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS). Pós-graduação em Didática do Ensino Superior pela Universidade Metodista de São Paulo. Despachante Aduaneiro com mais de 23 anos de experiência em rotinas Comércio Exterior nas empresas do Grupo Villares - Siderúrgica, e empresas de Assessoria em Comércio Exterior (Dorf Assessoria em Comércio Exterior S/S Ltda e Faxe Assessoria e Despacho Aduaneiros S/S Ltda). Grande experiência na Importação de produtos destinados aos estudos de pesquisa clínica no Brasil (medicamentos, equipamentos, etc..). Atualmente atua como Sócio-Diretor na empresa Geraproccex Assessoria em Comércio Exterior S/S Ltda.

 

INFORMAÇÕES
Duração: 18 meses
Carga Horária: 360 h
Encontros online (via Elluminate Live!): quinta-feira, das 19h às 23h (quinzenalmente)
Número de Vagas: 100
Número de parcelas: 18 (o valor será reajustado a partir da 13ª parcela) - Mais detalhes
Mensalidade: R$276,67. Para o pagamento até o dia 6, o preço é de R$249,00, por meio do programa de estimulo à adimplência. - Mais detalhes
Egressos: profissionais formados pela Metodista terão isenção da matrícula, além do benefício do programa de estímulo à adimplência. - Mais detalhes

 

DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA EFETIVAÇÃO DA PRÉ-MATRÍCULA:
  • Diploma de Graduação ou de Curso Superior devidamente registrado
  • (01 cópia autenticada);
  • Histórico Escolar da Graduação ou de Curso Superior (01 cópia autenticada);
  • RG (ou Carteira de Identidade da OAB) e para candidatos estrangeiros o RNE (01 cópia);
  • CPF (01 cópia);
  • Curriculum Vitae (01 cópia);
  • Comprovante de endereço (01 cópia);
  • 01 Foto 3x4;
  • Formulário de Pré-Matrícula e Termo de Adesão devidamente datado e assinado. Deverá ser impresso após o clique ACEITO no Formulário de Pré-Matrícula;

ATENÇÃO:
O pagamento da pré-matrícula ocorrerá por meio de quitação de boleto que será enviado por e-mail (disponibilizado pelo candidato no formulário de pré-matrícula), com prazo de dois dias para seu pagamento, após a recepção e conferência da documentação pela instituição. No caso de entrega da documentação presencialmente o boleto será gerado no ato da pré-matrícula. O pagamento efetuado pelo candidato poderá ser acompanhado pela instituição sem a necessidade de envio/entrega de comprovante.

Diploma e Histórico Escolar expedido por Instituição Estrangeira deverão ser autenticados pela autoridade consular brasileira competente no país de origem da documentação, além de traduzido para o português por tradutor juramentado.

Caso o(a) candidato(a) não disponha do Diploma de Curso Superior no ato da Pré-Matrícula, deverá preencher o Termo de Ciência disponibilizado no kit de Pré-Matrícula e enviá-lo devidamente assinado com os demais documentos requeridos para a Pré-Matrícula, e especificamente neste caso o(a) candidato(a) deverá enviar o Certificado de Conclusão de Curso Superior, com a inclusão de seu reconhecimento junto ao MEC, que será posteriormente substituído pelo Diploma de Curso Superior, nos termos do respectivo Termo de Ciência.

A documentação será analisada pela Secretaria de Pós-Graduação e na hipótese de ser constatada alguma irregularidade na documentação que impeça de cursar a Especialização/MBA pleiteada, a pré-matrícula será automaticamente cancelada.

ENDEREÇO PARA A PRÉ-MATRÍCULA:
Local de envio da documentação (POR CORREIO):

Universidade Metodista de São Paulo
Coordenação de Processos Acadêmicos de Pós-Graduação/Secretaria de Pós-Graduação - Campus Rudge Ramos
Rua Planalto, 106 - Edifício Capa - Sala 303 - 09640-060 - São Bernardo do Campo/SP

Local de entrega da documentação (PRESENCIALMENTE):
Universidade Metodista de São Paulo – UMESP
Central de Relacionamento
Campus Rudge Ramos
Rua Álfeu Tavares, 149 – Anexo Ómicron (em frente à Portaria Principal)
São Bernardo do Campo/SP
Segunda a sexta-feira, das 8h às 21h30

INFORMAÇÕES ADICIONAIS/DÚVIDAS/ESCLARECIMENTOS CONTATAR:
1. Informações dos cursos
- Telefone: 0800 889 2222, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h e de sábado, das 9h às 14h
- E-mail: latosensuead@metodista.br

2. Dúvidas pedagógicas relativas ao conteúdo do curso, corpo docente, coordenação
- E-mail: latopedagogico@metodista.br

3. Dúvidas relativas aos documentos exigidos e pagamento da pré-matrícula
- Telefone: (11) 4366-5571, de segunda a sexta-feira, das 12h às 21h30, e de sábado, das 8h às 11h
- E-mail: latosensuead@metodista.br

 


 

Pré-requisitos necessários para o acompanhamento das Webaulas via computador / internet
Windows XP Windows Vista Windows 7
CPU 1 GHz ou superior 1,5 GHz ou superior 2 GHz ou superior
Memória RAM 1 GB ou superior 1 GB ou superior 2 GB ou superior
Hard Disk 10 GB 15 GB 20 GB
Aplicativos Java plugin
/ VLC media player
Java plugin
/ VLC media player
Java plugin
/ VLC media player


Câmeras de vídeo recomendadas: A Elluminate Live! suporta 24 Bit RGB Color, diversos formatos de vídeo comprimidos, vídeo Direct X e "high end cameras" como as FireWire Sony Camcorders.

Requisitos e recomendações para o uso da ferramenta Elluminate:

WindowsMacintosh
Windows 2000/XP/Vista
Pentium III 500 MHz
256 MB RAM (2000/XP)
Mac OS X 10.2.8, 10.3.9, e 10.4
G3, G4, G5, ou processador Intel
256 MB RAM
Para todos os computadores
20 MB de espaço livre no disco
Placa de som com alto falantes e microfone ou headset
Ligação Internet 28.8 kbps
Comunicar erros